Prorrogação de Matrícula
Prorrogação de Matrícula EAD
Crédito recorrente
Odontologia
Campanha Março
Ed. Física
Transferência Presencial
Prorrogação de Matrícula
Prorrogação de Matrícula EAD
Crédito recorrente
Odontologia
Campanha Março
Ed. Física
Transferência Presencial
Araia Unidombosco
previous arrow
next arrow


tipos-de-lideranca

Certamente, você já escutou que existem diferentes tipos de liderança. Na literatura, na internet, em cursos, enfim, em muitas referências são encontradas listas e menções sobre esses tipos.

Neste artigo, falaremos sobre 8 tipos e suas características.

São eles:

Democracia é o Regime que se baseia na ideia de liberdade e de soberania popular; regime em que não existem desigualdades e/ou privilégios de classes…”

Tendo essa definição como base, uma liderança democrática é aquela em que o líder possibilita que a equipe tenha autonomia e saiba agir, interagir e obter resultados dessa forma.

O líder atua como aquele que direciona e orienta os processos e os liderados passam a ter maior liberdade dentro das equipes.

É dos tipos de liderança mais comuns nos dias de hoje.

Esse é um estilo de liderança considerado ultrapassado, pois tem a liderança concentrada na figura e nas ações do líder.

As equipes só agem de acordo com o que o líder propõe e não possuem liberdade e nem autonomia para darem novas ideias e, muito menos, colocar em prática algo que não tenha sido proposto pelo líder.

Esse tipo de liderança é exercida por um profissional com visão estratégica. O olhar desse estrategista é tanto para empresa e suas necessidades quanto para as características individuais de cada membro da equipe. Os resultados surgem fazendo essa conexão entre as necessidades e as habilidades.

Costuma funcionar melhor em equipes menores, devido a essa atenção mais individual.

A transformação é o foco desse tipo de liderança. O líder busca ser um modelo, incentivando e capacitando a equipe para que todos tenham resultados de alta performance e criatividade.

É um tipo de liderança bastante procurado no mercado corporativo, devido aos bons resultados e metas alcançadas pelas equipes.

As capacidades individuais de cada membro da equipe não costumam ser muito consideradas nesse tipo de liderança.

Esse tipo de líder é aquele que tem metas e objetivos bem claros e costuma recompensar suas equipes quando estes são atingidos.

A eficiência é o foco e, nesse caso, também, as características individuais não costumam ser tão valorizadas.

É um tipo de liderança muito comum em alguns nichos, como o de vendas, por exemplo.

É um tipo de líder que busca desenvolver as capacidades e habilidades de cada membro da sua equipe. Como um coach, esse líder foca na capacitação e na busca individual de melhores resultados.

Como o próprio nome diz, esse é um tipo de liderança focada nas regras e políticas da empresa. Costuma ser um líder resistente às mudanças e isso faz com que a equipe não tenha tanta autonomia, apesar dos integrantes não se sentirem tão presos.

É considerada um tipo de liderança mais tradicional.

Na tradução literal dessa expressão francesa “laissez-faire”, temos o “deixar fazer”.

Esse tipo de liderança é, então, focado na autonomia e autorresponsabilidade. Em sua maioria, as ações podem ser tomadas sem, necessariamente, a autorização do líder.

Algumas equipes se sentem perdidas nesse tipo de liderança e os resultados podem ser comprometidos.

liderança

Mas, afinal, será que existe um único tipo de liderança em cada líder?

A resposta seria sim e não. Existem líderes que possuem características de mais de um tipo de liderança e outros com características bastante evidentes do seu tipo principal

E, como dissemos no início, existem outros tipos de lideranças citadas por outras teorias e autores.

O mais importante inicialmente como líder é buscar entender qual seu tipo de liderança, baseado nas suas principais características e habilidades. Todos os tipos de lideranças possuem pontos fortes e fracos e o ideal é, entendendo o seu perfil, buscar atuar como líder utilizando seus pontos fortes a seu favor e da equipe, e trabalhar os fracos de modo a que não prejudiquem o processo.

Saber quais são os tipos de liderança e identificá-los no seu líder e em você também é essencial pois, além de ajudar a entender suas próprias características, colabora para saber em quais tipos de equipe você se encaixa ou não.

Agora, depois dessa leitura, conte nos comentários se identificou você ou o seu líder.

 

última atualização em: 31 de maio de 2022