Técnicas para aproveitar seu curso EAD

estudante-fazendo-curso=EAD

Num mundo cada dia com mais demandas em todas as áreas da vida, fazer um curso EAD pode ser a melhor forma de conquistar um diploma de graduação ou pós-graduação. Realizar com qualidade um curso EAD pode não ser uma tarefa fácil para todos e com isso essas técnicas podem auxiliar de forma bastante positiva.

• Organização

Tanto o ambiente, seu dia a dia, como a sua rotina de estudos, precisam ser o mais organizados possível.

Imagine estudar em um ambiente bagunçado, com a cabeça concentrada em outras atividades que ficaram pendentes e ainda nem saber qual conteúdo você já estudou ou não? Não funciona nada!

O único resultado de um estudo num ambiente conturbado (isso em todos os aspectos) é um aluno desmotivado e uma pessoa infeliz.

Por isso, tenha comprometimento com seu desenvolvimento levando a sério seus estudos no curso EAD. Não se iluda que, por não precisar estar fisicamente presente, não é preciso fazer a sua parte; na verdade, ela aumenta. Então, já sabe: para aproveitar ao máximo seu curso a distância, tenha organização.

• Concentração

A concentração está interligada ao tópico anterior, considerando que ao ser organizado será mais difícil dispersar a atenção com outras coisas. Mas, ainda assim, é importante adotar um comportamento focado durante os estudos e evitar distrações que poderão afetar seu progresso.

Escolher um lugar tranquilo em casa ou fora dela, deixar os amigos e parentes avisados sobre as suas horas de estudo, desligar o telefone e qualquer outro aparelho eletrônico que roube a sua atenção pode fazer uma diferença imensa em sua concentração. Talvez seja preciso fazer alguns testes pessoais sobre o que mais ajuda ou distrai você, como, por exemplo, o caso da música: alguns acham que ajuda nos estudos, outros discordam.

Você não precisa se isolar do mundo, mas é importante levar os momentos do curso EAD como um compromisso real.

• Nada de ir dormir com dúvida

Está com dúvida? Não deixe passar! É muito comum encontrar pessoas que dizem não ter aproveitado o curso online, mas quando elas começam a descrever a rotina, fica claro que não usavam todos os recursos que essas plataformas oferecem, ou a usavam, mas não se preparavam para ela.

Durante o curso é totalmente normal surgirem dúvidas e é de extrema importância que você anote TODAS elas, para perguntar ao professor da área. Além de perguntar ao professor, você pode fazer uma pesquisa prévia em livros, blogs e fóruns para ter mais elementos durante a consultoria.

Não fique com vergonha e não menospreze as suas dúvidas, porque solucioná-las é importantíssimo para evoluir no curso EAD.

• Entender suas necessidades

O proveito que uma pessoa extremamente cansada, com fome, doente ou sob outra circunstância negativa terá ao estudar é praticamente nulo. Procure atender às suas necessidades básicas para depois exigir funções mais complexas de seu corpo.

Procure estar com a mente descansada, com a barriga cheia e a saúde boa antes de pegar os cadernos. Claro que você precisa tomar cuidado para não confundir necessidade com preguiça, certo? No entanto, ao ter uma boa noite de sono, ingerir alimentos ricos em vitamina e praticar exercícios físicos, seu estudo será mais produtivo e prazeroso.

• Ser feliz

Parece um pedido ridículo, mas estar com uma mente saudável e encarar a vida de forma positiva faz toda a diferença em qualquer tipo de atividade que você vai realizar.

Por exemplo, uma pessoa que não está com a autoestima boa não consegue reconhecer seus avanços e nem a importância de investir nela mesma. Por outro lado, uma pessoa feliz encara os eventos com outros olhos e sabe lidar melhor com os erros e conquistas.

Quer ser feliz? Procure ter uma vida saudável, estar próximo às pessoas que o fazem bem, tenha lazer em seu dia a dia, tire tempo para fazer o bem e nada de ocupar a mente olhando para os erros.

Uma boa forma de adotar uma vida mais satisfatória é  começar bem o dia: tome um bom café da manhã, entre naquela ducha pela manhãzinha e pratique um tipo de esporte que você goste, logo cedo.

• Faça proveito da tecnologia

A tecnologia existe para facilitar a vida dos seres humanos em diversos momentos, como no trabalho, no amor, nas finanças e também nos estudos! Portanto, não se prive de procurar aplicativos e programas que irão ajudar  você a tirar o máximo de proveito do curso EAD.

Há muitos aplicativos que ajudam a encontrar livros interessantes para auxiliar na jornada de conhecimento, bem como existe muito conteúdo de qualidade na internet, feito por gente que realmente pesquisa e entende do tema.

Podcasts e vídeos são fortes exemplos de como a tecnologia pode dinamizar inúmeros assuntos e sair do modelo tradicional de livro, aula e slide para ensinar. Mas, como nem tudo é perfeito, sempre procure entender quem está por trás das produções para não consumir nada duvidoso ou mentiroso.

Gostou das técnicas? Agora é só colocar em prática e aproveitar bastante seu curso EAD. Escreve nos comentários se você utiliza outra técnica que faz diferença no seu rendimento.

E se estiver procurando mais informações sobre algum curso EAD, saiba que o UniDomBosco oferece diversas opções, tanto em Graduação como em Pós-Graduação. E continue acompanhando nossas dicas no Blog UniDomBosco.