Graduação Presencial
Graduação Pres
Graduação Presencial
Graduação Pres

Técnicas de memorização para estudantes.

Todo aluno sofre uma pressão enorme para aprender o conteúdo passado em sala de aula e esse sentimento pode comprometer o rendimento na hora de fazer provas. Pesquisa aplicada pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes em 72 países, diz que 8 em cada 10 estudantes sente ansiedade durante as provas. Caso você também se identifique com essa apreensão, confira algumas dicas a seguir com técnicas de memorização para estudantes.

5 técnicas de memorização para estudantes

1 – Esteja bem para estudar

A qualidade começa de dentro para fora e se você quer estar pronto para memorizar conteúdos mais facilmente, precisa policiar seu estilo de vida. Praticar atividades físicas não só favorecem a renovação de neurônios, como ajudam manter a boa forma e ainda aliviam o estresse, devido a liberação de proteínas responsáveis pelo bem-estar – endorfina, serotonina e dopamina.

Se você não é muito fã de praticar atividades físicas, saiba que ela é indispensável para o corpo funcionar corretamente. Mas, como já dizia sua avó “saco vazio não ‘para’ em pé”, o que significa que uma rotina ativa exige o consumo de alimentos que forneçam a energia necessária.

2 – Prepare o ambiente

Quanto menos fatores disponíveis para tirar a sua atenção na hora de estudar, melhor será o resultado. Escolher um ambiente bagunçado, barulhento, escuro e abafado, por exemplo, apenas irá favorecer o desconforto e levar sua concentração para outros lugares bem distantes do estudo. Então, procure eliminar coisas que possam atrapalhar.

Prepare um ‘cantinho de estudo’, onde você tenha tudo o que precisar para tornar a hora do estudo prazerosa e tranquila. Evite acessar as redes sociais enquanto estiver estudando e não esqueça de avisar seus amigos e parentes que neste horário, você estará ocupado. Não necessariamente é preciso escolher um cômodo de casa para estudar; ambientes tranquilos, como parques, cafeterias e bibliotecas são ótimas opções.

3 – Estratégias de estudo

Cada pessoa tem preferência mais por uma forma de estudo do que outra, e identificar qual é a sua preferida, vai tornar seu aprendizado mais produtivo e divertido. A única coisa que você precisa se atentar é que, o método escolhido precisa ajudar a entender a matéria e não a decorar – quem decora não aprende.

Algumas sugestões são: fazer mapas mentais; elaborar resumos; explicar o conteúdo a outras pessoas ou se gravar; dentre outras. O importante é que o método escolhido o faça aprender. Quanto mais você trazer o que foi aprendido para o dia a dia, mais gravado em sua memória ficará e, é por isso que assistir a filmes e ler livros, faz toda a diferença.

4 – Faça intervalos

Está muito enganado quem acredita que ao ficar estudando o dia inteiro sem parar, ajuda a aproveitar ao máximo o estudo. Fazer intervalos e deixar a mente relaxar por alguns minutos, é premissa para deixar a mente aberta para memorizar novas informações. Quando respeitamos essas pausas, nosso cérebro é oxigenado e faz com que nossa mente fique mais preparada para receber novas informações.

A recomendação é que em toda e qualquer atividade, não esqueçamos de fazer uma pausa para praticar outras atividades que não tenham relação com o que estávamos fazendo. Pomodoro, por exemplo, é a estratégia de descansar 5 minutos após fazer uma atividade ininterruptamente durante 25 minutos. Para não esquecer de fazer essas pausas, você pode ativar o despertador para ser notificado.

5 – Se aprofunde nos conteúdos

Um dos motivos da dificuldade em memorizar informações é que não nos aprofundamos naquilo que estamos aprendendo, e isso não fortalece o conteúdo em nossa memória. Por exemplo, é muito mais fácil você lembrar de alguém que compartilha acontecimentos marcantes, do que só diz o nome. Da mesma forma acontece com nossa mente.

Ao contextualizar uma nova informação, melhor será de entender e evitar que ele fique perdido entre tantas outras. Claro que, isso exige planejamento e que o estudante não deixe para se preparar para a prova um dia antes. Conforme você começar a explanar o que aprende, notará como esse aprendizado será mais memorizado em sua mente.

Continue acompanhando o Blog UniDomBosco para mais conteúdos bacanas e dicas de estudo e carreira.

última atualização em: 9 de novembro de 2021