Te interessa o curso de Análise e desenvolvimento de sistemas?

Avatar

As carreiras na área de tecnologia estão em alta e com isso a busca pelo curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas também.

Devido a essa busca, tanto do mercado quanto de profissionais, vamos falar um pouco mais sobre esse curso e a área de atuação para quem se forma em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

O futuro é tecnológico

A tecnologia avança a cada dia em passos bem largos e, devido a isso, a previsão das pesquisas é de que grande parte das profissões do futuro tenham, de alguma forma, relação com ela.

Porém, é preciso se preparar, principalmente com conhecimento, pois temos visto novidades como o ChatGPT fazerem muitos profissionais se desestruturarem, achando que perderão seus empregos, e empresas fazendo substituições apressadas de capital humano por tecnologia.

A tecnologia, de fato, substitui os humanos em algumas tarefas e, no decorrer do tempo, temos visto algumas profissões sumirem e serem ocupadas pela tecnologia. Podemos citar algumas como: telefonistas, datilógrafos, acendedor de lampiões e mensageiro de telegrama (certamente os mais jovens nem devem saber do que se trata). E outras que temos visto ir perdendo lugar, como a de atendente de supermercado e operadores de telemarketing.

Mas a verdade é que isso não ocorre em todo tipo de atuação e, com conhecimento, é possível se antever  isso e buscar novas formações que agreguem habilidades e competências à carreira atual, se diferenciando das máquinas, ou se especializando em novas carreiras. Muitas são as opções, inclusive muitas advindas da própria tecnologia. 

Não se pode temer a tecnologia e os avanços que ela traz, é preciso entender o processo e se encaixar nele de forma proativa e produtiva.

Saiba mais: ChatGPT e educação

profissional-de-analise-e-desenvolvimento-de-sistemas

O que se aprende no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

O curso do UniDomBosco é um curso de graduação tecnólogo, ofertado tanto na modalidade EAD quanto na presencial, com duração de dois anos e meio.

Focado no aspecto técnico e de desenvolvimento de soluções para os problemas do mercado, o curso do UniDomBosco traz uma formação em múltiplas vertentes, desde a gestão dos recursos computacionais, até as questões técnicas de Hardware e Software.

Desde o início do curso o aluno começa a adquirir experiência ao desenvolver seus projetos utilizando as linguagens de programação mais empregadas pelos profissionais de TI, como Python, C++ e JAVA.

Além de formar desenvolvedores (dev), os alunos também adquirem experiência em planejamento, instalação, configuração e gerenciamento de infraestrutura de TI, ao servidores e outros dispositivos presentes em redes LAN ou wi-fi, como roteadores e switches.

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas também forma profissionais de TI capazes de atuar nas áreas de quality assurance (QA), ou seja, na qualidade de software; e de segurança digital, responsável por bloquear ameaças e impedir a violação da confidencialidade e da integridade de dados.

No curso o aluno aprenderá disciplinas como:

·        Lógica Computacional aplicada em programação e algoritmos;

·        Fundamentos de administração;

·        Teoria Geral de Sistemas e Sistemas de Informação;

·        Orientação Profissional e de Carreira;

·        Ética;

·        Cultura e Sociedade Formação social e sustentável;

·        Sistemas Operacionais;

·        Redes de Computadores;

·        Arquitetura de Computadores;

·        Matemática aplicada à Informática;

·        Linguagem de programação Java Engenharia de Software;

·        Banco de Dados – Modelos e Operações;

·        Gestão de Projetos;

·        Programação WEB;

·        Análise de Sistemas Governança em TI;

·        Legislação e propriedade intelectual;

·        Inovação e Empreendedorismo;

·        Gestão do Conhecimento;

·        Comunicação Empresarial;

·        Interface Humano Computador;

·        Inteligência Artificial;

·        Segurança da informação;

·        Auditoria de Sistemas;

·        Projeto Integrado;

·        Desenvolvimento em Dispositivos Móveis;

·        Qualidade de Software.

O curso possui 5 semestres, com uma carga horária total de 2060 horas, sendo 100 delas de atividades complementares.

A coordenação do curso é do professor Paulo Franzon e conta com professores de renome na área.

Se você se interessa pela área de tecnologia e busca uma formação completa e com diferentes possibilidades de atuação no mercado, o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é para você.

Para conhecer a grade curricular do curso EAD e do presencial, acesse o site do UniDomBosco,

Como é o mercado para esse profissional?

Como já dito, o mercado de trabalho na área de tecnologia é bastante vasto e requisitado.

As pesquisas mostram que a tendência é de amplo crescimento nos próximos anos e que faltam profissionais capacitados na maior parte das carreiras em tecnologia.

O analista de sistemas tem como principais funções analisar, documentar, projetar, implementar, testar, gerenciar sistemas de informações em negócios de todos os tamanhos e de todas as áreas de atuação.

O analista de sistemas pode atuar em diferentes carreiras como: administração de bancos de dados, desenvolvimento de software, projetos de sistemas de informações, administração de redes, infraestrutura de TI, consultoria de negócios, entre outras.

O salário médio de um analista de sistemas no Brasil é de R$5000,00, podendo chegar aos R$13.000,00, dependendo da área de atuação, local de trabalho, entre outros aspectos.

De acordo com as pesquisas, o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas está entre os cursos tecnólogos com melhores salários.

Saiba mais: Cursos tecnólogos com melhores salários

Outros cursos tecnólogos na área de Tecnologia 

O UniDomBosco oferece, além do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, outros cursos tecnólogos na área de tecnologia.

Se você busca uma segunda graduação ou tem interesse em conhecer melhor outros cursos, veja esta lista:

  • Ciência de dados e inteligência artificial
  • Defesa Cibernética
  • Gestão da tecnologia da informação
  • Sistemas para internet (ênfase em internet das coisas)

O UniDomBosco oferece também uma pós-graduação presencial na área de tecnologia. O MBA em redes de computadores gestão e segurança.

Em parceria com o Programa Cisco Networking Academy, da norte-americana Cisco Systems, vem oferecer uma especialização com foco nas mais recentes tecnologias da informação, certificando a capacidade técnica e fornecendo recursos para um aprendizado contínuo. Esse é o MBA em Redes de Computadores: Gestão e Segurança. O programa de certificações profissionais da Cisco presta um serviço aos profissionais de redes e às empresas que o empregam, fornecendo credibilidade de um certificado de conclusão modular internacional e a preparação para duas provas de certificações internacionais (CCNA – Cisco Certified Network Associate e CCNA Security), ambos reconhecidos mundialmente.

O MBA presencial em Curitiba de Redes de Computadores: Gestão e Segurança, visa capacitar o aluno a projetar, configurar, analisar, proteger e resolver problemas em redes convergentes modernas e prepará-los para as provas de certificação internacionais CCNA e CCNA Security.

O curso tem duração de 18 meses nos turnos da manhã, tarde ou noite.

Acesse o site para obter informações mais completas sobre os cursos citados e comece o quanto antes a sua carreira na área de tecnologia.

E para se manter sempre atualizado sobre o mercado de trabalho e o mundo acadêmico, continue acompanhando o Blog UniDomBosco e as redes sociais.