Saiba mais sobre a pós em aprendizagem ativa

aprendizagem-ativa

Muitas são as opções de pós-graduação na área da Educação e a de Aprendizagem Ativa é uma que o UniDomBosco oferece.

O Curso de Pós-Graduação em Aprendizagem Ativa está voltado para diversas práticas pedagógicas que compartilham a visão de que a aprendizagem deve ser um processo ativo, jamais passivo. Tomam o aluno como agente capaz de explicitar dúvidas, gerar perguntas e definir problemas, buscando ativamente soluções por meio da investigação, da pesquisa, da interação, do debate, do teamwork e da colaboração. A Teoria da Ação (Action Theory) tem origem nas ideias de Vygostky e vem recebendo continuamente contribuições de autores dos campos da Psicologia, da Ciência Cognitiva, do Design e da Educação – grandes nomes como Wallon, Freinet e Freire, por exemplo – mas é o enorme número de autores menos famosos, porém extremamente criativos e muito comprometidos com a transformação da educação, que constitui a riqueza de um conjunto de práticas, que não compõem uma “escola” de pensamento pedagógico formal. São correntes de pensamento que em comum acalentam a ideia de que aprender e fazer não existem como instâncias separadas: ao agir sobre o mundo o compreendemos melhor – e compreendendo-o melhor, melhor agimos sobre ele.

O que se aprende na pós em Aprendizagem ativa?

O curso é oferecido na modalidade EAD e o estudante aprenderá conteúdos como:

• Educação e Design;
  • Avaliar para melhorar;
  • Aprendizagem pela ação;
  • Do lúdico ao prazer de aprender;
  • Aprendizagem ativa no mundo digital;
  • Aprendizagem pela descoberta;
  • Aprendizagem pela Interação;
  • Espaços e Ambientes de Aprendizagem;
  • Processos do conhecer

O profissional especializado em Aprendizagem Ativa pode atuar na área da Educação, em escolas, consultorias, aulas particulares, docência, gestão, além da possibilidade de atuar em empresas públicas e privadas em diversos setores acadêmicos e administrativos.

Como é o mercado de trabalho na área da educação?

A área da educação é uma área que tem um mercado profissional sempre aquecido e cada vez mais os profissionais com especializações têm encontrado oportunidades.

As especializações que tratam de novas formas de aprendizado, como é o caso da pós em Aprendizagem Ativa e as relacionadas às dificuldades de aprendizagem, são as mais procuradas pelos profissionais, exatamente devido à demanda do mercado.

Assim como em muitas carreiras, nas da educação a especialização tornou-se muito necessária. E na educação se acresce o fato de que na maioria dos concursos as especializações colaboram positivamente na classificação, assim como nos salários.

Além disso, muitas das especializações na área oferecem a oportunidade de os profissionais atuarem fora das redes de ensino, tanto de forma particular quanto em empresas de diferentes segmentos.

Tudo isso tem tornado a especialização na área da educação um grande atrativo, não só para profissionais da área, como professores e pedagogos, mas também para psicólogos, assistentes sociais e outros.

Se você quiser conhecer todas as opções de cursos de pós-graduação que a EPD oferece na área da educação, acesse o site.

E para se manter sempre informado, continue acompanhando o blog e as redes sociais do UniDomBosco.