Crédito recorrente
Odontologia
Campanha Março
Ed. Física
Transferência Presencial
Graduação Presencial
Graduação Pres
Crédito recorrente
Odontologia
Campanha Março
Ed. Física
Transferência Presencial
Graduação Presencial
Graduação Pres
previous arrow
next arrow


golpes virtuais

A cada ano que passa, aumentam as vítimas dos golpes virtuais. E a cada ano, também, aumentam os tipos de golpes e as formas como eles acontecem.

Diante disso é preciso estar atento e se manter sempre informado para poder se proteger da melhor forma.

O ministério da justiça até lançou uma campanha sobre o assunto, no ano passado, com o objetivo de auxiliar as pessoas a identificarem as tentativas de golpes e se protegerem.

Mas, na prática, como podemos nos proteger dos golpes vistuais?

Por meio do aplicativo WhatsApp, muitos golpes virtuais são aplicados e por isso saber deixá-lo mais seguro é essencial.

O WhatsApp costuma ser clonado e dessa forma os golpistas conseguem mandar mensagens para os seus contatos. No golpe mais comum, pedem que as pessoas enviem dinheiro para uma conta.

Uma das formas de clonagem do WhatsApp é clicando em algum link enviado por mensagem ou compartilhando o código de segurança. É sempre preciso estar atento às mensagens recebidas de empresas, pois elas podem ser falsas.

De acordo com o próprio aplicativo, para se proteger é preciso realizar a configuração em duas etapas e nesse link estão as orientações de como fazer.

Os perfis nas redes sociais, principalmente no instagram, também têm sido vítimas de golpes virtuais.

O que tem mais acontecido é o golpe em que invadem sua conta e fazem postagens de vendas de produtos, com valores muito acessíveis. As postagens são como se o próprio usuário estivesse vendendo algo dele ou de amigos. São passados os dados de depósito e, obviamente, o produto nunca será entregue.

Outro tipo de golpe é o de pedir dinheiro para o próprio dono do perfil, para que os golpistas devolvam o acesso.

No dia da internet segura, o próprio instagram divulgou um material falando sobre como proteger sua conta.

É essencial sempre estar atento às mudanças de segurança que podem ocorrer em cada um dos aplicativos, para se manter sempre seguro.

Ao navegar na internet, a todo momento estamos sujeitos a termos nossas informações coletadas e utilizadas de forma equivocada.

Para evitar isso, é muito importante estar atento, por exemplo, ao utilizar cartões em sites. Observar se o site é seguro e confiável é o primeiro passo.

Não clicar em qualquer link recebido por email também é importante. Muitos desses links têm como objetivo “roubar” suas informações. Emails de brindes e promoções devem sempre gerar desconfiança.

Uma boa dica dos especialistas é a de manter o antivírus do computador atualizado, pois ele ajuda a detectar ameaças.

Infelizmente, é preciso se manter sempre atento para não sofrer as consequências dos golpes virtuais.

Para se manter sempre atualizado continue acompanhando o Blog e as redes sociais do UniDomBosco.

 

última atualização em: 15 de março de 2022