carreira-e-emprego

Carreira e emprego são termos muito escutados durante toda uma vida e não só profissional. Muitos as utilizam como se fossem sinônimos, ou seja, como se indicassem a mesma coisa, porém a verdade é que não são. 

Vamos, inicialmente, trazer a definição de cada uma delas. 

Carreira, e estamos falando de carreira profissional, obviamente, significa um percurso ou trajeto a ser cumprido durante a trajetória profissional. 

Emprego é a ocupação em um serviço, um cargo que é ocupado. 

De forma simples, a carreira seria todo o caminho profissional e o emprego algumas das etapas desse caminho. 

Um profissional, durante a sua carreira, pode ter vários empregos. Vamos exemplificar: Mariana tem 70 anos de idade e vai se aposentar. Ela recebeu uma homenagem de sua família em comemoração à sua brilhante carreira profissional na área da saúde. 

Nessa homenagem tinham fotos, diplomas e convidados que, de alguma forma, fizeram parte da carreira de Mariana. 

Uma de suas netas contou resumidamente a trajetória de Mariana como profissional. “Minha avó, aos dezoito anos, arrumou um emprego no hospital como atendente e se encantou pela área. Decidiu fazer um curso técnico de enfermagem e, logo que se formou, conseguiu um emprego nesse mesmo hospital. Depois de dois anos, minha avó teve o desejo de se especializar em uma área que ela gostava muito, que era a ginecologia e para isso ingressou na faculdade de Medicina. Fez estágios em alguns hospitais, inclusive no do seu primeiro emprego, e, ao se formar, além de conseguir um emprego em um hospital especializado em saúde feminina, abriu seu próprio consultório, onde atua até o dia de hoje, acompanhada por vários médicos que, inclusive, ela colaborou com suas formações nos anos em que deu aulas na faculdade em que se formou.” 

Esse pequeno exemplo ilustra bem a diferença entre carreira profissional e emprego. Ele conta sobre a carreira profissional dela e cita os empregos que teve. 

Uma carreira profissional é feita somente de empregos e estudos em uma mesma área? 

Não, e por isso as carreiras são consideradas algo bem individual e particular. Ninguém, mesmo que tenha tido os mesmos empregos, possui a mesma carreira. Pois ela engloba também as formações profissionais, assim como todas as experiências vividas e isso é algo particular. 

Uma pessoa pode ter uma carreira profissional em um único emprego? 

Existe a possibilidade, porém, normalmente, mesmo a pessoa trabalhando na mesma empresa, com o passar dos anos é comum que ela mude de cargo.  

E não pensem que uma carreira construída em um mesmo local de trabalho é menos interessante que uma com muitas mudanças pois, como é uma história individual, não se pode medir de forma alguma, muito menos por essa régua do local de trabalho. 

Como construir uma carreira profissional de sucesso? 

Essa certamente não é uma pergunta com uma reposta simples e, muito menos, com uma única resposta. 

Primeiro, o sucesso é algo que depende muito da visão de cada um. E, com isso, cada um é que sabe entender se sua carreira é ou não de sucesso. 

Algumas dicas podem ser dadas para ajudar na construção de carreira que possa ser um sucesso para cada um. Traçar objetivos de carreira é uma delas. Ter clareza sobre onde e como se quer chegar nos seus objetivos, ajuda muito. 

Ficou clara a diferença entre carreira e emprego? Continue acompanhando o blog e as redes sociais do UniDomBosco para se manter sempre atualizado. 

última atualização em: 19 de outubro de 2022