Sabe qual a diferença entre carreira e emprego?

Avatar
profissional-feliz-com-sua-carreira

Carreira e emprego são termos muito escutados durante toda uma vida e não só profissional. Muitos as utilizam como se fossem sinônimos, ou seja, como se indicassem a mesma coisa, porém a verdade é que não são. 

Vamos, inicialmente, trazer a definição de cada uma delas. Compreender a diferença entre os dois conceitos é importante, inclusive, para o desenvolvimento pessoal e profissional de qualquer indivíduo. Vamos explorar as diferenças fundamentais entre carreira e emprego.

O que é carreira?

Carreira, e estamos falando de carreira profissional, obviamente, significa um percurso ou trajeto a ser cumprido durante a trajetória profissional. 

Envolve uma série de empregos, experiências, aprendizados e desenvolvimento contínuo para alcançar metas e objetivos específicos. Uma carreira é mais abrangente do que um emprego único; é um plano de longo prazo para o crescimento profissional.

As principais características de uma carreira são:

  • Foco no longo prazo: A carreira é vista como uma jornada contínua, composta por várias etapas e empregos ao longo do tempo. O profissional busca alcançar metas de longo prazo e avançar em sua área de atuação.
  • Autonomia e autogerenciamento: Em uma carreira, o profissional tem autonomia para tomar decisões sobre a direção de seu trabalho e desenvolvimento profissional. Ele pode definir metas e buscar oportunidades de crescimento.
  • Desenvolvimento de habilidades: Ao longo da carreira, o profissional busca constantemente desenvolver suas habilidades, conhecimentos e competências para alcançar novas oportunidades e por consequência seu crescimento profissional.

O que é emprego?

Emprego é a ocupação em um serviço, um cargo que é ocupado. 

Um emprego refere-se a uma posição de trabalho específica que um profissional ocupa em uma empresa ou organização. Geralmente, ele está relacionado a uma atividade ou conjunto de tarefas específicas, e o profissional é contratado para realizar essas funções em troca de uma remuneração. Os empregos podem ser temporários, de meio período ou período integral.

De forma simples, podemos dizer que a carreira seria todo o caminho profissional e o emprego algumas das etapas desse caminho. 

Um profissional, durante a sua carreira, pode ter vários empregos. 

Em resumo, um emprego é uma posição de trabalho específica com foco no curto prazo, enquanto uma carreira é uma jornada profissional de longo prazo que envolve múltiplas experiências e desenvolvimento contínuo. Ambos são importantes, mas é fundamental compreender a diferença para tomar decisões conscientes sobre o desenvolvimento profissional e pessoal. As carreiras são construídas ao longo do tempo, e cada emprego pode ser uma oportunidade de crescimento e aprendizado em direção a objetivos maiores.

passos-de-uma-carreira-profissional

Vamos exemplificar

Mariana tem 70 anos de idade e vai se aposentar. Ela recebeu uma homenagem de sua família em comemoração à sua brilhante carreira profissional na área da saúde. 

Nessa homenagem tinham fotos, diplomas e convidados que, de alguma forma, fizeram parte da carreira de Mariana. 

Uma de suas netas contou resumidamente a trajetória de Mariana como profissional. “Minha avó, aos dezoito anos, arrumou um emprego no hospital como atendente e se encantou pela área. Decidiu fazer um curso técnico de enfermagem e, logo que se formou, conseguiu um emprego nesse mesmo hospital. Depois de dois anos, minha avó teve o desejo de se especializar em uma área que ela gostava muito, que era a ginecologia e para isso ingressou na faculdade de Medicina. Fez estágios em alguns hospitais, inclusive no do seu primeiro emprego, e, ao se formar, além de conseguir um emprego em um hospital especializado em saúde feminina, abriu seu próprio consultório, onde atua até o dia de hoje, acompanhada por vários médicos que, inclusive, ela colaborou com suas formações nos anos em que deu aulas na faculdade em que se formou.” 

Esse pequeno exemplo ilustra bem a diferença entre carreira profissional e emprego. Ele conta sobre a carreira profissional dela e cita os empregos que teve. 

Uma carreira profissional é feita somente de empregos e estudos em uma mesma área? 

Não, e por isso as carreiras são consideradas algo bem individual e particular. Ninguém, mesmo que tenha tido os mesmos empregos, possui a mesma carreira. Pois ela engloba também as formações profissionais, assim como todas as experiências vividas e isso é algo particular. 

Uma pessoa pode ter uma carreira profissional em um único emprego? 

Existe a possibilidade, porém, normalmente, mesmo a pessoa trabalhando na mesma empresa, com o passar dos anos é comum que ela mude de cargo.  

E não pensem que uma carreira construída em um mesmo local de trabalho é menos interessante que uma com muitas mudanças pois, como é uma história individual, não se pode medir de forma alguma, muito menos por essa régua do local de trabalho. 

Como construir uma carreira profissional de sucesso? 

Essa certamente não é uma pergunta com uma resposta simples e, muito menos, com uma única resposta. 

Primeiro, o sucesso é algo que depende muito da visão de cada um. E, com isso, cada um é que sabe entender se sua carreira é ou não de sucesso. 

Algumas dicas podem ser dadas para ajudar na construção de carreira que possa ser um sucesso para cada um. Traçar objetivos de carreira é uma delas. Ter clareza sobre onde e como se quer chegar nos seus objetivos, ajuda muito. 

Ficou clara a diferença entre carreira e emprego? Continue acompanhando o blog e as redes sociais do UniDomBosco para se manter sempre atualizado.