Sabe quais são os tipos de inteligência?

Avatar
pessoa-pensando-sobre-os-tipos-de-inteligencia

Você já ouviu falar da teoria das inteligências múltiplas, que fala de diferentes tipos de inteligência?

Essa é uma teoria que ficou muito difundida após Howard Gardner lançar seu livro sobre o assunto.

Antes disso, a ideia que era mais utilizada sobre inteligência era o de quociente de inteligência, que mede por meio de testes as capacidades cognitivas da pessoa.

O teste de QI

O teste de Quociente de Inteligência, mais conhecido como teste de QI, é uma avaliação psicométrica desenvolvida para medir a capacidade cognitiva de um indivíduo em relação a uma série de habilidades mentais, como raciocínio lógico, resolução de problemas, memória, velocidade de processamento de informações e habilidades verbais e matemáticas. O teste de QI é uma ferramenta, ainda, amplamente utilizada para avaliar a inteligência, embora também seja alvo de debates e críticas.

A história do teste de QI remonta ao início do século XX, com o trabalho pioneiro de Alfred Binet, um psicólogo francês. Binet desenvolveu o primeiro teste de inteligência com o objetivo de identificar crianças com dificuldades de aprendizado nas escolas. Seu teste originalmente media a idade mental em relação à idade cronológica, fornecendo uma medida da capacidade cognitiva de uma criança comparando-as com outras da mesma idade. Com o tempo, a ideia do Quociente de Inteligência (QI) foi desenvolvida para quantificar essa medida.

No entanto, o teste de QI ganhou destaque com o trabalho de Lewis Terman nos Estados Unidos, que adaptou o teste de Binet para a população americana e cunhou o termo “QI”. Desde então, inúmeras versões e variações de testes de QI foram desenvolvidas e aprimoradas. O Wechsler Adult Intelligence Scale (WAIS) e o Wechsler Intelligence Scale for Children (WISC) são exemplos notáveis de testes de QI amplamente utilizados, que são frequentemente atualizados para se adaptarem às mudanças na compreensão da inteligência.

Os testes de QI são normalmente administrados em um ambiente controlado por profissionais qualificados, como psicólogos, psiquiatras ou neuropsicólogos. Eles consistem em uma série de questões e tarefas que avaliam diferentes aspectos da inteligência, 

Após a conclusão do teste, os resultados são comparados com a pontuação média da população e convertidos em um QI, com uma pontuação média definida como 100. Uma pontuação acima de 100 indica um desempenho acima da média, enquanto uma pontuação abaixo de 100 indica um desempenho abaixo da média.

É importante notar que o teste de QI tem suas limitações. Ele não abrange todos os aspectos da inteligência, como criatividade, habilidades sociais, emocionais ou práticas. Além disso, a interpretação das pontuações de QI deve ser feita com cautela, pois fatores como a cultura, o contexto educacional e a motivação podem influenciar os resultados. Portanto, o QI não deve ser considerado como a única medida da inteligência de uma pessoa, mas sim como uma ferramenta complementar que pode fornecer informações úteis em contextos específicos, como diagnóstico de dificuldades de aprendizado ou avaliação cognitiva em pesquisas psicológicas. 

A teoria das inteligências múltiplas surgiu pontuando que existem diferentes tipos de inteligência e que, com isso, os testes que avaliam somente uma ou outra dessas inteligências não são de fato um retrato completo e real das capacidades de alguém.

Para ficar mais claro, vamos falar um pouco sobre cada uma das inteligências. Mas antes, por que é importante saber sobre elas e sobre qual é o seu tipo?

Entender que existem vários tipos de inteligência traz, para muitas pessoas, liberdade. Normalmente, aqueles que se destacam em tipos que não são os mais tradicionais de serem avaliados pelo sistema educacional sentem menos cobrança e mais autonomia para serem o que são.

Esse entendimento colabora também para aprimorar os outros tipos de inteligência. Quando você sabe qual é o seu tipo, e com isso suas facilidades, sabe também no que precisa se dedicar mais.

tipos-de-inteligencia

Afinal, quais são os tipos de inteligência?

·        Visual/Espacial

Esse tipo de inteligência está relacionado à tridimensionalidade. Aqueles que possuem essa inteligência têm facilidade em captar e processar as informações de forma espacial e com isso “enxergar” mais do que somente o que está sendo visto. Os de inteligência espacial costumam ser muito criativos e têm a habilidade de projetar mentalmente, e no papel, as ideias que estão na sua cabeça. É muito comum que essas pessoas se tornem navegadores, arquitetos, escultores, pintores, designers, pilotos.

·        Corporal/Cinestésica

Essa inteligência está relacionada à alta consciência corporal. Quem tem esse tipo de inteligência mais aflorada costuma ter uma boa coordenação motora, excelente coordenação olho/mão-olho/pé e entre corpo e mente, além de uma facilidade para atividades relacionadas ao uso do corpo.

É comum nesse tipo de inteligência escolher carreiras como as de atletas, artesãos, dançarinos, acrobatas e cirurgiões.

·        Musical

Já escutou o termo “ouvido musical’? Certamente essa pessoa tem uma inteligência musical. Ela traz a capacidade de compreender e identificar sons, fazendo com que o indivíduo reconheça, reproduza e crie elementos sonoros com uma facilidade que os outros não fazem.

Obviamente, é muito comum encontrar esse tipo de inteligência em músicos, compositores, cantores, dj’s.

·        Intrapessoal

As pessoas com esse tipo de inteligência possuem alta habilidade de autoconhecimento. A aprendizagem ocorre de forma interna, redirecionando seus planejamentos para a vida externa. A reflexão é a principal forma de aprendizagem.

Costumam ser mais tímidos e introspectivos e é comum ver esse tipo de inteligência em filósofos, líderes religiosos, psicólogos e terapeutas.

·        Interpessoal

Esse é o tipo de inteligência dos que têm habilidade em compreender o outro e interagir com ele de forma efetiva. Compreende e é bem compreendido e, com isso, normalmente vemos pessoas com essa inteligência atuando como professores, assistentes sociais, atores, políticos, vendedores.

·        Lógico-matemática

Sabe aquelas pessoas que fazem cálculos com muita rapidez e habilidade? Certamente elas possuem uma inteligência lógico-matemática.

Essas pessoas têm um bom raciocínio sequencial, boas habilidades indutivas e dedutivas e com isso costumam se tornar matemáticos, cientistas e investigadores.

·        Linguística

Usar a linguagem, seja tanto a oral quanto a escrita, com efetividade é a habilidade daqueles que possuem a inteligência linguística.

Essas pessoas aprendem línguas estrangeiras com facilidade, além da alta capacidade de transmitir conhecimentos complexos de forma simples. Com isso, normalmente vemos essa inteligência em jornalistas, palestrantes, escritores, poetas.

·        Existencial

Esse tipo de inteligência se manifesta na busca por respostas relacionadas à existência, sentido da vida e espiritualidade. Essas pessoas compreendem todos esses aspectos de uma forma diferente da maioria.

Filósofos, teólogos, líderes espirituais costumam ter essa inteligência.

·        Naturalista

Essa inteligência traz a habilidade de entender a natureza e seus aspectos. Essas pessoas possuem uma sensibilidade aflorada com relação aos aspectos da natureza e os compreende de forma clara.

Normalmente pessoas com esse tipo de inteligência atuam como botânicos, biólogos, agricultores.

Agora que conhece os tipos de inteligência, consegue identificar qual o seu? Escreva nos comentários qual é e continue acompanhando o Blog e as redes sociais do UniDomBosco.