Prorrogação de Matrícula
Prorrogação de Matrícula EAD
Crédito recorrente
Odontologia
Campanha Março
Ed. Física
Transferência Presencial
Prorrogação de Matrícula
Prorrogação de Matrícula EAD
Crédito recorrente
Odontologia
Campanha Março
Ed. Física
Transferência Presencial
Araia Unidombosco
previous arrow
next arrow


tipos-de-inteligencia

Você já ouviu falar da teoria das inteligências múltiplas, que fala de diferentes tipos de inteligência?

Essa é uma teoria que ficou muito difundida após Howard Gardner lançar seu livro sobre o assunto.

Antes disso, a ideia que era mais utilizada sobre inteligência era o de quociente de inteligência, que mede por meio de testes as capacidades cognitivas da pessoa.

A teoria das inteligências múltiplas surgiu pontuando que existem diferentes tipos de inteligência e que, com isso, os testes que avaliam somente uma ou outra dessas inteligências não são de fato um retrato completo e real das capacidades de alguém.

Para ficar mais claro, vamos falar um pouco sobre cada uma das inteligências. Mas antes, por que é importante saber sobre elas e sobre qual é o seu tipo?

Entender que existem vários tipos de inteligência traz, para muitas pessoas, liberdade. Normalmente, aqueles que se destacam em tipos que não são os mais tradicionais de serem avaliados pelo sistema educacional sentem menos cobrança e mais autonomia para serem o que são.

Esse entendimento colabora também para aprimorar os outros tipos de inteligência. Quando você sabe qual é o seu tipo, e com isso suas facilidades, sabe também no que precisa se dedicar mais.

tipos-de-inteligencia

Afinal, quais são os tipos de inteligência?

Esse tipo de inteligência está relacionado à tridimensionalidade. Aqueles que possuem essa inteligência têm facilidade em captar e processar as informações de forma espacial e com isso “enxergar” mais do que somente o que está sendo visto. Os de inteligência espacial costumam ser muito criativos e têm a habilidade de projetar mentalmente, e no papel, as ideias que estão na sua cabeça. É muito comum que essas pessoas se tornem navegadores, arquitetos, escultores, pintores, designers, pilotos.

Essa inteligência está relacionada à alta consciência corporal. Quem tem esse tipo de inteligência mais aflorada costuma ter uma boa coordenação motora, excelente coordenação olho/mão-olho/pé e entre corpo e mente, além de uma facilidade para atividades relacionadas ao uso do corpo.

É comum nesse tipo de inteligência escolher carreiras como as de atletas, artesãos, dançarinos, acrobatas e cirurgiões.

Já escutou o termo “ouvido musical’? Certamente essa pessoa tem uma inteligência musical. Ela traz a capacidade de compreender e identificar sons, fazendo com que o indivíduo reconheça, reproduza e crie elementos sonoros com uma facilidade que os outros não fazem.

Obviamente, é muito comum encontrar esse tipo de inteligência em músicos, compositores, cantores, dj’s.

As pessoas com esse tipo de inteligência possuem alta habilidade de autoconhecimento. A aprendizagem ocorre de forma interna, redirecionando seus planejamentos para a vida externa. A reflexão é a principal forma de aprendizagem.

Costumam ser mais tímidos e introspectivos e é comum ver esse tipo de inteligência em filósofos, líderes religiosos, psicólogos e terapeutas.

Esse é o tipo de inteligência dos que têm habilidade em compreender o outro e interagir com ele de forma efetiva. Compreende e é bem compreendido e, com isso, normalmente vemos pessoas com essa inteligência atuando como professores, assistentes sociais, atores, políticos, vendedores.

Sabe aquelas pessoas que fazem cálculos com muita rapidez e habilidade? Certamente elas possuem uma inteligência lógico-matemática.

Essas pessoas têm um bom raciocínio sequencial, boas habilidades indutivas e dedutivas e com isso costumam se tornar matemáticos, cientistas e investigadores.

Usar a linguagem, seja tanto a oral quanto a escrita, com efetividade é a habilidade daqueles que possuem a inteligência linguística.

Essas pessoas aprendem línguas estrangeiras com facilidade, além da alta capacidade de transmitir conhecimentos complexos de forma simples. Com isso, normalmente vemos essa inteligência em jornalistas, palestrantes, escritores, poetas.

Esse tipo de inteligência se manifesta na busca por respostas relacionadas à existência, sentido da vida e espiritualidade. Essas pessoas compreendem todos esses aspectos de uma forma diferente da maioria.

Filósofos, teólogos, líderes espirituais costumam ter essa inteligência.

Essa inteligência traz a habilidade de entender a natureza e seus aspectos. Essas pessoas possuem uma sensibilidade aflorada com relação aos aspectos da natureza e os compreende de forma clara.

Normalmente pessoas com esse tipo de inteligência atuam como botânicos, biólogos, agricultores.

Agora que conhece os tipos de inteligência, consegue identificar qual o seu? Escreva nos comentários qual é e continue acompanhando o Blog e as redes sociais do UniDomBosco.

 

 

última atualização em: 14 de junho de 2022