Crédito recorrente
Odontologia
Campanha Março
Ed. Física
Transferência Presencial
Graduação Presencial
Graduação Pres
Crédito recorrente
Odontologia
Campanha Março
Ed. Física
Transferência Presencial
Graduação Presencial
Graduação Pres
previous arrow
next arrow


líder

Ser um líder é muito mais do que exercer um cargo de liderança e, por isso, saber quais são as competências de um líder faz toda diferença.

Para ser um bom líder, que gera junto com sua equipe bons resultados, mas que também atua com parceria e respeito, são necessárias algumas competências.

Existem aqueles que chamamos de líderes natos, que têm como suas principais características traços de liderança, porém só isso não basta.

E as competências de um bom líder podem ser aprendidas por aqueles que não necessariamente tenham características natas de liderança.

Montamos uma lista com as principais competências de um líder que se destaca em qualquer cargo e área.

Comunicar-se é mais do que colocar suas ideias, é colocá-las de forma clara para que os receptores compreendam a mensagem.

Um líder que se comunica bem, além de fazer sua mensagem ser compreendida por todos, tem também uma escuta atenta.

Permitir que os outros tenham liberdade de se comunicar, de colocar suas ideias, é algo essencial num líder.

Um líder precisa saber motivar sua equipe, porém, para ser um bom motivador, é preciso ser alguém motivado.

Aquele que não tem “sangue nos olhos” não consegue transmitir isso aos seus liderados.

Equipes motivadas rendem mais e isso é comprovado pelas pesquisas, mas somente um líder motivado de verdade pode motivar uma equipe.

Saber delegar é uma das maiores dificuldades daqueles que atuam em cargos de liderança e com isso acabam não se tornando o melhor líder que poderiam ser.

Aquele que confia na sua equipe, e no porquê de cada um deles estar lá, sabe que delegar não só fará com que seu trabalho seja melhor, como promove o crescimento de seus colaboradores.

A positividade é das competências que todos deveriam ter. Positividade não é achar que as adversidades não acontecem, mas sim olhar para elas buscando novos caminhos e as enxergando como aprendizados.

Um líder positivo transmite isso para sua equipe, que passa também a ser mais positiva.

Confiança é algo que se constrói. Um líder que transmite confiança, e demostra confiança nos seus colaboradores, é mais respeitado e, com isso, cria um ambiente mais equilibrado e de melhores resultados.

Criatividade é uma competência essencial em um líder. Um líder criativo não só encontra soluções fora do lugar comum, como inspira sua equipe a ser mais criativa.

Somente quem é responsável e inspira responsabilidade é que pode cobrar de forma efetiva isso de seus colaboradores.

Essencial quando se é líder é assumir as responsabilidades dos resultados, sejam eles positivos ou negativos.

Aliás, principalmente os negativos, pois se responsabilizar pelo acerto é muito fácil.

O comprometimento é essencial em um trabalho em equipe. Ser comprometido com o que faz e transmitir isso para a equipe é o que faz com que ela também se comprometa.

Um líder precisa ser flexível. Lidar e gerenciar pessoas requer flexibilidade para compreender as habilidades de cada um, usá-las da melhor forma, rever decisões caso seja necessário, mudar rotas e tudo o mais que precisa ser feito com muito “jogo de cintura”.

Saber dar feedback é um dos principais pontos de uma boa liderança.

Sentar-se, conversar, mostrar o que precisa ser melhorado, apontar o que foi feito com excelência, parabenizando, enfim delegar, mas estar atento e ao lado.

Os colaboradores, ao receberem feedbacks, se sentem mais valorizados e conseguem enxergar o que precisa ser melhorado para estarem sempre crescendo.

liderança

Quais dessas competências você precisa aprimorar? Conte nos comentários e continue acompanhando o Blog e as redes sociais do UniDomBosco.

última atualização em: 23 de março de 2022