Graduação EAD
Mega vestibular
Prorrogação de Matrícula EAD
Crédito recorrente
Campanha Março
Ed. Física
Graduação EAD
Mega vestibular
Enfermagem presencial
Crédito recorrente
Campanha Março
Pós EAD
previous arrow
next arrow


dia-da-mentira

Não há quem pelo menos não tenha escutado dizer que dia 1º de abril é Dia da Mentira.

E a maioria certamente em algum momento da vida já foi pego em alguma pegadinha desse dia.

Mas afinal, por que o dia 1º de abril é Dia da Mentira?

Muitas são as versões pelo mundo afora do porquê dessa data que, se você não sabia, é mundial.

A versão mais aceita pela maioria é a de que o “April Fools day” (dia dos bobos de abril), como é chamado nos países de língua inglesa, surgiu devido a uma mudança no calendário que era utilizado na França, no século XVI.

O ano novo era comemorado tradicionalmente no dia 25 de março, coincidindo com o início da primavera, que é considerado um momento de renovação e início de um ciclo. O ano novo, então, era comemorado até o dia 1º de abril.

No ano de 1563, o rei francês Carlos IX propôs a mudança, que foi aprovada pelo parlamento, de que o ano novo se iniciasse no dia 1º de janeiro.

Muitos ficaram insatisfeitos e não aceitaram a mudança e começaram a ser “zoados” e serem chamados de Poisson d’avril (tolos de abril).

Diz-se que a partir daí o costume de fazer piadas e brincadeiras no 1º de abril ganhou força e foi sendo levada ao restante do mundo.

Porém, alguns estudiosos dizem que muito antes disso já existiam relatos de que o Dia da Mentira já acontecia antes, desde a Antiguidade, provavelmente.

E como são as brincadeiras de 1º de abril?

No Brasil, é comum que sejam pregadas as famosas “pegadinhas” ou “peças”. É comum enganar os familiares e amigos e, com a tecnologia, até pegadinhas online pelo whatsapp viraram moda nos últimos anos.

Mas não são somente as pessoas comuns que brincam no Dia da Mentira e muitos famosos também fazem anúncios bombásticos nesse dia e depois desmentem, o que acaba atraindo bastante mídia em alguns casos. Alguns costumam pregar peças em outros famosos, o que também gera bastante destaque.

Algumas empresas, inclusive multinacionais, também já se utilizaram dessa data como forma de chamar a atenção do seu público e focar os holofotes, nesta data, para sua marca.

Seja de forma “caseira” ou como marketing, esse dia, que já é comemorado há muito tempo, deve ser visto como uma brincadeira e não como a fomentação de trotes agressivos, desonestos, ou até mesmo a intensificação do bullying, prática infelizmente muito vista nos dias de hoje.

Conte nos comentários qual foi a melhor pegadinha de 1ª de abril que você já viu.

Continue acompanhando o Blog e as redes sociais para ficar por dentro das novidades e verdades da área educacional e do mercado de trabalho.

última atualização em: 22 de março de 2022