Sabe o que é autodidata?

Avatar

Já ouviu falar em autodidata? Autodidata é um termo que se escuta muito no meio acadêmico. Mas, você, estudante, sabe o que é? 

O que é autodidata?

Autodidata é a pessoa que tem a capacidade de aprender algo sem ter um professor ou mestre lhe ensinando ou ministrando aulas. O próprio indivíduo, com seu esforço particular, intui, busca e pesquisa o material necessário para sua aprendizagem.  

O autodidata é aquele que tem a habilidade de aprender de forma autônoma, ou seja, por seus próprios métodos. 

Mas, obviamente, que para isso utiliza recursos como livros, vídeos, conversas e outros. O que ele não precisa é do estudo formal, como das escolas e instituições de ensino. 

Porém, na prática, mesmo os autodidatas precisam das instituições de ensino para o além das aulas propriamente ditas. Precisam das interações, dos debates e, também e principalmente, dos diplomas. 

Qualquer pessoa pode ser autodidata? 

Hoje em dia já se acredita que todas as pessoas, em alguns tipos de conhecimento e, normalmente, naqueles que possuem mais afinidade, podem ser autodidatas. 

Fato é que a maioria das pessoas que busca, por exemplo, um vídeo no Youtube sobre algo do seu interesse, consegue compreender, aprender e colocar em prática o que assistiu. 

Podemos dar, como exemplos simples, as receitas e até como exemplos mais complexos, aqueles que assistem vídeos de como consertar equipamentos e o fazem. 

Isso é comum, mas, como falamos, costuma ser mais fácil nos conhecimentos com os quais mais se identifica. 

Nesse caso, então, a maioria das pessoas pode ser um autodidata. 

Agora, em se tratando daqueles que possuem essa habilidade inata e em tudo o que fazem, pode-se dizer que essa é uma habilidade que não costuma ser aprendida. 

Saiba mais: O que são soft skills e hard skills?

Quem são os famosos autodidatas? 

Se você pesquisar no Google, vai achar vários nomes de pessoas famosas que são e que, inclusive, são famosas também por isso. 

Olhe essa lista: 

  • Bill Gates (fundador da Microsoft)

Bill Gates é um empresário, filantropo e autor norte-americano, mais conhecido por ser o cofundador da Microsoft, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. Ele desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da indústria de computadores pessoais.

  • Alexander Graham Bell (cientista e inventor)

Alexander Graham Bell foi um inventor, cientista e educador escocês-canadense-americano, mais conhecido por inventar o telefone. Seu trabalho também se estendeu a áreas como comunicação oral para surdos, aviação e engenharia.

  • Stanley Kubrick (cineasta)

Stanley Kubrick foi um influente cineasta norte-americano conhecido por filmes como “2001: Uma Odisseia no Espaço”, “Laranja Mecânica” e “O Iluminado”. Ele era conhecido por sua abordagem meticulosa e inovações técnicas no cinema.

  • Woody Allen (cineasta, músico, roteirista, escritor)

Woody Allen é um cineasta, ator, escritor e músico norte-americano conhecido por seus filmes inteligentes e humorísticos. Ele é uma figura polêmica, mas sua contribuição para o cinema é amplamente reconhecida.

  • Henry Ford (fundador da Ford)

Henry Ford foi um empresário americano e fundador da Ford Motor Company. Ele revolucionou a indústria automobilística ao introduzir a produção em massa, tornando os carros acessíveis para a classe média.

  • Charles Dickens (romancista)

Charles Dickens foi um famoso romancista inglês do século XIX, conhecido por obras como “Oliver Twist”, “David Copperfield” e “A Tale of Two Cities”. Seus romances abordam questões sociais e são considerados clássicos da literatura.

  • Walt Disney (cineasta, produtor e animador)

Walt Disney foi um empreendedor e pioneiro na indústria do entretenimento. Ele co-fundou a The Walt Disney Company e é conhecido por criar personagens icônicos como Mickey Mouse e por revolucionar a animação e o parque temático.

  • Albert Einstein (físico)

Albert Einstein foi um físico teórico alemão que desenvolveu a teoria da relatividade, uma das bases da física moderna. Ele recebeu o Prêmio Nobel de Física em 1921 e é uma das figuras mais influentes da história da ciência.

  • Jimi Hendrix (guitarrista, cantor, compositor e produtor)

Jimi Hendrix foi um guitarrista e cantor norte-americano, uma das figuras mais influentes na história da música rock. Sua abordagem inovadora da guitarra elétrica deixou uma marca duradoura.

  • José Saramago (escritor)

José Saramago foi um renomado escritor português, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 1998. Suas obras incluem “Ensaio sobre a Cegueira” e “O Evangelho Segundo Jesus Cristo”.

  • Machado de Assis (escritor)

Machado de Assis foi um influente escritor brasileiro do século XIX, conhecido por suas obras literárias, como “Dom Casmurro” e “Memórias Póstumas de Brás Cubas”.

  • Abraham Lincoln (ex-presidente norte-americano)

 Abraham Lincoln foi o 16º presidente dos Estados Unidos, conhecido por liderar o país durante a Guerra Civil Americana e pela emancipação dos escravos através da Proclamação de Emancipação.

  • Santos Dumont (inventor)

Alberto Santos Dumont foi um aviador e inventor brasileiro-francês, notável por seus contributos para a aviação, sendo considerado por muitos como o “Pai da Aviação”.

  • Marie Curie (cientista)

 Marie Curie foi uma física e química franco-polonesa, pioneira no campo da radioatividade. Ela foi a primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel em duas categorias diferentes (Física e Química).

  • Simone de Beauvoir (escritora): Simone de Beauvoir foi uma filósofa existencialista e escritora francesa, conhecida por seu trabalho “O Segundo Sexo”. Ela também foi uma figura importante no movimento feminista.

Você sabia dessas habilidades dessas pessoas famosas? Ou as conhecia pelos seus feitos?

Saiba mais: Dicas de biografias inspiradoras

formula-de-einstein-que-era-autodidata

Posso melhorar minha técnica de aprender sozinho? 

Como já foi citado, nas áreas em que temos maior interesse existe maior facilidade de aprender algo sozinho. 

A primeira dica seria começar a estudar assuntos de seu interesse, por diferentes tipos de métodos e materiais e, com isso, ir aos poucos entendendo em quais formas você possui mais facilidade. 

Foco e disciplina são essenciais em qualquer aprendizado, principalmente naqueles que dependem mais do próprio esforço. 

Seguir dicas de técnicas de estudo pode ser também uma dica interessante. 

Uma característica comum dos autodidatas é a organização. Buscar ser mais organizado, tanto nos pensamentos quanto na rotina, é essencial. Aqueles que estudam por conta própria, não tem ninguém cobrando deles os resultados, então precisam, também, ser autorreguladores do seu tempo. 

Saiba mais: Dicas de organização de estudos

A curiosidade é também um fator comum aos que possuem essa habilidade. Veja na lista como o número de inventores é grande. A curiosidade leva à busca por novos conhecimentos e isso colabora muito no processo de aprendizagem, seja ele sozinho ou não. 

A prática precisa fazer parte desse processo. Somente com ela é que se determina se de fato existiu o aprendizado. Coloque em prática o conhecimento adquirido, das mais diferentes formas. Seja construindo algo, escrevendo sobre, dando uma aula. 

Mas, se você tem dificuldade de aprender sozinho, não se desespere, achando que todos precisam ser autodidatas.  

Obter alguns tipos de conhecimento dessa forma é benéfico e usar essas dicas para conseguir pode ajudar bastante, porém, o foco deve ser sempre o aprendizado, seja  de que forma ele ocorra. 

Você é ou conhece alguém autodidata? Acha que essas dicas vão te ajudar a obter determinados conhecimentos de forma mais fácil? Escreva nos comentários e continue acompanhando o blog UniDomBosco.