autodidata

Autodidata é um termo que se escuta muito no meio acadêmico. Mas, você sabe o que é? 

Autodidata é a pessoa que tem a capacidade de aprender algo sem ter um professor ou mestre lhe ensinando ou ministrando aulas. O próprio indivíduo, com seu esforço particular, intui, busca e pesquisa o material necessário para sua aprendizagem.  

O autodidata é aquele que tem a habilidade de aprender de forma autônoma, ou seja, por seus próprios métodos. 

Mas, obviamente, que para isso utiliza recursos como livros, vídeos, conversas e outros. O que ele não precisa é do estudo formal, como das escolas e instituições de ensino. 

Porém, na prática, mesmo os autodidatas precisam das instituições de ensino para o além das aulas propriamente ditas. Precisam das interações, dos debates e, também e principalmente, dos diplomas. 

Qualquer pessoa pode ser autodidata? 

Hoje em dia já se acredita que todas as pessoas, em alguns tipos de conhecimento e, normalmente, naqueles que possuem mais afinidade, podem ser autodidatas. 

Fato é que a maioria das pessoas que busca, por exemplo, um vídeo no Youtube sobre algo do seu interesse, consegue compreender, aprender e colocar em prática o que assistiu. 

Podemos dar, como exemplos simples, as receitas e até como exemplos mais complexos, aqueles que assistem vídeos de como consertar equipamentos e o fazem. 

Isso é comum, mas, como falamos, costuma ser mais fácil nos conhecimentos com os quais mais se identifica. 

Nesse caso, então, a maioria das pessoas pode ser um autodidata. 

Agora, em se tratando daqueles que possuem essa habilidade inata e em tudo o que fazem, pode-se dizer que essa é uma habilidade que não costuma ser aprendida. 

Quem são os famosos autodidatas? 

Se você pesquisar no Google, vai achar vários nomes de pessoas famosas que são e que, inclusive, são famosas também por isso. 

Olhe essa lista: 

Posso melhorar minha técnica de aprender sozinho? 

Como já foi citado, nas áreas em que temos maior interesse existe maior facilidade de aprender algo sozinho. 

A primeira dica seria começar a estudar assuntos de seu interesse, por diferentes tipos de métodos e materiais e, com isso, ir aos poucos entendendo em quais formas  você possui mais facilidade. 

Foco e disciplina são essenciais em qualquer aprendizado, principalmente naqueles que dependem mais do próprio esforço. 

Seguir dicas de técnicas de estudo pode ser também uma dica interessante. 

Uma característica comum dos autodidatas é a organização. Buscar ser mais organizado, tanto nos pensamentos quanto na rotina, é essencial. Aqueles que estudam por conta própria, não tem ninguém cobrando deles os resultados, então precisam, também, ser autorreguladores do seu tempo. 

A curiosidade é também um fator comum aos que possuem essa habilidade. Veja na lista como o número de inventores é grande. A curiosidade leva à busca por novos conhecimentos e isso colabora muito no processo de aprendizagem, seja ele sozinho ou não. 

A prática precisa fazer parte desse processo. Somente com ela é que se determina se de fato existiu o aprendizado. Coloque em prática o conhecimento adquirido, das mais diferentes formas. Seja construindo algo, escrevendo sobre, dando uma aula. 

Mas, se você tem dificuldade de aprender sozinho, não se desespere, achando que todos precisam ser autodidatas.  

Obter alguns tipos de conhecimento dessa forma é benéfico e usar essas dicas para conseguir pode ajudar bastante, porém, o foco deve ser sempre o aprendizado, seja  de que forma ele ocorra. 

Você é ou conhece alguém autodidata? Acha que essas dicas vão te ajudar a obter determinados conhecimentos de forma mais fácil? Escreva nos comentários e continue acompanhando o blog UnoDomBosco. 

 

última atualização em: 9 de novembro de 2022