linguagem-corporal
 

Todo mundo em algum momento já ouviu falar de linguagem corporal. Mas será que as pessoas se dão conta do quanto esse tipo de linguagem é importante na comunicação?

Antes de mais nada vamos entender o que seria linguagem corporal.

Poderíamos de forma bem simples descrever linguagem corporal como a linguagem que o seu corpo expressa por meio dos gestos, das expressões, dos olhares da postura…

Alguns colocam que é a linguagem que não é expressa por meio de palavras.

Contribuem para o estudo da Linguagem Corporal — chamada de sinergologia por alguns autores — a cinesiologia, ciência que analisa o movimento do corpo humano, a paralinguagem, a programação neurolinguística, a neurociência, a psicologia, a proxêmica, e a oratória.

Ou seja, essa definição simples que trouxemos, é de fato bem simples, mas ilustra bem o que vamos trará aqui.

Muitos escutam alias, essa e outras definições e pensam que talvez a linguagem corporal não tenha tanta importância quanto dizem. Porém se pensar num simples ditado popular que dia “que uma imagem vale mais do que mil palavras”, por exemplo, temos  talvez a afirmação do quanto ela pode falar muito mais do que um discurso de milhões de palavras

Mas se o ditado não ajudar e todas as ciências citadas existem muitas pesquisas que comprovam o quanto esse tipo de linguagem tem força na comunicação e por isso saber usá-la da melhor forma é essencial no mercado de trabalho e não só nele.

Inclusive a maior parte dos recrutadores avalia a linguagem corporal durante os processos seletivos.

Então, acredite você ou não na importância dessa linguagem, a verdade é que não custa nada entender um pouco mais sobre ela.

A linguagem corporal, como já dissemos não é algo simples exatamente por ser uma linguagem subjetiva, mas nos dias de hoje muitos estudos e teorias existem sobre o tema.

Como podemos usar a linguagem corporal a nosso favor?

Vimos que a linguagem corporal é um estudo bastante complexo, mas é possível algumas nuances que podem ajudar.

O primeiro passo seria entender o que algumas das principais formas que o nosso corpo se comunica significam e o segundo passo seria estar atento a essas formas durante a sua comunicação.

Separamos uma lista com alguns comportamentos considerados clássicos da linguagem corporal e suas principais leituras:

Costuma significar pressa ou impaciência. Quando colocamos as mãos na cintura estamos “dizendo” que aquela situação precisa ser resolvida logo.

Pode simbolizar falta de segurança no que se está dizendo ou que seja uma mentira.

Esse sinal pode significar incerteza, dúvida ou nervosismo.

Esse olhar que pode também ser considerado um “olhar perdido” normalmente costuma demonstrar falta de interesse no que se está ouvindo.

Esse é um tipo de olhar que pode representar diferentes coisas dependendo de pra onde ele é.

Para baixo pode demonstrar vergonha ou tristeza. Se for para o outro costuma demonstrar atenção.

Essa postura costuma ser aquela com os braços soltos ao lado do corpo e traz uma ideia de neutralidade, uma escuta sem julgamentos.

Quando cruzadas, costumam demonstrar confiança, por=em se durante toda uma conversa não tiver movimento, pode mostrar também pouca abertura para diálogo.

Pernas que se mexem demais podem transmitir ansiedade.

Para alguns pode significar falta de abertura para aquela situação ou então uma forma de se sentir amis confortável diante de algo.

Você já tinha pensado na linguagem corporal dessa forma? Conte nos comentários outros comportamentos que costumam ser observados nas pessoas e continue acompanhando o blog.

última atualização em: 21 de setembro de 2022