Sabe as profissões em alta com a Web 3.0?

Avatar

web-3.0

Profissões em alta é uma das muitas pesquisas feitas pelos estudantes e profissionais, não só na internet. Devido a isso, muitas pesquisas são realizadas no mundo todo sobre o tema.

Os estudantes buscam as pesquisas para ajudar nas suas escolhas. Os profissionais, já na ativa, usam para pensar nos seus próximos passos.

As pesquisas atuais que estão mais em alta têm relação com as profissões e a Web 3.0.

Mas, você sabe o que é a Web 3.0?

Ela é, obviamente, a evolução da Web 2.0, que é o que temos hoje em dia. Sua principal característica é a descentralização.

Na 2.0, usa-se o HTTP no formato de endereços exclusivos para encontrar informações. Elas são armazenadas em um local fixo e, normalmente, em um único servidor.

A 3.0 oferece informações baseada em conteúdo e com isso o local não é fixo, pois pode estar em diferentes lugares.

Essa é uma das formas de descentralização do que hoje é centralizado na mão de poucos.

Além disso, ela é baseada em software de código aberto e na chamada “confiança direta”. Isso permite que haja interação direta, sem passar por intermediários. Os aplicativos serão executados em redes peer-to-peer descentralizadas ou nas blockchains.

A Web.3.0 chegará trazendo mudanças significativas em todas as áreas e, como vamos falar aqui, no mercado de trabalho também.

Quais serão as profissões em alta na Web 3.0?

As profissões na área da tecnologia já estão em alta há algum tempo e a tendência é que isso se mantenha ainda por um longo período.

Mas algumas tendem a ser mais procuradas com o advento da Web 3.0 e outras, a ser criadas.

web-3.0

Nesta lista citamos alguns exemplos que estão sendo vistos pelos pesquisadores como as profissões essenciais nesse cenário e com salários bastante atrativos.

Olha essa lista:

  • Metaverse planner (planejador de metaverso)
  • Engenheiro de blockchain
  • Programadores de blockchain
  • Estrategistas blockchain
  • Ecosys planner (planejador de ecossistema)
  • Desenvolvedor de realidade mista para metaverso
  • Avatar stylist (estilista de avatar)
  • Engenheiros de softwares AR/VR
  • Designers de jogos 3D
  • Engenheiros de hardware
  • Especialistas em marketing de metaverso

Certamente, muitas outras profissões serão criadas de acordo com as demandas que a Web 3.0 trará e, mais do que isso, muitas profissões já existentes terão novas oportunidades.

Podemos citar, por exemplo, a área do Direito. O Direito Digital já é uma realidade, porém cada vez mais os advogados precisarão se especializar, levando em conta essa nova realidade que trará diversas questões ainda não vivenciadas. Os crimes no Metaverso são um bom exemplo disso.

E também pensando em Metaverso, podemos pensar nas profissões de arquitetos e decoradores que podem atuar criando casas, por exemplo, dentro desses espaços.

Uma das grandes discussões atuais com relação ao mercado profissional tem relação com essas novas profissões que ainda não foram criadas, com as atuais que passarão por remodelações e por aquelas que, daqui um tempo, deixarão de existir.

Essa é uma discussão bastante importante e que deve ser levada em conta pelos estudantes que estão, nesse e nos próximos anos, escolhendo suas áreas de atuação. Estar a par dos movimentos relacionados a esse tema é essencial para fazer uma escolha profissional assertiva.

A escolha de um caminho profissional não pode ser uma escolha feita baseada somente em um único aspecto. Muitas coisas devem ser levadas em consideração e avaliar o cenário profissional de suas opções é, com certeza, uma delas.

O que achou desta lista de profissões? Escreva nos comentários quais outras você acha que estarão nesta lista e continue acompanhando o Blog e as redes sociais do UniDomBosco para estar sempre ligado nas novidades do mercado de trabalho e do mundo acadêmico.