relações-interpessoais

A pergunta “qual a relação entre carreira e relações interpessoais?” Parece um tanto quanto óbvia, não é mesmo.

Mas, acredite que muitos profissionais sequer sabem o que são relações interpessoais e, muito menos, a importância delas.

Relacionamento interpessoal é um conceito do âmbito da sociologia e psicologia que significa uma relação entre duas ou mais pessoas. Este tipo de relacionamento é marcado pelo contexto em que ele está inserido, podendo ser um contexto familiar, escolar, de trabalho ou de comunidade.

Relações interpessoais fazem parte da vida, quer você queira e saiba o que são, ou não. Desde que nascemos, interagimos com outras pessoas e essa interação vai aumentando com o passar do tempo, em quantidade e em contextos.

Muitos dos aprendizados ocorrem por meio dessas relações. Porém, por mais que estejamos inseridos em locais e situações nas quais essas relações acontecem de qualquer forma, nem sempre e nem todos são, por assim dizer, bons nessa dinâmica.

Por isso, inclusive, para alguns estudiosos, a relação interpessoal é um tipo de inteligência.

Já ouviu falar das inteligências múltiplas?

A teoria das inteligências múltiplas surgiu pontuando que existem diferentes tipos de inteligência e que, com isso, os testes que avaliam somente uma ou outra dessas inteligências não são de fato um retrato completo e real das capacidades de alguém.

Dentre elas, temos a interpessoal. Esse é o tipo de inteligência dos que têm habilidade em compreender o outro e interagir com ele de forma efetiva.

Voltando às relações interpessoais e a carreira…

Se somos seres que interagimos e aprendemos com essas interações, certamente fazer isso de forma efetiva nos traz muitas vantagens e é por isso que relações interpessoais e carreira devem andar juntas.

Uma carreira não se constrói sozinho. Várias são as peças e os caminhos que levam alguém a ter uma carreira de sucesso e pessoas são grande parte disso.

E, por isso, ter boas relações interpessoais no ambiente de trabalho é importante.

Mas, muitas pessoas confundem isso com ser o super sociável, ou super simpático, que aceita tudo e ri com todos. E não é isso.

Empatia e respeito são as peças fundamentais para uma boa relação interpessoal e isso independe de a pessoa ser extrovertida ou introvertida.

No mercado de trabalho e nas relações nesse meio, essas duas características colaboram não só para que cada profissional apresente o seu melhor, como para um ambiente de trabalho mais benéfico. Imagina um local de trabalho no qual cada pessoa só se preocupa consigo mesma? Nem é preciso dizer que não seria um bom local.

É possível melhorar as relações interpessoais?

Muitos acreditam que devido à características pessoais e de personalidade não podem ou não conseguem melhorar suas relações interpessoais. E a verdade é que é possível, por meio de algumas atitudes, melhorar as interações, as relações e, por consequência, os resultados delas.

Confira essas dicas e comece a colocar em prática o quanto antes:

Não é ser aquele que não enxerga as falhas e não as corrige, mas sim aquele que busca olhar as vantagens, o lado bom das situações, antes de se estressar e ter atitudes inadequadas diante de algo que, normalmente, pode ser resolvido.

Reconhecer seus próprios erros é uma atitude positiva consigo mesmo, pois se aprende com isso e com os outros. As pessoas tendem a se relacionar de forma mais empática com aqueles que se demonstram falíveis.

Estabelecer limites é essencial em qualquer tipo de relação e, inclusive, faz com que elas se tornem mais saudáveis.

Saber ouvir e aprender com o que se ouve é uma das melhores formas de manter boas relações interpessoais.

Saber o que e como falar, principalmente quando o que será falado pode causar algum impacto no outro, é muito importante.

Muitos lerão essa frase e dirão que ela é óbvia. Mas o óbvio às vezes precisa ser dito e muitas vezes é comum que as pessoas nem se deem conta de que estão sendo desrespeitosas.

Na dúvida, sempre pense como você gostaria de ser tratado.

Gostou das dicas? Continue acompanhando o blog e as redes sociais do UniDomBosco para se manter sempre atualizado.

 

 

última atualização em: 21 de setembro de 2022