Graduação EAD
Mega vestibular
Prorrogação de Matrícula EAD
Crédito recorrente
Campanha Março
Ed. Física
Graduação EAD
Mega vestibular
Enfermagem presencial
Crédito recorrente
Campanha Março
Pós EAD
previous arrow
next arrow


perfil do profissional

O mercado de trabalho busca muito mais do que formação acadêmica, ele busca também um perfil profissional adequado às demandas exigidas pela atualidade.

Desenvolver as chamadas soft skills é fundamental para se encaixar no perfil do profissional atual.

Elaboramos uma lista com as 10 principais habilidades buscadas pelo mercado de trabalho, para os profissionais de todas as áreas.

Anote e identifique o quanto seu perfil profissional está compatível

Como bem falado no início, a formação é essencial e faz parte das habilidades necessárias, porém, atualmente, além do conhecimento sobre sua área, é preciso que se conheça sobre temas atuais e que são abrangentes como tecnologia, gestão de pessoas, por exemplo.

A capacidade de solucionar problemas de forma inteligente e efetiva é uma das habilidades mais requeridas no mercado.

Todos os profissionais sabem que problemas fazem parte do dia a dia e eles não podem ser enxergados como impedimentos e, sim, solucionados da melhor maneira e com eficiência.

Profissionais que possuem a habilidade de enxergar além do problema se diferenciam.

Num mundo cada vez mais complicado e com um mercado de trabalho muito competitivo, a inteligência emocional é mais um grande diferencial.

Ter a capacidade de reconhecer e lidar com suas emoções, e dos demais, de forma positiva, colabora muito com o ambiente de trabalho.

Ser proativo é não esperar que algo seja pedido, que alguém precise designar algo, é pensar com antecipação.

Por isso, ela é uma habilidade bastante valorizada.

Capacidade de liderança não é só para aqueles que possuem um cargo de liderança. As habilidades do líder de enxergar o todo, saber delegar, colaborar no desenvolvimento das pessoas é importante em qualquer cargo e possibilita, obviamente, ascensão a cargos de liderança.

Essa habilidade é das essenciais no mercado de trabalho, pois saber se relacionar bem com pessoas deve fazer parte das habilidades intrínsecas do ser humano. Vivemos em comunidade e, por mais que alguns trabalhos sejam mais individuais que outros, todos, em algum momento, requerem trabalho em equipe.

Uma das grandes dificuldades atuais é a falta de comunicação. A falta da habilidade de se fazer entender de forma clara, coerente.

Desenvolver essa habilidade deve ser um dos principais objetivos dos profissionais.

A criatividade, aquele “pensar fora da caixa”, não deve ser considerada uma habilidade somente daqueles que atuam em áreas chamadas criativas.

Em qualquer área a criatividade proporciona um diferencial.

Saber negociar é muito mais do que só uma habilidade que aqueles que vendem serviços ou produtos precisam ter.

Saber negociar é saber mostrar seu ponto de vista de forma assertiva e convincente, é ter firmeza com relação às suas ideias quando essas precisam ser apresentadas, é saber ceder quando necessário.

Pensar com clareza e racionalidade, de forma reflexiva e independente, é uma das habilidades que torna um profissional diferenciado.

Pensar e agir como a maioria, sem ter ideias próprias e sem analisar as situações com seu olhar, é o que faz um profissional ser mais um no mercado de trabalho.

perfil do profissional

Todas essas habilidades podem ser adquiridas e trabalhadas e o ideal é que isso seja feito o quanto antes. Por isso, se você ainda está na graduação, comece hoje mesmo a lapidar o seu perfil profissional.

E para se manter atualizado sobre o mercado de trabalho, continue acompanhando o blog UniDomBosco e nossas redes sociais.

última atualização em: 23 de fevereiro de 2022