Qual o perfil de um empreendedor?

Avatar

perfil-de-um-empreendedor

Muito se fala hoje sobre o papel do empreendedor. Mas afinal, o que ou quem é um empreendedor e qual o perfil dele.

Primeiro vamos entender o que é empreendedorismo.

“é o processo de iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes. É um termo muito usado no âmbito empresarial e muitas vezes está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos, normalmente envolvendo inovações e riscos.”

Com isso, empreendedor é aquele que empreende. Nos dias de hoje, a definição de empreendedor é muito mais abrangente e não caracteriza somente aquele que cria novos negócios, mas principalmente aquele que se arrisca a colocar novas ideias em prática, que fomenta pessoas e ideias, enfim aqueles que criam e colocam ideias para funcionar, não só para si, mas também para outros.

E esse tipo de pessoa tem um perfil, ou seja, características que marcam esse posicionamento empreendedor.

Existe um desacordo sobre se essas características podem ou não ser aprendidas, mas pensando que tudo pode ser aprendido, diríamos que é possível. Porém, há uma quase consonância de que empreender não é para todos.

Mas se é aprendido ou não, se é para todos ou não, o certo é que existe o perfil de um empreendedor e vamos traçá-lo.

  • Criatividade

Criatividade é a capacidade de criar e transformar. Criatividade não é inventar a roda, uma pessoa criativa não inventa coisas novas todos os dias.

Criatividade é ter boas ideias em situações em que a maioria não teria, é enxergar “fora da caixa”. É ter insights.

  • Curiosidade

A curiosidade move as boas ideias. A curiosidade leva a entender como os processos acontecem, como as pessoas criam suas ideias, enfim ela é guia na busca pelo conhecimento.

  • Antecipação

A capacidade de antecipação é essencial em um bom empreendedor, pois, com ela, ele não só enxerga além do que a maioria, como consegue traçar planos pensando no que está por vir.

  • Iniciativa

Até é óbvio dizer que um empreendedor precisa ter iniciativa. Somente aquele que está disposto a tomar a frente de algo, ser o primeiro a fazer, é que vai ter resultados diferentes da maioria.

  • Persistência

É uma característica essencial. O caminho para quem empreende é difícil e com muitos obstáculos e por isso a persistência, essa capacidade de começar de novo, de insistir, é tão fundamental.

  • Comprometimento

Comprometimento é fazer tudo o que é preciso para alcançar algo. É, de forma simplificada, o bordão “vestir a camisa”.

  • Liderança

Liderança tem que estar na lista das características de um bom empreendedor, pois na sua caminhada ele vai liderar pessoas.

E a capacidade de liderança é muito mais do que somente liderar pessoas e sim do como isso é feito.

  • Comunicação

Saber se comunicar é essencial. O bom comunicador faz com que sua mensagem chegue de forma clara e inteligível aos demais. Não adianta ter boas ideias se não se consegue transmiti-las aos demais de forma que todos entendam.

  • Capacitação

A busca pelo conhecimento é essencial para um bom empreendedor. Quanto mais ele estuda e se capacita, mais ele é capaz de ter novas ideias e de colocá-las em prática. Conhecimento é o que diferencia as pessoas.

empreendedor

A cada ano que passa, os empreendedores passam a ter mais espaço no mercado e essa visão empreendedora é buscada cada vez mais. Se você identifica essas características em você, ou se busca adquiri-las, o curso de graduação em Empreendedorismo pode ser uma boa opção.

E para se manter sempre atualizado continue acompanhando o Blog e as redes sociais do UniDomBosco.