Qual a importância do estágio?

Todo estudante de graduação ouve falar sobre, mas a maioria não sabe de fato qual a importância do estágio.

A importância do estágio vai além dos benefícios na vida acadêmica, sendo essencial na vida profissional e também na vida pessoal.

Resolvemos listar alguns itens que mostram a importância do estágio

 

As aulas ministradas nos cursos de graduação, em sua maioria, tratam de teoria e somente teoria não leva, e nunca levou, ninguém a lugar nenhum.

É a junção de teoria e prática que faz com que alguém se torne um bom profissional. Trazer a prática à vida dos estudantes é um dos pontos principais da importância do estágio.

Outro ponto principal sobre a importância do estágio é o de literalmente abrir as portas para o mercado de trabalho.

O estudante que durante a graduação inicia seu estágio tem chances muito grandes de se manter naquela empresa como profissional. E mesmo que não se mantenha na mesma, adquire conhecimento e currículo para ingressar com mais facilidade no mercado de trabalho.

As empresas muitas vezes utilizam o estágio como um momento de formação de seus futuros profissionais.

Os estágios podem ser não remunerados ou remunerados.

A realidade da maioria dos estudantes da graduação é a de conciliar trabalho e estudo. A possibilidade de fazer um estágio remunerado ajuda a suprir essa necessidade, aliada ao conhecimento profissional que ele traz.

Os estudantes que precisam se dividir entre estudo e trabalho se beneficiam dessa modalidade pois os conhecimentos do estágio colaboram com a vida acadêmica.

Tanto os estagiários quanto as empresas se beneficiam desse tipo de trabalho.

Os benefícios para os estudantes são os que já citamos.

Para as empresas, os benefícios vão desde o pagamento de uma remuneração menor até o de poder capacitar um futuro profissional, de acordo com as necessidades e desejos.

Além disso que foi listado, a importância do estágio vai muito além da relacionada à vida acadêmica e profissional. Um bom estágio proporciona ensinamentos importantes para um estudante que está iniciando sua vida como autônomo.

Os aprendizados adquiridos colaboram para a formação do caráter e para aquisição de conhecimentos, não só sobre a sua área de atuação.

Você, estudante de graduação, que ainda não tinha entendido a importância do estágio e com isso ainda não iniciado o seu, esse é o momento.

Existem diversas instituições especializadas em estágios, como por exemplo o Centro de Integração Empresa-Escola, com sede em muitas cidades do país.

Se informe sobre as opções para seu curso de graduação. Aproveite o início do próximo ano letivo para começar o seu estágio e adquirir todos esses benefícios que citamos e muitos outros que a atuação trará.

Gosta do nosso conteúdo? Continue acompanhando o Blog UniDomBosco.

 

última atualização em: 3 de dezembro de 2021