Crédito recorrente
Odontologia
Campanha Março
Ed. Física
Transferência Presencial
Graduação Presencial
Graduação Pres
Crédito recorrente
Odontologia
Campanha Março
Ed. Física
Transferência Presencial
Graduação Presencial
Graduação Pres
previous arrow
next arrow


diversidade

Muito se tem escutado sobre iniciativas de diversidade e não só no meio empresarial.

Mas muitos ainda sequer entendem o que seria a diversidade e como e por que essas iniciativas têm se tornado tão significativas.

Para começar, vamos falar o que é diversidade

Diversidade significa variedade, pluralidade, diferença. É um substantivo feminino que caracteriza tudo que é diverso, que tem multiplicidade.

Diversidade é a reunião de tudo aquilo que apresenta múltiplos aspectos e que se diferenciam entre si, ex.: diversidade cultural, diversidade biológica, diversidade étnica, linguística, religiosa etc.

Parece até, lendo a definição, que não existiria a necessidade de iniciativas de diversidade nas empresas, já que em um país tão diverso como o Brasil isso seria meio óbvio.

Porém, na verdade, temos uma diversidade pouco real ainda, em muitos espaços empresariais. Poucas são as diferenças culturais, biológicas, étnicas, o que mostra a importância e a necessidade de mudanças.

As iniciativas de diversidade nas empresas devem ser muito mais do que falar sobre diversidade e inclusão. Elas precisam demonstrar de fato.

E, mais do que isso, é preciso entender que as pesquisas mostram que empresas com uma cultura organizacional permeada na diversidade obtêm melhores resultados.

Investir na diversidade nas empresas traz muitas vantagens: gera melhor gestão de riscos, abertura de oportunidades para a inovação e aumento da conexão com novos públicos, formados por diferentes grupos de afinidade.

Desde o processo seletivo de uma empresa é possível enxergar o seu posicionamento com relação ao tema. Empresas que delimitam para seus cargos quesitos como idade, gênero e outros mostram a não aceitação da diversidade, por exemplo.

Por ser um processo, infelizmente não tão simples para todos, algumas dicas podem ajudar a inserir o assunto e, mais do que isso, a entender a diversidade já existente, como: a criação de um comitê de diversidade, comemoração de datas de grupos minoritários, cursos e palestras sobre o tema.

Pequenas iniciativas, mas que retratam a busca pelo entendimento e a prática da diversidade e que, aos poucos, vão se consolidando e construindo uma cultura organizacional na qual ela de fato exista.

Para ajudar empresas nesse processo existem, por exemplo, outras empresas criadas com esse viés e que oferecem recrutamentos, treinamento, consultorias, entre outras soluções. Podemos citar:

https://maisdiversidade.com.br/

https://iigual.com.br/

https://ckzdiversidade.com.br/

https://empregueafro.com.br/

https://www.transempregos.com.br/

https://camaleao.co/

Essas iniciativas colaboram tanto com as empresas, quanto com aqueles que, de alguma forma, buscam ingressar no mercado de trabalho e sentem dificuldade devido a tantos obstáculos que a falta de uma cultura de diversidade traz.

Entretanto, é mais do que essencial entender que as iniciativas de diversidade e inclusão são primeiramente iniciadas pela mudança de pensamento individual. Empresas são feitas de pessoas e enquanto as pessoas não “vestirem a camisa”, dessa e de tantas outras causas importantes, as mudanças não acontecerão.

Então, antes de buscar uma empresa que tenha como cultura a diversidade, olhe para dentro e veja se ela faz parte de você e dos seus valores. Caso não faça, busque conhecimento sobre, dialogue mais, faça a sua parte, pois só assim de fato as iniciativas criadas terão os efeitos desejados.

Tinha pensado nisso? Escreva nos comentários outros assuntos que você gostaria de ler por aqui e continue acompanhando o Blog e as redes sociais do UniDomBosco.

 

última atualização em: 4 de maio de 2022