Qual a diferença entre pós-graduação lato sensu e stricto sensu?

Avatar

Todo estudante universitário durante o seu curso de graduação escuta muito falar sobre a pós-graduação. Mas o que se estuda nesse tipo de curso? Será que todo profissional deve fazer? Enfim, muitos são os questionamentos e neste artigo vamos falar sobre alguns deles.

O que é pós-graduação? 

A pós-graduação é um nível mais avançado de estudos acadêmicos ou profissionais que realizado após a conclusão de um curso de graduação. Exatamente como o nome diz, é pós, ou seja, depois da graduação.

É uma etapa do Ensino Superior que tem como principal objetivo o aprofundamento do conhecimento em uma área específica, permitindo que os estudantes se especializem em um campo de estudo particular.

Existem dois principais tipos de programas de pós-graduação:lato sensu e strictu sensu.

Quem está buscando pós-graduação acaba se deparando com os termos e a maioria acha que é “grego”, mas na verdade é latim.

Saber a diferença entre eles é imprescindível na hora de optar por uma pós-graduação.

imagem-de-estudantes-finalizando-a-graduacao

Qual é a diferença entre lato sensu e stricto sensu?

Se pensarmos no latim, já podemos entender que “lato” é amplo e “stricto” é estrito, então lato sensu é um estudo mais amplo e strictu sensu um estudo mais estrito.

Nas formações lato sensu recebe-se um certificado de conclusão, a carga horária é de, no mínimo, 360 horas, trata de uma continuidade de assunto visto na graduação e quem a procura tem objetivos específicos de aprofundamento, melhora no currículo.

Nas formações stricto sensu recebe-se um diploma de mestre ou doutor, a carga horária é de, no mínimo, dois anos, será elaborada uma pesquisa sobre um assunto determinado e quem a procura tem como objetivo se especializar na carreira acadêmica.

Por essa breve explicação, consegue-se entender a importância da escolha entre o lato sensu e o stricto sensu. Não é só questão de nomenclatura, como muitos pensam, mas sim de objetivos.

Como ingressar numa pós-graduação lato sensu?

Primeiramente é importante saber que existem dois tipos de lato sensu: especialização e MBA.

A especialização é mais indicada para aqueles que buscam se especializar numa área mais aprofundada da sua carreira.

O MBA tem um foco mais de negócios e é mais indicado para gestores.

Qualquer estudante que tenha um diploma de graduação pode cursar uma pós-graduação lato sensu.

Como ingressar numa pós-graduação stricto sensu?

Ela é dividida em suas etapas: mestrado e doutorado.

O mestrado tem duração de 2 anos e finaliza com a apresentação de uma dissertação.

O doutorado tem duração de 4 anos e finaliza com a entrega de uma tese.

Para ingressar no mestrado é preciso ter uma graduação, se candidatar, ter seu currículo aprovado, ser proficiente em outra língua (testado por prova) e realizar uma avaliação.

Para ingressar em um doutorado é preciso ter feito um mestrado e também passar por análise de currículo e avaliação.

Como escolher entre o lato sensu e stricto sensu?

Por tudo o que já falamos, entende-se que a escolha tem relação com o objetivo de cada um.

Para os que buscam se especializar para o mercado de trabalho, o lato sensu é o indicado, e para os que querem uma formação acadêmica, a escolha é o stricto sensu.

Seja qual for a escolha, o primeiro ponto é buscar uma instituição de qualidade, reconhecida pelo MEC, com bons professores e uma grade curricular que atenda às necessidades do que se busca.

Se a sua escolha é pelo lato sensu, o UniDomBosco possui ótimos cursos nas mais variadas áreas e qualidade de ensino comprovada. Entre no site e veja as opções.

Por que se especializar? 

Existem vários motivos pelos quais fazer uma pós-graduação pode ser importante nos dias atuais e num mercado de trabalho cada vez mais competitivo e em constante transformação.

Veja quais foram os principais que selecionamos oara falar um pouco mais sobre:

  • Especialização Profissional: Esse podemos dizer que é a mais óbvio, mas nem por isso menos importante dos motivos. Fazer uma pós-graduação permite que os profissionais se especializem em uma área específica do conhecimento de sua área e com isso, adquirindo habilidades mais avançadas e especializadas que além de serem valorizadas no mercado de trabalho, fazem grande diferença na atuação profissional. 
  • Competitividade: Como já citado, a concorrência no mercado de trabalho é cada vez mais intensa e isso em praticamente todas as áreas. Ter um diploma de pós-graduação se torna um diferencial do candidato, tornando-o mais competitivo e aumentando suas chances de conseguir oportunidades profissionais. Além, obviamente do conhecimento que ela traz e que torna o profissional de fato mais competitivo.
  • Atualização de Conhecimentos: A pós-graduação é uma ótima oportunidade de atualização e aprofundamento de conhecimentos. Nos dias atuais onde tudo muda de forma muito rápida, se especializar é a melhor forma de se manter relevante em sua área.
  • Oportunidades de Pesquisa: Os programas de mestrado e doutorado geralmente incluem um componente de pesquisa que permite que os estudantes contribuam para o desenvolvimento do conhecimento dentro de suas áreas e dessa forma participem de projetos inovadores.
  • Networking: Nos dias atuais podemos dizer que networking é um dos pilares do sucesso profissional e a pós-graduação oferece essa oportunidade de interagir com profissionais e acadêmicos de destaque. Essa rede de contatos é valiosa para oportunidades futuras de emprego, colaborações e desenvolvimento profissional.
  • Exigência em determinadas carreiras: Algumas profissões, especialmente as das áreas acadêmica, de pesquisa e de saúde, acabam exigindo um diploma de pós-graduação como requisito mínimo para ingresso ou progressão na carreira.
  • Desenvolvimento de habilidades avançadas: Além do conhecimento mais aprofundado, as especializações ajudam a desenvolver habilidades avançadas, como pensamento crítico, resolução de problemas complexos, habilidades de pesquisa, entre outras, que são muito valorizadas no mercado de trabalho.
  • Satisfação pessoal e profissional: Para muitos, a busca pelo conhecimento e a realização de conquistas acadêmicas proporciona satisfação não só profissional, como pessoal, e isso certamente colabora para melhores resultados na vida como um todo. 

Poderíamos listar outros motivos como contribuição para sua área de atuação, entre outros. Porém, o mais importante é entender que de fato uma pós-graduação traz vantagens significativas para a vida pessoal e profissional e ao escolher seja qual delas for é preciso ser estratégico. Considerar metas pessoais, profissionais e financeiras é essencial.

Mas seja qual for a sua escolha, certamente ela trará muitos benefícios.

Continue acompanhando o blog e as redes sociais do UniDomBosco para se manter sempre informado.