Quais são os elementos principais da Metodologia Científica no TCC?

A elaboração de um TCC comumente é um processo que deixa muitos estudantes de “cabelo em pé”, especialmente pela complexidade relacionada à Metodologia Científica.

Apesar de parecer chata toda a exigência com relação aos elementos estruturais, ela tem como objetivo garantir a qualidade e credibilidade das informações apresentadas.

Vários são os pontos críticos sobre o tema e com isso é normal se perguntar: quais são os elementos principais da Metodologia Científica no TCC?

Veja na sequência alguns dos elementos que não podem ser esquecidos da Metodologia Científica.

Apesar da palavra ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) provocar arrepios aterrorizantes em alguns, ela veio para facilitar a vida dos acadêmicos que não querem ter seus esforços desmerecidos pela banca científica.

As normas ABNT garantem padronização e uniformidade ao trabalho científico.

É importante se manter atento às normas atuais (elas sofrem alterações constantes) e sempre conte com a ajuda de bons revisores.

Para que uma metodologia científica possa ser aplicada, é necessário que um objeto de estudo esteja definido. Em outras palavras, é preciso definir um problema de pesquisa. Este elemento irá fundamentar todas as ações que irão acontecer ao longo do projeto, tornando-o mais coerente, não só para quem irá analisar, como para quem irá desenvolver.

Antes de começar seu TCC, avalie quais problemas reais envolvem o mundo e como sua área de estudo pode oferecer a solução. Aliás, solução é uma palavra importante, visto que suas pesquisas devem ser desenvolvidas não só para comprovar que o problema existe, mas também como ele pode ser resolvido. Para isso conte sempre com os métodos qualitativos e quantitativos.

A fundamentação teórica, em outras palavras, é encontrar pessoas relevantes no tema de estudo. Obviamente, se você estiver desenvolvendo um projeto de Marketing, vai ser um pouco complicado convidar o Kotler para sua banca, mas pode encontrar seus escritos que poderão defender os conceitos apresentados em seu TCC. Utilizar fontes confiáveis sustentam suas ideias perante a banca.

O processo de encontrar fontes confiáveis é bastante delicado. Tenha cuidado ao usar sites para fortalecer seu projeto acadêmico, pois pode ser que seus autores não passem de entusiastas do tema, dando opiniões não comprovadas cientificamente.

A Metodologia Científica auxilia na elaboração do TCC e deve ser vista como aliada.

Não há melhor modo de utilizar a metodologia científica de forma correta do que conhecê-la mais profundamente, por isso é indicado buscar cursos ou artigos sobre o assunto antes de iniciar o TCC.

Gostando das nossas dicas? Continue seguindo o blog UniDomBosco