Quais os cursos de EAD mais procurados

Que a educação a distância é uma realidade que cresce a cada ano e, com a pandemia, teve, podemos dizer, um “bum”, todos já sabem. Porém, na graduação, quais são os cursos de EAD mais procurados?

É sobre esse assunto que este artigo vai tratar, mas antes vamos falar um pouco sobre o crescimento desse tipo de ensino e algumas das vantagens dele.

Crescimento do EAD

As vagas na modalidade EAD passaram de 7,2 milhões em 2018 para 17,2 milhões no ano passado. Foram mais de 435 mil novos alunos, só em 2021 e 2022.

Muitos são os motivos pelos quais a educação a distância tenha se tornado uma tendência atual e a maioria deles possui relação exatamente com questões da atualidade. A flexibilidade que esse tipo de curso proporciona colabora muito com um estilo de vida corrido que a maioria das pessoas possui. Poder estudar de qualquer lugar, a qualquer tempo, torna para muitos a realização de um curso possível.

Outro fator, que pode ser colocado como dos principais, tem relação com custos. Um curso a distância, em sua maioria, possui um valor mais acessível, mas, mais do que isso, ele economiza recursos dos estudantes. Não existe o gasto com transporte, alimentação e outros que o deslocamento aos locais de estudo traz.

estudante-mulher-fazendo-curso-ead

Enfim, quais são os cursos de EAD mais procurados?

A lista de cursos mais procurados reflete as necessidades do mercado atual. Os cursos na área da educação sempre estão em alta devido ao alto número de vagas no mercado. Os cursos nas áreas de gestão e logística atendem a demanda do mercado por profissionais mais qualificados nessa área. A área do Marketing, principalmente o digital vem crescendo muitos nos últimos anos, e com isso fez crescer a busca por cursos de graduação. A área da saúde é outra que sempre está em alta, mas que devido a pandemia tem apresentado um aumento significativo de demanda e com isso a procura por cursos também cresceu.

Como já dissemos, uma mudança de mentalidade e de tipo de estudante está sendo notada no ensino superior e, provavelmente, esse crescimento ainda seja visto por mais um período ou talvez veremos os cursos EAD se tornarem maioria. Isso devido aos estudantes dos níveis anteriores, que vivenciaram a experiência durante a pandemia, chegarem no ensino superior.

Lista dos cursos de EAD mais procurados

Veja a lista com os 10 cursos de EAD mais procurados:

• Pedagogia: 650.164 matrículas
  • Administração: 393.329 matrículas
  • Contabilidade: 201.229 matrículas
  • Sistemas de informação: 188.363 matrículas
  • Gestão de pessoas: 185.124 matrículas
  • Enfermagem: 173.579 matrículas
  • Educação física: 171.756 matrículas
  • Logística: 107.522 matrículas
  • Serviço social: 101.512 matrículas
  • Marketing: 84.681

Os dez cursos mais procurados de graduação à distância correspondem, juntos, a 52% do total de matrículas no ensino superior no Brasil em 2022. Na modalidade presencial, os três primeiros cursos com mais matrículas são Direito, Psicologia e Enfermagem.

Nessa lista aparece somente um curso na área de tecnologias, porém outras pesquisas mostram que, nos próximos anos, esses cursos estarão entre os mais procurados devido, principalmente, à demanda do mercado.

Estar atento a essas pesquisas e tendências é essencial para os profissionais que querem se destacar. Para se manter sempre atualizado e informado, continue acompanhando o blog do UniDomBosco e os melhores sites sobre educação e mercado de trabalho.