Graduação EAD
Graduação EAD

cursos-de-EAD-mais-procurados

Que a educação a distância é uma realidade que cresce a cada ano e, com a pandemia, teve, podemos dizer, um “bum”, todos já sabem. Porém, na graduação, quais são os cursos de EAD mais procurados?

É sobre esse assunto que este artigo vai tratar, mas antes vamos falar um pouco sobre o crescimento desse tipo de ensino e algumas das vantagens dele.

De acordo com pesquisas, nos últimos dez anos os cursos presenciais tiveram um decréscimo de matrículas de 13,9%, enquanto nos cursos a distância o aumento foi de 428,2%. Os números mostram bem que essa é uma tendência e que a pandemia possivelmente só se intensificou.

Muitos são os motivos pelos quais a educação a distância seja uma tendência atual e a maioria deles possui relação exatamente com questões da atualidade. A flexibilidade que esse tipo de curso proporciona colabora muito com um estilo de vida corrido que a maioria das pessoas possui. Poder estudar de qualquer lugar, a qualquer tempo, torna para muitos a realização de um curso possível.

Outro fator, que pode ser colocado como dos principais, tem relação com custos. Um curso a distância, em sua maioria, possui um valor mais acessível, mas, mais do que isso, ele economiza recursos dos estudantes. Não existe o gasto com transporte, alimentação e outros que o deslocamento aos locais de estudo traz.

Enfim, quais são os cursos de EAD mais procurados?

Esse resultado pode até surpreender, pois dentre os dez mais procurados, cinco são da área da saúde.

Os cursos na área da saúde não são 100% online, pois precisam de atividades práticas e presenciais, porém esses números mostram, inclusive, uma mudança de mentalidade.

Os cursos que não possuem práticas, por exemplo, seria de se esperar que estivessem nessa lista, pois o estudo depende somente de conteúdo e estudo e, com isso, o ensino online faz com que seja um formato simples de ser implantado e utilizado.

Como já dissemos, uma mudança de mentalidade e de tipo de estudante está sendo notada no ensino superior e, provavelmente, esse crescimento ainda seja visto por mais um período ou talvez veremos os cursos EAD se tornarem maioria. Isso devido aos estudantes dos níveis anteriores, que vivenciaram a experiência durante a pandemia, chegarem no ensino superior.

Diante dessa lista, que possui mais de 50% dos cursos em um formato não 100% online, ou seja, no chamado modelo híbrido, enxergamos também que essa pode ser a grande tendência do ensino superior. A mescla do presencial com o ensino a distância.

Veja a lista com os 10 cursos de EAD mais procurados:

Importante ressaltar que na lista dos cursos presenciais mais procurados, mais de 70% são da área da saúde. O que mostra o quanto essa área está em desenvolvimento e crescimento.

Nessas listas não aparecem os cursos nas áreas de tecnologias, porém outras pesquisas mostram que, nos próximos anos, esses cursos estarão entre os mais procurados devido, principalmente, à demanda do mercado.

Estar atento a essas pesquisas e tendências é essencial para os profissionais que querem se destacar. Para se manter sempre atualizado e informado, continue acompanhando o blog do UniDomBosco e os melhores sites sobre educação e mercado de trabalho.

última atualização em: 16 de agosto de 2022