Quais cursos fazer na área de exatas?

Avatar
imagem-de professor-da-area-de-exatas-olhando-uma-lousa

Desde muito novos ouvimos falar da área de exatas. Normalmente, quando os alunos são muito bons em matemática, os professores dizem que eles têm facilidade na área de exatas.

Mas afinal, o que é a área de exatas?

A área de exatas é o campo da ciência que estuda os dados quantificáveis e a principal ferramenta é a matemática.

Por isso, toda a área envolve cálculos, medições, problemas, entre outras ferramentas relacionadas.

Um estudante que não gosta de matemática dificilmente se dará bem num curso da área de exatas.

Mas não é só porque o estudante gosta de matemática que ele deve fazer um curso na área de exatas.

Quais são os principais cursos na área?

A lista de cursos na área de exatas é longa e envolve cursos bastante conhecidos e outros menos e mais atuais.

O primeiro que vamos falar é o curso de Matemática, o primeiro que costuma vir à mente quando se fala da área, e que não se restringe só a formar professores. O mercado tem buscado cada vez mais, em diferentes segmentos, especialistas em matemática

Além da docência, o profissional formado em matemática atua em editoras, órgãos públicos e privados, e em diversas empresas com carreiras relacionadas às análises numéricas.

O curso de Economia também é muito procurado por aqueles que se identificam com a área de exatas. Tradicionalmente, o profissional de economia atua em bancos, bolsas de valores, gestoras de recursos. Porém, atualmente, o mercado se expandiu também para as fintechs e muitas outras empresas, com diferentes atuações, buscam economistas, por exemplo, para a área de gestão.

Ciências Contábeis é um curso bem tradicional, assim como a figura do contador. Nos dias de hoje, com o avanço da tecnologia, muitos programas foram criados nessa área, mas sem substituir a figura humana. Além da atuação como contador, em um escritório específico ou dentro de empresas, esse profissional pode atuar com consultoria, assessoria e controladoria.

A lista cresce quando falamos dos muitos cursos atualmente que envolvem tecnologia e a área de exatas. Cursos como Banco de Dados, Gestão da Tecnologia da Informação, Sistemas de Internet são cursos que conversam com a atualidade e com o futuro. Pesquisas mostram que a procura por profissionais dessas áreas nos próximos anos será sempre maior do que os profissionais que serão formados nela. Se você se identifica com tecnologia e a área de exatas, esse é um caminho muito promissor.

Cursos como Administração, Engenharia, Física, Química, Ciência da Computação são outros dos vários cursos da área de exatas que podemos citar.

É uma área ampla, com muitas opções de cursos para estudantes de diferentes perfis. Entre no site do UniDomBosco e conheça melhor nossos cursos na área de exatas.