Graduação EAD
Graduação EAD

fisioterapeuta

A carreira de fisioterapeuta é uma das bastante procuradas na área da saúde, porém muitos estudantes ao ingressarem no curso não sabem exatamente quais as áreas de atuação da profissão.

Vamos iniciar com a descrição do curso de graduação EAD em Fisioterapia do UniDomBosco para dar maior clareza sobre a profissão.

O Curso de Fisioterapia tem como objetivo os estudos do movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas alterações patológicas, cinético-funcionais, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas, objetivando a preservar, desenvolver, restaurar a integridade de órgãos, sistemas e funções, desde a elaboração do diagnóstico físico e funcional, eleição e execução dos procedimentos fisioterapêuticos pertinentes a cada situação. O curso busca formação prática e humanizado. O período de integralização do curso é de 10 semestres, o que totaliza cinco anos de curso. O curso também prevê estágios curriculares que são desenvolvidos de forma articulada e contemplam atividades práticas em Ambulatório de Fisioterapia, Rede Básica, Fisioterapia Clínica, e Fisioterapia Hospitalar.

O curso de Fisioterapia possibilita um leque de atuação, permitindo ao profissional atuar em Hospitais; Clínicas e consultórios de Fisioterapia; Empresa; Escolas Especiais; Gestão em Saúde; Docência; Pesquisa; Clubes Esportivos; Centros de Treinamentos; Centros de Estética; Lar de Idosos; SPA.

Como é o mercado de trabalho?

Dentro desse contexto pode-se ver que o mercado de trabalho é bastante amplo para o profissional de fisioterapia e pesquisas têm mostrado que a procura por esse tipo de profissional cresceu quase 200% nos últimos dois anos. Grande parte dessa procura tem relação com a pandemia e as sequelas deixadas pela Covid, mas também com o aumento da expectativa de vida e maior conhecimento por parte da população sobre a profissão e seus benefícios.

A média salarial no Brasil para o fisioterapeuta é de R$ 3.000,00, porém a variação é bem alta dependendo da especialização do profissional e local de atuação.

Falando em especialização, quais as principais áreas em que o fisioterapeuta pode atuar?

No episódio 10 do podcast Dom Universitário, as professoras Salete Do Rocio e Isabela Pelloso falaram sobre as áreas de atuação do fisioterapeuta.

Deram destaque para 13 delas, falando um pouco mais sobre cada uma.

Foi uma conversa bem interessante e vamos pincelar os principais momentos, mas para ouvir na íntegra, acesse o link: DOM Universitário- Episódio 10.

O bate-papo trouxe muitas outras informações sobre as especializações que, após a graduação, o profissional pode fazer e falou um pouco também da formação dada pelo curso de graduação.

O curso de fisioterapia traz uma formação generalista, passando pelas principais áreas de atuação e, ao final dela, o profissional escolhe em qual área quer se especializar.

Isso ocorre tanto nas pós-graduações como nas residências multiprofissionais ou de fisioterapia.

O episódio do podcast tem duração de quase uma hora e, se você já está nessa graduação ou quer ingressar, não pode deixar de ouvi-lo e aprender muito.

última atualização em: 29 de junho de 2022