comercio-exterior

Em um mundo cada vez mais globalizado e tecnológico, a área de comércio exterior tem crescido vertiginosamente.

O comércio exterior é a atividade de comercialização de serviços e produtos entre diferentes países.

O profissional que atua nesta área tem como papel principal mediar essas negociações e isso engloba diferentes formas de atuação.

O que se aprende no curso de Comércio Exterior?

O curso do UniDomBosco, na modalidade EAD, proporciona uma formação de tecnólogo, o que faz com que o estudante obtenha sua formação em 2 anos e já esteja apto a ingressar no mercado de trabalho.

Nele o aluno aprenderá disciplinas como:

É um curso que pode ser tanto uma primeira graduação para estudantes que se identificam com a área, quanto uma segunda graduação para profissionais já graduados, que enxergam o comércio exterior como uma nova forma de atuar ou complementar suas carreiras.

Quais são as áreas de atuação desse profissional?

Devido ao, como já dissemos, avanço da globalização e da tecnologia, o mercado para este profissional é bastante amplo e com muitas oportunidades.

Vamos citar alguns exemplos de atuação:

O profissional é responsável por todo o processo, desde a observação das leis de todos os países envolvidos, assim como documentações necessárias, conversão de moedas, entre outros.

Pode atuar em empresas especializadas em importação e exportação ou outros tipos de negócios que comprem e ou vendem para o exterior.

Nesse caso, o profissional é o responsável pelo processo de fluxo de embarque e desembarque.

Essa atuação também pode acontecer em empresas especializadas ou que, de alguma forma, fazem importação e exportação.

A atuação nesse caso acontece em diferentes tipos de empresas e nichos do mercado.

O profissional atua analisando taxas de câmbio, gerenciando trocas e tudo mais relacionado ao tema.

Neste órgão, os profissionais atuam na análise de documentos e produtos. O local de trabalho são os postos de chegada e saída, como portos, aeroportos e fronteiras.

Para esse trabalho é preciso prestar concurso público.

A consultoria tem crescido muito em todos os mercados e no de comércio exterior também.

Os profissionais podem atuar tanto de forma autônoma quanto em empresas, prestando consultorias sobre mercado, câmbio, métodos, negociações e outros.

A média salarial varia muito de acordo com a área e o tipo de atuação, porém, como dissemos, o mercado tem muitas oportunidades.

Você se interessa por esse mercado de trabalho? Acesse o site do UniDomBosco para saber mais informações sobre o curso e como se matricular.

Agora, se acha que o Comércio Exterior não é para você, temos muitas outras opções de cursos e talvez um teste vocacional possa ajudar.

Leia esse artigo e conte nos comentários qual é o curso que você vai fazer ainda esse ano.

última atualização em: 16 de maio de 2022