Araia Unidombosco

Direito

O curso de Direito é um dos mais antigos no Brasil. De acordo com os registros históricos, data de 1827 a criação dos primeiros cursos e das primeiras faculdades (de Direito de São Paulo e de Olinda).

De lá para cá, tem sido dos cursos com mais matriculados e formandos. Os motivos têm relação com a boa empregabilidade, a possibilidade de ingressar em uma carreira com estabilidade e bons salários, e o prestígio.

Se você se interessa pela área ou já faz o curso de Direito e quer saber quais as áreas de atuação, esse artigo vai te ajudar.

O que se aprende no curso de Direito?

No curso do UniDomBosco, na modalidade presencial e com duração de 5 anos, é fomentada a análise crítica de situações teóricas e práticas, trazendo o aluno para as mais diversas situações em que todas as ações são totalmente comprometidas com os valores de responsabilidade social, da justiça e, claro, da ética.

Para isso os estudantes aprendem disciplinas como:

Quais as áreas de atuação?

Direito

Existem 3 principais áreas de atuação para o profissional que se forma em Direito. Como dissemos, essas são as principais, porém existem outras formas de atuação.

São elas: área acadêmica, carreira jurídica e advocacia.

Na área acadêmica, o profissional irá estudar e pesquisar sobre a área do Direito e se tornar docente. Para isso, é preciso, após a graduação, fazer uma pós-graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

É uma carreira de muito estudo e dedicação, porém os salários de professores doutores nas universidades públicas, por exemplo, podem chegar a R$17.000,00.

A carreira jurídica é a que atrai grande parte dos profissionais que se formam em Direito. Os altos salários e a estabilidade trazida pelos concursos são os principais motivos. Dentre essas carreiras, podemos citar a de juiz, promotor de justiça, delegado federal, oficial de justiça, entre outras.

O ingresso nessas carreiras demanda também muito estudo e dedicação. Os concursos são bastante concorridos, além de muito exigentes. Mas, ao passar no concurso escolhido, o profissional alcança as vantagens desse tipo de carreira.

No cargo de delegado federal, por exemplo, a média salarial é de R$20.000,00.

A atuação na advocacia é bastante ampla. O profissional pode atuar como autônomo, em escritórios ou empresas. O profissional normalmente escolhe dentre as diferentes áreas em qual irá se especializar. As principais áreas de atuação no Direito no Brasil são: consumidor, trabalhista, contratual, civil, ambiental, penal, tributário, empresarial, digital, eleitoral, imobiliário, desportivo, rural, humanos e propriedade intelectual.

Fazer uma pós-graduação na área escolhida é essencial para se aprofundar e atuar de forma mais consistente.

Os salários na advocacia variam muito de acordo com o tipo de atuação e com o local onde ela é exercida. As pesquisas mostram que a média salarial é de R$3.600,00, porém existem advogados que têm salários equivalentes aos das carreiras jurídicas e acadêmica.

Se interessou por uma dessas áreas de atuação? Escreva nos comentários qual delas mais te atrai e continue acompanhando o Blog UniDomBosco para se manter sempre atualizado sobre o mercado de trabalho.

última atualização em: 10 de maio de 2022