Quais áreas de atuação do Direito

O curso de Direito é um dos mais antigos no Brasil. De acordo com os registros históricos, data de 1827 a criação dos primeiros cursos e das primeiras faculdades (de Direito de São Paulo e de Olinda).

De lá para cá, tem sido dos cursos com mais matriculados e formandos. Os motivos têm relação com a boa empregabilidade, a possibilidade de ingressar em uma carreira com estabilidade e bons salários, e o prestígio.

Se você se interessa pela área ou já faz o curso de e quer saber quais as áreas de atuação, esse artigo vai te ajudar.

O que se aprende no curso de Direito?

No curso do UniDomBosco, na modalidade presencial e com duração de 5 anos, é fomentada a análise crítica de situações teóricas e práticas, trazendo o aluno para as mais diversas situações em que todas as ações são totalmente comprometidas com os valores de responsabilidade social, da justiça e, claro, da ética.

Para isso os estudantes aprendem as seguintes disciplinas:

• Comunicação Acadêmica
  • Direito da Seguridade e Previdência Social
  • Direito Ambiental
  • Tópicos Contemporâneos do Direito

A coordenação do curso é do professor Cristiano Dionísio.

Leia o artigo “A sua carreira jurídica já começou” escrito exclusivamente pelo coordenador para o blog do UniDomBosco.

areas-de-atuacao-no-direito

Quais as áreas de atuação?

Muitas são as áreas de atuação para um profissional que se forma nessa área.

Vamos neste artigo tratar das 3 principais áreas de atuação para esse profissional. Como dissemos, essas são as principais, porém existem outras formas de atuação.

São elas: área acadêmica, carreira jurídica e advocacia.

Na área acadêmica, o profissional irá estudar e pesquisar sobre a área e se tornar docente. Para isso, é preciso, após a graduação, fazer uma pós-graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

É uma carreira de muito estudo e dedicação, porém os salários de professores doutores nas universidades públicas, por exemplo, podem chegar a R$17.000,00.

A carreira jurídica é a que atrai grande parte dos profissionais que se formam. Os altos salários e a estabilidade trazida pelos concursos são os principais motivos. Dentre essas carreiras, podemos citar a de juiz, promotor de justiça, delegado federal, oficial de justiça, entre outras.

O ingresso nessas carreiras demanda também muito estudo e dedicação. Os concursos são bastante concorridos, além de muito exigentes. Mas, ao passar no concurso escolhido, o profissional alcança as vantagens desse tipo de carreira.

No cargo de delegado federal, por exemplo, a média salarial é de R$20.000,00. No de juiz, a média salarial é de R$ 32.000,00. E no de promotor de justiça, R$ 30.000,00.

Saiba mais: Quais cursos de graduação fazer para prestar concursos públicos?

A atuação na advocacia é bastante ampla. O profissional pode atuar como autônomo, em escritórios ou empresas. O profissional normalmente escolhe dentre as diferentes áreas em qual irá se especializar. As principais áreas de atuação no Direito no Brasil são: consumidor, trabalhista, contratual, civil, ambiental, penal, tributário, empresarial, digital, eleitoral, imobiliário, desportivo, rural, humanos e propriedade intelectual.

Fazer uma pós-graduação na área escolhida é essencial para se aprofundar e atuar de forma mais consistente.

O UniDomBosco oferece dois cursos de pós-graduação, sendo eles:

Ele é ofertado na modalidade presencial com duração de 24 meses.

O curso abordará temas que ultrapassam a mera discussão de aspectos técnicos da reforma ocorrida em 2015 na legislação processual; mas do que isso, propõe um ambiente de ampla discussão em torno do papel do moderno operador do direito como moderador de litígios, além de colocá-lo diante da necessidade de compreender os contemporâneos desafios da formação pessoal e profissional que condicionam a se tornar importante ferramenta de pacificação social.

Ele é ofertado na modalidade presencial com duração de 24 meses.

O Direito do Trabalho e o Direito Processual do Trabalho sofreram substancial alteração com o advento da Lei nº 13.467 de 2017 – a chamada Reforma Trabalhista. Tal alteração modificou mais de 100 (cem) dispositivos previstos na Consolidação das Leis do Trabalho, circunstância que, por si só, engendra desafios concernentes à adaptação dos operadores do direito às novas regras. Diante dessa realidade é que o UniDomBosco oferece o curso de especialização com objetivo de propiciar aos profissionais do Direito um estudo aprofundado sobre os temas de maior repercussão.

Os salários na advocacia variam muito de acordo com o tipo de atuação e com o local onde ela é exercida. As pesquisas mostram que a média salarial é de R$3.600,00, porém existem advogados que têm salários equivalentes aos das carreiras jurídicas e acadêmica.

Saiba Mais: O poder da oratória

Se interessou por uma dessas áreas de atuação? Gosta da área mas não quer fazer o curdo de graduação em Direito? Conheça as opções de cursos tecnólogos na área.

Continue acompanhando o Blog UniDomBosco para se manter sempre atualizado sobre o mercado de trabalho.