ProUni: tudo o que você precisa saber

prouni

Você, que é universitário e está buscando uma forma de ingressar nas universidades particulares de forma mais acessível, certamente já ouviu falar de programas como o ProUni e FIES.

Porém, muitos ouvem falar e não sabem exatamente o que são e como funcionam.

Se você quiser saber sobre o FIES, leia este artigo:

Neste vamos falar sobre o Prouni para que, se você quiser se candidatar, possa estar atento aos detalhes.

O que é o ProUni?

ProUni é a abreviação de programa Universidade para Todos, que tem como principal objetivo ofertar bolsas de estudos parciais ou integrais, em cursos de graduação ou sequenciais de formação específica, tanto na modalidade presencial quanto na EAD, nas instituições de Educação de ensino superior privadas do Brasil.

Para se inscrever no ProUni, o candidato precisa ter prestado pelo menos um dos últimos exames nacionais do ensino médio (ENEM), tendo obtido, no mínimo, 450 pontos na média total das notas e não ter zerado na redação. O candidato não pode ter prestado o Enem como “treineiro”, ou seja, antes de estar no último ano do Ensino Médio.

Para participar do ProUni é preciso atender a pelo menos uma das seguintes condições:

I.tenha cursado:

• o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
  • o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista; e
  • o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;

II.seja pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação; e

III.seja professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Neste caso não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos

Caso o candidato seja pré-selecionado, é preciso comprovar renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 1,5 salários-mínimos, quando a requisição é para a bolsa integral, ou renda mensal de até 3 salários-mínimos, para bolsa parcial (que cobre 50% do valor da mensalidade).

A inscrição no programa é feita de forma gratuita pelo site e é preciso ter um cadastro no gov.br. Caso o candidato não tenha o cadastro, é preciso realizar.

Os processos de seleção acontecem duas vezes por ano, uma vez no primeiro semestre e uma vez no segundo semestre.

prouni

O UniDomBosco é cadastrado no programa. Se você já está escolhendo uma graduação para fazer e precisa dessa ajuda, fique atento às datas para o primeiro semestre de 2023 e boa sorte.