É verdade que a contabilidade conta com a matemática como sua principal ferramenta. Porém, a contabilidade é uma ciência social aplicada, que não faz parte especificamente das ciências exatas. Mas se ainda não conseguiu ver nenhum sentido nessa definição, calma que até o final do post você vai ter a certeza de que esse é o melhor lugar para ela.

Contabilidade não é exatas

Durante a vida acadêmica somos expostos às divisões de exatas, biológicas, humanas e sociais – embora esta última seja erroneamente classificada como sinônimo da ciência humana. Essa divisão de áreas acontece, meramente, por uma necessidade acadêmica em segmentar o termo “ciências”; por ser bastante abrangente, a estratégica visa esclarecer qual o foco de estudo daquela ciência.

Veja o que cada uma dessas ciências tem o compromisso de abordar:

Exatas – lidar com a exatidão por intermédio dos números, sendo uma ciência totalmente quantitativa; áreas como Física, Engenharia e Matemática estão neste grupo de estudo;

Humanas – a principal função é estudar o homem, suas relações e seu comportamento perante à sociedade; podem ser classificados como humanas a Comunicação, Pedagogia e História;

Biológicas – estuda os seres vivos e as relações que estes constituem com o meio ambiente; Biologia, Nutrição e Medicina se enquadram nessa classificação;

Sociais –  encontramos aqui o estudo das necessidades da sociedade e do homem, de forma isolada; então, enquanto o estudo das Humanas é na compreensão das relações do homem, as sociais prestam atenção ao que ele precisa.

Provavelmente até aqui você já conseguiu entender melhor o motivo da Contabilidade estar nas ciências sociais e não humanas.

Quando dizemos que as ciências sociais cuidam das necessidades do homem, temos que entender que elas podem abranger diversos campos, tais como a necessidade do homem administrar seus recursos, como a de ter seus direitos e deveres respeitados.

O interessante é que, ao cuidar das necessidade do homem como indivíduo, estamos também defendendo a melhoria no convívio social. É por isso que o Direito, Administração, Estatística, Logística, bem como a própria Contabilidade dentre muitas outras, é uma ciência social aplicada.

Para que as necessidades dos homens possam ser entendidas, é preciso que haja a junção de diversas áreas do saber; por isso, os cursos que fazem parte desta ciência são reconhecidos como interdisciplinares, pois podem ter um pouco da exatas, da humanas e da biológica em seu funcionamento.

Tudo ficou mais claro agora? Esperamos que sim!

Se estiver interessado em saber mais sobre o assunto, o Centro Universitário UniDomBosco oferece o curso de Ciências Contábeis na modalidade EaD. E se gostou desse texto, compartilhe com os amigos, continue seguindo nosso Blog e acompanhe as redes sociais do UniDomBosco.