Mega vestibular
Prorrogação de Matrícula
Prorrogação de Matrícula EAD
Crédito recorrente
Campanha Março
Ed. Física
Mega vestibular
Graduação EAD 80% off
Enfermagem presencial
Crédito recorrente
Campanha Março
Pós EAD
previous arrow
next arrow


contabilidade

É verdade que a Contabilidade se utiliza das operações matemáticas como uma de suas principais ferramentas, o que faz com que a maioria pense que ela faz parte das ciências exatas. Porém, a Contabilidade é uma ciência social aplicada.

Se ainda não conseguiu ver nenhum sentido nessa definição, calma que, até o final do artigo, ela fará sentido.

Contabilidade não é “de exatas”

Durante a vida acadêmica, somos expostos às divisões entre exatas, biológicas, humanas e sociais – embora esta última seja, erroneamente, classificada como sinônimo de ciências humanas. Essa divisão de áreas acontece, meramente, por uma necessidade acadêmica em segmentar o termo “ciências” que, por ser bastante abrangente, requer esta estratégica que visa esclarecer qual o foco de estudo de uma determinada ciência.

Veja o que cada uma dessas ciências tem o compromisso de abordar:

Exatas – lidam com a exatidão por intermédio dos números, sendo uma ciência totalmente quantitativa. Áreas como Física, Engenharia, Matemática, Arquitetura, Ciência da Computação estão neste grupo de estudo.

Humanas – a principal função é estudar o homem, suas relações e seu comportamento perante à sociedade. São exemplos a Comunicação, Pedagogia, História, Geografia, Letras.

Biológicas – estudam os seres vivos e as relações que estes constituem com o meio ambiente. Biologia, Nutrição e Medicina fazem parte dessa área.

Sociais – realizam os estudos das necessidades da sociedade e do homem, de forma isolada. Enquanto o estudo das Humanas é na compreensão das relações do homem, as sociais prestam atenção ao que ele precisa. São exemplos, além da Contabilidade, a Sociologia, Marketing, Administração, Direito, Psicologia.

Provavelmente, lendo até aqui você já conseguiu entender melhor o motivo da Contabilidade estar nas ciências sociais e não humanas, não é mesmo?

Quando se coloca que as ciências sociais cuidam das necessidades do homem, temos que entender que elas podem abranger diversos campos, tais como a necessidade de o homem administrar seus recursos, como a de ter seus direitos e deveres respeitados.

O interessante é que, ao cuidar das necessidades do homem como indivíduo, defende-se também a melhoria no convívio social. É por isso que o Direito, a Administração, a Estatística, a Logística, bem como a própria Contabilidade, fazem parte das ciências sociais aplicadas.

Contabilidade também é interdisciplinar

Para que as necessidades dos homens possam ser entendidas, é preciso que haja a junção de diversas áreas do saber. Por isso é comum ver, em definições de ciências humanas ou exatas, essas mesmas áreas sendo citadas. São as chamadas áreas interdisciplinares, ou seja, que na sua raiz ou concepção, existe mais de uma área.

A contabilidade é um exemplo muito nítido da interdisciplinaridade. Os cálculos matemáticos, como já foi dito, são uma das bases, porém ela utiliza recursos da Administração, assim como do Direito e da Economia, para atuar.

Diante de tudo isso, pode-se ver o quanto o profissional dessa área é versátil.

Observe a matriz curricular do curso de Ciências Contábeis do UiniDomBosco para comprovar isso:

Os estudantes aprendem disciplinas como: Comunicação Empresarial; Cenários Socioeconômicos; Cultura e Sociedade; Empreendedorismo e Inovação; Orientação Profissional e de Carreira; Ética; Introdução à Contabilidade; Comunicação Acadêmica;  Matemática Aplicada; Fundamentos de Administração; Direito Empresarial; Planejamento e Ferramentas Estratégicas; Contabilidade Geral; Estatística Aplicada; Matemática Financeira; Direito Trabalhista e Previdenciário; Eletiva; Contabilidade Intermediária; Contabilidade Aplicada às Instituições Sociais; Contabilidade Societária; Contabilidade e Gestão de Custos; Direito Tributário; Rotinas de Pessoal; Contabilidade Tributária; Contabilidade Avançada; Teoria da Contabilidade; Laboratório de Prática Contábil; Contabilidade Aplicada às Micro e Pequenas Empresas; Planejamento Fiscal e Tributário; Análise das Demonstrações Contábeis; Administração Financeira; Orçamento Empresarial; Auditoria Contábil; Mediação e Arbitragem; Controladoria; Laboratório de Perícia Contábil; Mercado de Capitais; Tópicos Contemporâneos em Contabilidade.

Ficou mais claro agora o porquê de a Contabilidade ser uma ciência social aplicada? Escreva nos comentários e continue acompanhando o blog e as redes sociais do UniDomBosco para se manter sempre bem informado.

última atualização em: 19 de julho de 2022