matemática

Será que a graduação em Matemática é somente para aqueles que querem se tornar professores dessa disciplina, em sala de aula?

Que ela é para aqueles que possuem afinidade com os números, com certeza ela é. Mas, como será que é a atuação de quem se forma em Matemática?

Como é a graduação em Matemática ofertada pelo UniDomBosco?

O curso é uma Licenciatura, permitindo com isso que o profissional possa lecionar a disciplina. É ofertado na modalidade EAD e tem duração de quatro anos.

A matriz curricular apresenta as seguintes disciplinas:

Mas, afinal, quais outras atuações podem ter quem faz uma graduação em Matemática?

Além de lecionar a disciplina para alunos do ensino fundamental e médio, que é, inclusive, um mercado bastante amplo e com muita oferta, tanto na rede particular quanto pública, o profissional pode atuar em outras funções dentro da educação e em outras áreas.

Na área da educação, além da sala de aula, o profissional, após fazer uma segunda graduação em pedagogia, por exemplo, pode atuar na gestão escolar. É possível também trabalhar na elaboração de materiais didáticos, outra atuação que tem crescido bastante e com grande demanda.

O profissional da matemática também pode seguir a carreira acadêmica. Seguir os estudos com mestrado e doutorado, podendo estudar com mais afinco temas que atraem o profissional, é o caminho que muitos seguem.

Fora da área da educação é comum encontrar profissionais atuando nas áreas financeiras. Tanto as empresas públicas quanto privadas contam com matemáticos fazendo projeções, cálculos e muitas outras coisas. Essa é uma área com bastante demanda.

O ramo da consultoria também atrai profissionais dessa área. A atuação é tanto para empresas, quanto para canais de comunicação.

A área de tecnologia pode ser uma boa opção para os formados em matemática. Além de ser uma área em grande crescimento, o uso da matemática é essencial, tornando-a bem atrativa.

Outras duas áreas que podem ser citadas, e que muitos nem imaginam, são a área da saúde e de design de produtos. Na área da saúde, os matemáticos podem atuar em parceria com a farmácia e a radiologia. No design de produtos, os cálculos são muito comuns e necessários.

Você, que se interessa pela graduação em Matemática, já tinha imaginado que o mercado de trabalho pudesse ser tão amplo? Se quiser saber mais sobre a graduação oferecida pelo UniDomBosco, acesse o site.

última atualização em: 11 de outubro de 2022