Para quem é a graduação em matemática?

Será que a graduação em Matemática é somente para aqueles que querem se tornar professores dessa disciplina, em sala de aula?

Que ela é para aqueles que possuem afinidade com os números, com certeza ela é. Mas, como será que é a atuação de quem se forma em Matemática?

Como é a graduação em Matemática ofertada pelo UniDomBosco?

O curso é uma Licenciatura, permitindo com isso que o profissional possa lecionar a disciplina. Ele é ofertado na modalidade EAD e tem duração de quatro anos.

A matriz curricular apresenta as seguintes disciplinas:

·        Cultura e Sociedade

·        Multiculturalismo e Educação

·        Educação Ambiental

·        Políticas Educacionais

O coordenador do curso é o professor Dalton Vinicius Kozak.

mesa-de-profissionais-de-matematica
Professional executive Business colleague team working and analyzing with new project of accounting finance, Idea presentation and meeting strategy plan of financial business investment.

Mas, afinal, quais outras atuações podem ter quem faz uma graduação em Matemática?

Além de lecionar a disciplina para alunos do ensino fundamental e médio, que é, inclusive, um mercado bastante amplo e com muita oferta, tanto na rede particular quanto pública, o profissional pode atuar em outras funções dentro da educação e em outras áreas.

Na área da educação, além da sala de aula, o profissional, após fazer uma segunda graduação em pedagogia, por exemplo, pode atuar na gestão escolar. É possível também trabalhar na elaboração de materiais didáticos, outra atuação que tem crescido bastante e com grande demanda.

Professores de matemática ganham em média R$ 5.200,00 e nos cargos de gestão a média é mais ou menos a mesma.  Na elaboração de material didático varia muito dependendo do tempo dedicado e do tipo de função, mas muitos professores costumam conciliar com a sala de aula, aumentando assim seus rendimentos mensais.

O profissional da matemática também pode seguir a carreira acadêmica. Seguir os estudos com mestrado e doutorado, podendo estudar com mais afinco temas que atraem o profissional, é o caminho que muitos seguem.

O primeiro passo nesse caminho é fazer uma pós graduação. O UniDomBosco possui diversos cursos de especialização na área da Educação.

Saiba Mais: Conheça as opções de pós-graduação em Educação

Fora da área da educação é comum encontrar profissionais atuando nas áreas financeiras. Tanto as empresas públicas quanto privadas contam com matemáticos fazendo projeções, cálculos e muitas outras coisas. Essa é uma área com bastante demanda.

O ramo da consultoria também atrai profissionais dessa área. A atuação é tanto para empresas, quanto para canais de comunicação.

A área de tecnologia pode ser uma boa opção para os formados em matemática. Além de ser uma área em grande crescimento, o uso da matemática é essencial, tornando-a bem atrativa.

O UniDomBosco oferece diferentes cursos de graduação e de pós-graduação na área da tecnologia como: Análise de desenvolvimento de sistemas, Ciência de dados e Inteligência artificial, MBA em redes de computadores:gestão e segurança.

Outras duas áreas que podem ser citadas, e que muitos nem imaginam, são a área da saúde e de design de produtos. Na área da saúde, os matemáticos podem atuar em parceria com a farmácia e a radiologia. No design de produtos, os cálculos são muito comuns e necessários.

Quer fazer uma segunda graduação?

Muitos formados em matemática acabam optando por não atuar em sala de aula, como já mostrado acima, e com isso procuram fazer uma segunda graduação.

Já citamos aqui os cursos relacionados a área de finanças e tecnologia, porém é também bastante comum optarem por cursos como Engenharia ou Administração.

O UniDomBosco oferece três cursos na área da Engenharia, sendo eles: Civil, de Produção e Elétrica. Todos eles na modalidade EAD.

Já o curso de Administração é oferecido tanto no EAD, quanto no Presencial.

Uma segunda graduação é uma escolha que pode ser bem interessante e trazer muitos benefícios acadêmicos e profissionais.

Você, que se interessa pela graduação em Matemática, já tinha imaginado que o mercado de trabalho pudesse ser tão amplo? Se quiser saber mais sobre a graduação oferecida pelo UniDomBosco, acesse o site.