O que se aprende na graduação em Logística

A logística faz mais parte da vida das pessoas do que elas podem imaginar. Uma palavra que às vezes é pouco conhecida pela maioria, mas que possibilita que, por exemplo, muitos dos produtos que consumimos cheguem até nós.

Afinal, o que é logística?

A logística (gr. logistikḗ, f.fem. de logistikós,ḗ,ón ‘relativo ao cálculo; que diz respeito ao raciocínio’) é uma especialidade da administração responsável por prover recursos e informações para a execução de todas as atividades de uma organização. Sendo uma especialidade da administração que visa a suprir recursos, ela envolve também a aplicação de conhecimentos de outras áreas como a engenharia, economia, contabilidade, estatística, marketing, tecnologia e recursos humanos.

logistica-em-um-armazem

Como é o mercado de trabalho?

O mercado para esse profissional está bastante aquecido. O avanço tecnológico que não para de acontecer, aliado ao crescimento de alguns mercados, faz com que indústrias, aeroportos, portos, transportadoras, e-commerce, atacadistas e varejistas procurem cada vez mais por esse tipo de profissional.

Um bom profissional ajuda as empresas a reduzirem custos, aumentarem eficiência e se tornarem mais competitivas.

Os salários, em sua maioria, são bem atrativos, mas dependem muito da área de atuação e do cargo ocupado.

Algumas pesquisas mostram que os salários podem iniciar na média de R$2.000,00, para mestre de logística, e chegar até R$33.000,00 para o cargo de diretor de logística.

A formação em graduação mais comum oferecida em Logística é a de tecnólogo.

Existem também as opções de pós-graduação, que são indicadas tanto para profissionais de outras formações, mas que se interessam sobre a área, como para os que se formaram na graduação.

Saiba mais: 5 dicas de sites de cursos gratuitos para melhorar seu currículo

O que se aprende na graduação?

O curso de graduação tecnólogo em Logística do UniDomBosco tem duração de dois anos, na modalidade EAD.

Durante o curso o aluno aprenderá as seguintes disciplinas:

• Comunicação Empresarial
  • Cenários Socioeconômicos
  • Cultura e Sociedade
  • Empreendedorismo e Inovação
  • Orientação Profissional e de Carreira
  • Gestão de Contratos
  • Matemática aplicada à logística
  • Planejamento Estratégico
  • Gestão da cadeia de suprimentos
  • Contabilidade Geral
  • Logística empresarial
  • Gestão de estoques, armazenagem e movimentação
  • Gestão de Custos Logísticos
  • Distribuição Física
  • Administração de Materiais e gestão de compras
  • Organização e Estrutura Portuária
  • Tecnologias do transporte de carga
  • Administração da produção e operações
  • Gestão Fiscal e Tributária
  • Legislação Aduaneira
  • Comércio Exterior
  • Logística Internacional
  • Logística Reversa

Um dos principais objetivos do curso ofertado pelo UniDomBosco é que, ao final, o aluno esteja capacitado a compreender que a logística é parte integrante da estratégia corporativa, levando em consideração todos os aspectos envolvidos e seus benefícios . Tem como objetivo, também, que, como profissional, possa assessorar as organizações na área, tomando decisões estratégicas e táticas, assim como atuar no inventário de estoques, sistemas de abastecimento, programação e monitoramento, entre outras demandas.

O curso tem como importante vantagem profissional as formações intermediárias que possibilitam que o estudante ingresse no mercado de trabalho antes da conclusão do curso.

As formações são: Assistente em logística (ao final do segundo semestre), Analista em Distribuição e transporte (ao final do terceiro semestre) e Analista de logística internacional (ao final do terceiro semestre).

Saiba mais: Faço uma segunda graduação ou pós-graduação?

Quais opções de pós-graduação na área?

O UniDomBosco oferece três cursos de pós-graduação EAD, sendo eles:

O curso de MBA Executivo em Gestão da Cadeia de Suprimentos prepara o profissional para gerenciar estrategicamente técnicas de transportes, estoques, custos e compras em organizações de diversos setores, além de ensinar fundamentos de planejamento, execução, controle de produção e monitoramento das atividades da cadeia de suprimentos.

O curso de MBA Executivo em Gestão de Logística proporciona ao participante o conhecimento sobre processos logísticos, compras, estoque e produção, além dos fundamentos de gestão da qualidade na logística. Oferece, ainda, uma visão técnica sobre o assunto, o que construirá um profissional com visão ampla, capaz de planejar e prever possíveis perdas de produtividade. A logística hoje é importante para se evitar perdas e desperdícios, havendo prejuízo de seu produtor. Pensando nisso, montamos um curso capaz de tornar um profissional mais consciente e com fundamentos sobre os processos, que facilitará o manejo de materiais.

O curso de MBA Executivo Gestão de Logística e Operações possibilita aos profissionais técnicas de estratégias e operações de logística, auxiliando-os na tomada de decisões relativas a estoques, demanda, cadeia de suprimento e outros assuntos relacionados à logística, utilizando uma metodologia ensino-aprendizado dinâmica e voltada para a aplicação das ferramentas gerenciais de forma integrada.

Seja qual for a sua opção, graduação ou pós-graduação, o UniDomBosco é para você.

Continue acompanhando o Blog UniDomBosco e nossas redes sociais para se manter sempre informado.