O que faz um profissional de nutrição.

Tem crescido a cada ano a busca por uma vida mais saudável e com isso a procura pelos profissionais de nutrição tem aumentado.

O aumento da procura pelo curso de nutrição também cresceu, mas será que o profissional dessa área atua somente prescrevendo dietas?

Quais as áreas de atuação do profissional de Nutrição?

Antes de falar em quais áreas um profissional de nutrição pode atuar, é importante entender quais são as suas capacitações.

O profissional da nutrição é capacitado para: atuar na prevenção, promoção e recuperação da saúde do ser humano. Para isso, planeja, executa e avalia, tendo como base os conhecimentos da ciência da nutrição e da alimentação.

Dentro disso, ele pode atuar nas seguintes áreas:

É nessa atuação que o profissional avalia, supervisiona e prescreve dietas para os pacientes. O profissional que faz atuação clínica planeja programas de reeducação alimentar, de acordo com as necessidades específicas de cada paciente.

No âmbito da saúde pública, o profissional da nutrição atua elaborando programas alimentares e de suplementação em escolas, creches e centros de saúde. Pode também fazer inspeções sanitárias, análise de processo dos alimentos, dos equipamentos e dos produtos finais.

Essa atuação ocorre em restaurantes, escolas, hospitais e firmas especializadas em alimentação. O profissional tanto treina e supervisiona a equipe, quanto escolhe, compra, estoca, cuida da higiene e da preparação dos alimentos.

O profissional da nutrição pode atuar montando cursos de educação alimentar para diferentes tipos de públicos.

Organizar cozinhas experimentais, testar receitas, coordenar pesquisas de produtos, tanto em empresas que criam os produtos quanto em empresas focadas em marketing para o cliente final.

É possível atuar em laboratórios de pesquisas alimentares, universidades, centros científicos. Atua tanto estudando hábitos alimentares e o estado nutricional dos indivíduos, quanto na investigação de nutrientes e propriedades de alimentos.

Essa atuação é bem ampla e pode ocorrer para pessoas específicas, como esportistas, ou pessoas com algum tipo de necessidade especial ou para empresas. E vai desde planejar espaços físicos e dietas, até realizar avaliações e inspeções.

Vale a pena fazer a graduação em Nutrição?

As graduações na área da saúde têm sido bastante procuradas e, como já dissemos, a nutrição tem tido destaque devido à busca atual por uma vida mais saudável.

Como pudemos mostrar, muitas são as áreas de atuação de um profissional da nutrição, fazendo com que seja uma ótima opção de carreira para quem se identifica com alimentação, cuidados com a saúde e o corpo.

Se você é essa pessoa, entre no nosso site e pesquise mais sobre a graduação em nutrição.

Gostando do nosso conteúdo? Continue acompanhando o Blog e aproveite para seguir também as redes sociais do UniDomBosco.