O que é e como é MBA no Brasil?

Avatar
imagem-com-escrito-de-mba

O MBA no Brasil é um curso lato sensu voltado para profissionais que desejam aperfeiçoar habilidades e adquirir conhecimentos de uma específica área da administração, por isso é muito procurado por gestores, empresários e executivos.

A sigla MBA vem do inglês e significa Master in Business Administration. Nos Estados Unidos, o curso tem peso de mestrado, porém no Brasil ele é classificado como especialização.

Como é o curso?

Segundo Karla Alcides, diretora de Comunicação da Anamba (Associação Nacional de MBA), diferente do curso de pós-graduação, que pode ser em qualquer área, o curso de MBA no Brasil é voltado para a área de negócios.

Os alunos entram em contato com as ferramentas de gestão para discutir situações reais, por exemplo, como cases de sucesso: “Os professores trazem a sua experiência e a de executivos do mercado para as aulas. Além disso, o MBA é um requisito para conseguir um cargo de gestão”, afirma Karla.

Tipos de MBA no Brasil

No Brasil, o número de MBAs com foco em um tema específico apresenta crescimento, como marketing, logística, finanças e saúde. O aluno deve analisar com atenção a grade curricular, visto que mesmo os MBAs segmentados devem dedicar boa parte do tempo às disciplinas de gestão e administração.

Duração e carga horária

O MEC (Ministério da Educação) só reconhece os cursos de MBA no Brasil com duração mínima de 360 horas/aula.

A Anamba “rotula” os cursos com 360 horas/aula como “padrão Brasil”, e os de 480 horas entram como “padrão global”.

Trabalho de conclusão e certificado

A maioria das instituições de ensino exige, como trabalho de conclusão de curso, uma monografia. A Anamba aconselha que esse trabalho deve ser feito individualmente, com a orientação de um professor, sobre algum tema abordado no curso e relacionado à profissão do aluno.

Ao completar o curso, o aluno recebe o título de especialista, não sendo necessário defender o trabalho diante de uma banca, como ocorre na pós-graduação stricto sensu. De acordo com as pesquisas, a procura por MBA no Brasil tem crescido bastante, principalmente nesse momento de pandemia.

Os especialistas acreditam que essa nova realidade no mercado de trabalho trazida pela pandemia fez com que os profissionais percebessem a necessidade de atualização. O MBA no Brasil é certamente um caminho importante para aqueles profissionais de gestão que buscam  elevar seu nível de atuação e ação no mercado de trabalho.

Você já fez um MBA? Se interessa em desenvolver a carreira por meio de um curso do tipo? Deixe a sua opinião nos comentários e continue seguindo o Blog e as redes sociais do UniDomBosco para ver mais conteúdos.