Crédito recorrente
Odontologia
Campanha Março
Ed. Física
Transferência Presencial
Graduação Presencial
Graduação Pres
Crédito recorrente
Odontologia
Campanha Março
Ed. Física
Transferência Presencial
Graduação Presencial
Graduação Pres
previous arrow
next arrow


dia-da-internet-segura

Dia 8 de fevereiro é o dia da internet segura.

Esse dia foi criado pela Rede Insafe, na Europa, e tem como objetivo envolver e unir os diferentes atores, públicos e privados, na promoção de atividades de conscientização em torno do uso seguro, ético e responsável das Tecnologias de Informação e Comunicação.

Uma iniciativa que reúne, atualmente, mais de 200 países e acontece não só no dia 08/02, mas também durante os meses de janeiro e fevereiro, de forma on e offline. 

No Brasil, temos o portal internet segura, idealizado pelo GCI.br, que reúne iniciativas de conscientização sobre segurança e uso responsável da internet no Brasil.

São iniciativas importantes e que precisam ser difundidas. De acordo com as pesquisas, o número de golpes na internet cresce em proporções altíssimas a cada ano. Algumas dizem que, em 2021, em cada 10 pessoas, 6 já sofreram algum tipo de golpe na internet.

A conscientização sobre as formas de se manter seguro são essenciais para diminuir esses números.

E falando em internet segura, vamos falar da LGPD 

A lei geral de proteção de dados foi aprovada no Brasil em 2018 e teve sua fase final de implementação em 2021.

A lei tem o objetivo de proteger os dados dos usuários e, com isso, acaba trazendo mais segurança na internet, em alguns aspectos.

A LGPD, tratando de forma bem simples, visa manter os dados pessoais dos indivíduos protegidos contra eventuais ataques, invasões e vazamentos de informações.

Para isso trouxe uma regularização sobre como esses dados são coletados e utilizados pelos mais diferentes tipos de empresas e serviços. Os usuários passaram a ter o “poder” de controlar o uso dos seus dados ao informá-los, por exemplo, para realizar um cadastro de compra em uma loja, ou uma assinatura de um streaming.

Com esse controle é possível, caso eles sejam usados de forma inadequada, acionar essa empresa que fez a coleta dos dados e também garante uma maior segurança de que ou quais dados circulam pela internet e possam ser alvo de vazamentos.

É uma lei importante, que veio em um momento propício e necessário.

Outras leis, como a 14.155/21, que amplia penas por crimes de furto e estelionato praticados com o uso de dispositivos eletrônicos, surgiram e surgem nesse caminho de proteção dos usuários contra as questões “ruins” advindas da internet.

Não só no dia da internet segura, mas como em todos os outros, é preciso estar atento ao como se posicionar e como utilizar a internet, pois, infelizmente, pessoas com intenções desvirtuadas usam a tecnologia da forma que não deveriam.

Que esse dia ajude a conscientizar sobre a importância do uso da internet da melhor forma e dos meios de se proteger nesse ambiente.

Continue acompanhando o Blog UniDomBosco para se manter atualizado.

 

 

 

 

última atualização em: 1 de fevereiro de 2022