Não cometa esses erros na pós-graduação.

Concluir a graduação e partir para uma pós-graduação parece a coisa mais simples do mundo e é justamente nesse pensamento simplista que muitos acabam se atrapalhando. O que era para se tornar um avanço de carreira torna-se um atraso de vida.

Então, se você está nesse momento decisivo, preste atenção e não cometa esses erros na pós-graduação. 

Money, money, money

Muito cuidado para não apostar sua vida em um salário e escolher uma pós-graduação apenas pelo retorno monetário. Dinheiro não é tudo!

Não é raro encontrar pessoas bem remuneradas que são infelizes em suas profissões, isso porque o salário só cai uma vez por mês na conta, enquanto você precisa ir TODOS OS DIAS trabalhar. Além disso, o amor por uma profissão que gera prazer pode render muito mais lucro do que uma carreira ‘aparentemente’ prestigiada.

Então, nada de escolher uma carreira apenas por dinheiro… ouça seu coração antes de tomar essa decisão tão séria. 

Especialização só no papel

Um produto pode ser muito barato, mas se ele não funciona acaba se tornando algo extremamente caro, certo?

A pós-graduação, quando não tem tanta funcionalidade em sua carreira, é como esse produto que não fornece retorno. Portanto, é importante escolher um tema que seja útil, porque, além do custo monetário, há o custo do seu tempo em se dedicar aos estudos. 

Assim, procure pesquisar muito bem antes de escolher o tema que irá agregar seu currículo e fazer diferença em suas habilidades técnicas. 

Deixa a vida me levar

Todo curso exige um sério comprometimento do seu tempo porque, além de acompanhar as aulas, é importante arranjar tempo para estudar. Não adote o pensamento do “deixa a vida me levar”, sem consultar e mensurar o investimento de horas que serão necessárias para aproveitar ao máximo a sua pós-graduação. 

Quem tem uma vida corrida pode obter excelentes resultados ao escolher o EAD, mas sem ter disciplina é complicado colher bons resultados na modalidade. Procure compreender o momento que você está vivendo e sua personalidade antes de determinar se o curso será presencial ou a distância. 

Perder as últimas do mercado

O mercado está em constante mudança e acompanhar as tendências contribui no momento de tomar decisões e identificar as pós-graduações mais estratégicas para o seu currículo.

Pode ser que o tema que você está pensando em se especializar esteja sendo integrado a outro curso que pode oferecer o melhor “custo-benefício”.

Novamente, nada de se precipitar, pesquise muito antes de tomar uma decisão tão delicada e que impactará sua vida. 

Tiro no escuro

Tem gente que escolhe um curso e universidade sem pesquisar antes, o que é um verdadeiro convite à decepção. Ao optar por uma pós-graduação, é importante entender que algumas universidades são melhores e outras piores, portanto é fundamental pesquisar a metodologia fornecida, grade de aulas e as notas da instituição no portal do MEC. 

Nada de economizar esforços em obter o máximo de informações sobre um investimento que vai mudar significativamente sua vida. 

Tô pagando!”

Há quem se engane com o pensamento de que basta um título de especialização bacana no currículo para que as portas do mercado sejam abertas instantaneamente, e por isso acaba escolhendo instituições que não são as melhores.

Então, já sabe: nada de ser “mão de vaca” na hora de escolher sua especialização. Agora, se ela realmente estiver com um preço bom e apresentar a estrutura necessária, não deixe de aproveitar! 

 

Escolher fazer sua pós-graduação no UniDomBosco é uma ótima forma de continuar os estudos livre de erros. Venha conhecer um pouco mais sobre nossos cursos EAD que todos os anos contribuem com a qualificação de diversos profissionais. 

Acesse nosso site e se informe mais.

última atualização em: 2 de dezembro de 2021