Melhores documentários dos últimos anos

Avatar

documentários

Você tem costume de assistir a documentários?

Documentário é uma produção artística, via de regra um filme não-ficcional, que se caracteriza principalmente pelo compromisso da exploração da realidade. Isto não significa que represente a realidade «tal como ela é»: o documentário, assim como o cinema de ficção, é uma representação parcial e subjetiva da realidade.

Não é o costume ou gosto da maioria, porém é um gênero bastante interessante e pode ajudar muito os estudantes durante a vida acadêmica.

Elaborar uma lista com os melhores documentários não é uma tarefa simples e, certamente, muitos ficarão de fora.

A Associação Internacional de Documentários publica algumas listas e para quem gosta no site existem também outros tipos de conteúdos

Na nossa lista buscamos falar dos que estão disponíveis no Netflix e Youtube, para facilitar a pesquisa dos interessados.

Leia a lista e ao final acrescente outros que você acha que valem a pena serem assistidos.

Prepare também a pipoca e bom entretenimento.

  • Filmes que marcaram época

Por meio de entrevistas com o elenco e a equipe técnica, os episódios mostram os bastidores das produções. Mostram as diferentes fases do processo criativo.

  • O Dilema das Redes

O documentário mostra como os detentores da tecnologia possuem controle sobre a maneira como as pessoas pensam, agem e vivem.

  • Minha História

Conta uma parte da história da ex-primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama.

  • Grandes Momentos da Segunda Guerra em cores

Fala sobre diversos momentos da guerra. Tem apoio de historiadores e gravações restauradas e coloridas de confrontos, como Dia D e o ataque japonês a Pearl Harbor.

  • Democracia em Vertigem

A cineasta Petra Costa documenta a ascensão e queda de um grupo político e a polarização do Brasil.

  • Supersize me

Nesse documentário é possível acompanhar as mudanças no corpo e na saúde de Morgar Spurlock após resolver adotar uma dieta somente de alimentos servidos em fast-foods e hipercalóricos.

  • A história da Coca-cola

Conta desde o surgimento até a valorização da marca, mostrando o poder dela na sociedade.

  • Ilha das Flores

Fala sobre a produção de lixo e os locais inapropriados de descarte. Mostra a vida dos que sobrevivem do que é considerado lixo para muitos.

  • Os Segredos de Saqqara

O documentário acompanha um grupo de arqueólogos investigando alguns segredos do Egito Antigo.

  • Elas Contra O Serial Killer

Esse documentário conta sobre uma chefe de polícia e a mãe de uma vítima de assassinato na busca por um serial killer, nos anos 90, em Paris.

Já assistiu a algum deles? Coloque nos comentários algum outro que você assistiu e que acha que faltou por aqui.

Continue acompanhando o Blog UniDomBosco e as redes sociais que diariamente trazem conteúdos interessantes sobre diversos assuntos.