Já pensou sobre a importância da inovação no mercado atual?

Avatar

inovação

Inovação é uma das palavras que mais se ouve nos dias atuais, muito porque ela tem sido um dos grandes diferenciais no mercado. Diferencial individual e coletivo.

Inovação no dicionário é: ação ou efeito de inovar/ por extensão: aquilo que é novo, coisa nova, novidade.

Ou seja, inovação tem relação com criatividade, pensar fora da caixa, enxergar além do óbvio, habilidades bastante requeridas no mercado de trabalho atualmente.

Mas, afinal, por que isso tudo tem sido tão importante?

O primeiro ponto é porque inovação, como já falamos, traz diferencial competitivo e agrega valor.

Um profissional que se diferencia tem mais oportunidades no mercado. Uma empresa que se diferencia gera melhores resultados.

O segundo é que inovação é muito mais do que criação e ideias no papel, inovação tem relação com colocar em prática ideias que muitas vezes nem são novas e revolucionárias. Mas, ao serem funcionais e trazerem resultados práticos, se tornam inovadoras.

Inovar sempre foi importante e um diferencial, porém em um mundo globalizado e conectado de uma forma cada vez mais rápida e acessível, isso se tornou essencial.

Quem não inova e se inova perde com muita facilidade e rapidez o controle e os bons resultados.

A pandemia é um bom exemplo para darmos sobre isso. Ela chegou e mudou, do dia para a noite, a forma como a maioria das pessoas trabalhava. Mesmo que tenha sido por pouco tempo, uma parcela das pessoas vivenciou um esquema de trabalho muito diverso do seu comum, por exemplo, e foi preciso inovar para manter os bons resultados nessa situação adversa.

Podemos citar também as lojas físicas que em um dia estavam abertas e atendendo a clientes e com seus estoques rotineiros e no outro estavam de portas fechadas. Quem não inovou quebrou. Literalmente.

As empresas que buscaram soluções rápidas para atender a seus clientes e manter suas vendas, utilizando redes sociais, delivery e outros conseguiram, de alguma forma, se manter. Aquelas que somente enxergaram o problema e não focaram nas soluções, no mínimo perderam tempo e dinheiro.

E assim é todos os dias, em maior ou menor proporção, o mercado de trabalho. Sempre é preciso focar na solução e não no problema. E aqueles que possuem as habilidades para inovar obtêm melhores resultados.

Habilidades podem ser aprendidas e lapidadas. Portanto, se você tem dificuldade de ser criativo, de achar soluções, de pensar além do problema, busque o quanto antes entender o quanto isso é um diferencial e procure formas de adquirir as habilidades para ser aquele que inova.

A inovação é uma das molas propulsoras das grandes conquistas. Não é inventar a roda, mas fazer o carro andar, mesmo em situações nada convencionais ou atípicas.

Conte nos comentários quais você acha que são as boas formas de adquirir essas habilidades e inovar sempre.