Graduação EAD
Graduação EAD

ja-ouviu-falar-sobre-a-graduacao-em-coaching-e-desenvolvimento-humano

Nunca se falou e se ouviu tanto sobre coaching e desenvolvimento humano.

Isso devido certamente a vivermos um momento mundial no qual a busca pelo entendimento individual para viver de forma qualitativa o pessoal e o coletivo é cada vez maior.

Diante disso, a busca pela graduação em Coaching e Desenvolvimento Humano também tem crescido.

O UniDomBosco criou um curso de graduação e vamos falar um pouco mais sobre ele.

Quem é o profissional de coaching e desenvolvimento humano

O coach é o profissional que, com a devida formação, conduz o processo de Coaching buscando ajudar os clientes a se conhecerem melhor, identificarem e desenvolverem habilidades e superarem limitações na busca de seus objetivos. Esses objetivos podem ser de qualquer área da vida e os coachs costumam se especializar em alguma delas como: relacionamento, produtividade, entre outras.

A graduação em Coaching e Desenvolvimento Humano proporciona a formação necessária para essa atuação.

Mercado

Como já dissemos, o mercado nessa área está altamente aquecido.

As empresas dos mais diferentes nichos e portes têm buscado esse tipo de profissional para treinarem suas equipes.

Assim como existe também a procura de indivíduos com os mais diferentes objetivos em busca de maior conhecimento de suas capacidades e dispostos a aprender a usar ferramentas que os ajudem nesse processo.

O que se aprende no curso?

O curso aborda temas como: gestão de projetos, sistemas de informação, mediação, recursos humanos, liderança e design thinking, buscando oferecer uma formação ampla ao profissional.

Esses temas são abordados em disciplinas como:

O curso tem duração de 2 anos, pois é um curso de graduação conhecido como tecnólogo e que tem foco principal na prática profissional, sendo oferecido na modalidade EAD.

Atuação

A atuação é vasta, tanto de campo de atuação quanto de área de atuação.

Como já dito, o coach normalmente escolhe uma área de atuação como: relacionamento, negócios, carreira, finanças, vida pessoal e dentro disso ele pode atuar individual ou coletivamente.

Individualmente são as sessões de atendimento, que diferem muito de perfil de acordo com cada profissional e a área de atuação.

Coletivamente pode ser por meio de palestras, cursos e imersões em grupo.

Diante dessa gama de opções, é possível perceber que muitas são as opções de atuação e com isso também as de ganho.

A variação salarial é grande, dependendo do tipo de trabalho, mas podemos citar como exemplo as sessões individuais que podem variar de R$100,00 a R$3.000,00, dependendo da experiência do profissional e sua área de atuação.

Escuta essa…

E, para você que se interessou pelo curso de Coaching e Desenvolvimento Humano, uma dica bem interessante é escutar o episódio 11 do DOM Universitário, o podcast do UniDomBosco no qual as professoras do curso, Adriana Franzoni e Lorena Vedovato, falam sobre o tema “Habilidades sociais no desenvolvimento da carreira”.

Além de conhecer um pouco dessas duas excelentes profissionais, neste episódio você vai poder ouvir um pouco sobre esse tema e também sobre o curso.

Logo no início, Lorena fala sobre o coach como profissional: “Costumo dizer que o coach amplia os nossos horizontes”. Com essa fala, ela mostra como, na sua opinião, o trabalho do coach acontece.

Principalmente para desmistificar o que se fala e se pensa sobre o profissional. Alinhar que ele é um profissional capacitado com conhecimentos que ajudam a ampliar o horizonte.

E daí, ela divide o caminho para o tema central em duas etapas: habilidades sociais e o desenvolvimento de carreira.

Introduz dizendo que habilidades sociais são fundamentais para chegarmos ao ponto em que estamos hoje em tecnologia, evolução e outras. Socialização é algo intrínseco. O ser humano busca socialização. Habilidades sociais são parte da nossa identidade.

E como desenvolvemos a nossa? Por meio das nossas interações sociais.

Ela traz muitos exemplos para explicar melhor sobre isso e faz alguns questionamentos importantes: Como você avalia suas habilidades sociais? Quais habilidades sociais você acha importante? Você acha que o extrovertido é que tem mais habilidades sociais?

Diz também que não dá pra falar de desenvolvimento de carreira sem falar sobre o desenvolvimento como um todo. E fala um pouco sobre como a concepção e os estudos sobre desenvolvimento se expandiram com o decorrer do tempo.

Mostra que hoje se enxerga o desenvolvimento como plural e composto por bio/psico/social e que o profissional que somos é uma soma dos três, agindo de maneira simultânea.

E, com isso, cada um é um ser único, que tem um desenvolvimento de carreira também único.

A conversa continua fluindo e a professora Adriana complementa, dando suas contribuições sobre o tema.

Gostou dessa pequena “palhinha” sobre o episódio? Então, clica no link e escute integralmente, porque não vai se arrepender.

Quer saber mais sobre algum outro curso do UniDomBosco? Escreva nos comentários e continue acompanhando o Blog e nossas redes sociais.

última atualização em: 9 de setembro de 2022