Graduação EAD
Mega vestibular
Prorrogação de Matrícula EAD
Crédito recorrente
Campanha Março
Ed. Física
Graduação EAD
Mega vestibular
Enfermagem presencial
Crédito recorrente
Campanha Março
Pós EAD
previous arrow
next arrow


ja-ouviu-falar-sobre-a-graduacao-em-coaching-e-desenvolvimento-humano

Nunca se falou e se ouviu tanto sobre coaching e desenvolvimento humano.

Isso devido certamente a vivermos um momento mundial no qual a busca pelo entendimento individual para viver de forma qualitativa o pessoal e o coletivo é cada vez maior.

Diante disso, a busca pela graduação em Coaching e Desenvolvimento Humano também tem crescido.

O UniDomBosco criou um curso de graduação e vamos falar um pouco mais sobre ele.

Quem é o profissional de coaching e desenvolvimento humano

O coach é o profissional que, com a devida formação, conduz o processo de Coaching buscando ajudar os clientes a se conhecerem melhor, identificarem e desenvolverem habilidades e superarem limitações na busca de seus objetivos. Esses objetivos podem ser de qualquer área da vida e os coachs costumam se especializar em alguma delas como: relacionamento, produtividade, entre outras.

A graduação em Coaching e Desenvolvimento Humano proporciona a formação necessária para essa atuação.

Mercado

Como já dissemos, o mercado nessa área está altamente aquecido.

As empresas dos mais diferentes nichos e portes têm buscado esse tipo de profissional para treinarem suas equipes.

Assim como existe também a procura de indivíduos com os mais diferentes objetivos em busca de maior conhecimento de suas capacidades e dispostos a aprender a usar ferramentas que os ajudem nesse processo.

O que se aprende no curso?

O curso aborda temas como: gestão de projetos, sistemas de informação, mediação, recursos humanos, liderança e design thinking, buscando oferecer uma formação ampla ao profissional.

Esses temas são abordados em disciplinas como:

O curso tem duração de 2 anos, pois é um curso de graduação conhecido como tecnólogo e que tem foco principal na prática profissional, sendo oferecido na modalidade EAD.

Atuação

A atuação é vasta, tanto de campo de atuação quanto de área de atuação.

Como já dito, o coach normalmente escolhe uma área de atuação como: relacionamento, negócios, carreira, finanças, vida pessoal e dentro disso ele pode atuar individual ou coletivamente.

Individualmente são as sessões de atendimento, que diferem muito de perfil de acordo com cada profissional e a área de atuação.

Coletivamente pode ser por meio de palestras, cursos e imersões em grupo.

Diante dessa gama de opções, é possível perceber que muitas são as opções de atuação e com isso também as de ganho.

A variação salarial é grande, dependendo do tipo de trabalho, mas podemos citar como exemplo as sessões individuais que podem variar de R$100,00 a R$3.000,00, dependendo da experiência do profissional e sua área de atuação.

Escuta essa…

E, para você que se interessou pelo curso de Coaching e Desenvolvimento Humano, uma dica bem interessante é escutar o episódio 11 do DOM Universitário, o podcast do UniDomBosco no qual as professoras do curso, Adriana Franzoni e Lorena Vedovato, falam sobre o tema “Habilidades sociais no desenvolvimento da carreira”.

Além de conhecer um pouco dessas duas excelentes profissionais, neste episódio você vai poder ouvir um pouco sobre esse tema e também sobre o curso.

Logo no início, Lorena fala sobre o coach como profissional: “Costumo dizer que o coach amplia os nossos horizontes”. Com essa fala, ela mostra como, na sua opinião, o trabalho do coach acontece.

Principalmente para desmistificar o que se fala e se pensa sobre o profissional. Alinhar que ele é um profissional capacitado com conhecimentos que ajudam a ampliar o horizonte.

E daí, ela divide o caminho para o tema central em duas etapas: habilidades sociais e o desenvolvimento de carreira.

Introduz dizendo que habilidades sociais são fundamentais para chegarmos ao ponto em que estamos hoje em tecnologia, evolução e outras. Socialização é algo intrínseco. O ser humano busca socialização. Habilidades sociais são parte da nossa identidade.

E como desenvolvemos a nossa? Por meio das nossas interações sociais.

Ela traz muitos exemplos para explicar melhor sobre isso e faz alguns questionamentos importantes: Como você avalia suas habilidades sociais? Quais habilidades sociais você acha importante? Você acha que o extrovertido é que tem mais habilidades sociais?

Diz também que não dá pra falar de desenvolvimento de carreira sem falar sobre o desenvolvimento como um todo. E fala um pouco sobre como a concepção e os estudos sobre desenvolvimento se expandiram com o decorrer do tempo.

Mostra que hoje se enxerga o desenvolvimento como plural e composto por bio/psico/social e que o profissional que somos é uma soma dos três, agindo de maneira simultânea.

E, com isso, cada um é um ser único, que tem um desenvolvimento de carreira também único.

A conversa continua fluindo e a professora Adriana complementa, dando suas contribuições sobre o tema.

Gostou dessa pequena “palhinha” sobre o episódio? Então, clica no link e escute integralmente, porque não vai se arrepender.

 Quer saber mais sobre algum outro curso do UniDomBosco? Escreva nos comentários e continue acompanhando o Blog e nossas redes sociais.

 

última atualização em: 9 de setembro de 2022