Já ouviu falar em intercâmbio profissional?

Avatar
imagem-fazendo-alusao-ao-intercambio-profisisonal

Intercâmbio é um termo bastante ouvido e divulgado, porém grande parte das pessoas, quando escuta sobre ele, relaciona aos estudantes de Ensino Médio que durante um período vão realizar esses estudos em outro país. Esse é conhecido como intercâmbio High School. Porém, existem diferentes tipos de intercâmbio e é sobre o profissional que vamos tratar neste artigo.

Mas, antes de falar sobre o intercâmbio profissional, é preciso esclarecer o que é intercâmbio e quais os outros tipos que existem.

O que é intercâmbio?

Na definição do dicionário: 1. troca recíproca; permuta 2. reciprocidade de relações (económicas, culturais, etc.) entre países ou instituições.

Na definição cotidiana, seria viver por um determinado tempo em um outro país, com um objetivo definido, como estudo ou trabalho.

Quais são os tipos de intercâmbio?

Existem diferentes tipos de intercâmbio e vamos citar, de forma breve, alguns que são os principais e mais conhecidos.

A principal dica é buscar agências especializadas para obter maiores informações, além de garantias e segurança. Tudo isso é essencial, pois se trata de viver em outro país e investir um valor significativo em dinheiro. Devido a tudo isso, é essencial buscar a maior quantidade de informações possíveis.

  • High School

Esse tipo, que já foi citado no início do artigo, é aquele no qual o estudante de Ensino Médio vai estudar durante um período em outro país. Normalmente ele é acolhido por uma família e passa a vivenciar as experiências estudantis e culturais por esse intermédio. 

  • Curso de idiomas

Esse também é um dos tipos de intercâmbio mais conhecidos. Neste tipo, o objetivo é o estudo da língua e a mais comum é o inglês. 

É realizado por pessoas da mais variadas faixa etárias e não possui um tempo mínimo ou máximo. Depende muito do tempo disponível para o estudo. Isso faz com que ele seja bastante flexível e, com isso, muitos estudantes e profissionais realizam esse tipo de intercâmbio em suas férias.

  • Au pair

Esse também é um tipo bastante comum e nele a pessoa também mora com uma família, no país estrangeiro, porém colabora cuidando dos filhos e afazeres domésticos e recebe uma remuneração por isso.

Normalmente é um tipo de intercâmbio que tem duração mínima de um ano.

  • Graduação

Esse é destinado aos estudantes da graduação. Em algum período da formação superior, o estudante faz parte de seus estudos em uma instituição de ensino superior de outro país.

O período pode ser de até um ano, dependendo muito do curso, da instituição e do valor que o estudante quer gastar com esse tipo de intercâmbio, que é dos mais caros. Porém, muitas universidades oferecem bolsas de estudos. 

  • Especialização

Assim como o da graduação, esse é só para estudantes que estejam fazendo especialização, como mestrado, doutorado e Phd.

Pode ser feito tanto toda a formação em uma universidade em outro país, como também somente uma parte da formação.

Saiba mais: Tudo o que você precisa saber sobre doutorado sanduíche 

  • Profissionais 

No caso do intercâmbio profissional, o objetivo principal, obviamente, são as experiências profissionais e é sobre esse tipo que falaremos mais aprofundadamente.

Vamos falar sobre intercâmbio profissional

Esse é o tipo de intercâmbio no qual os profissionais buscam, como já falamos, aumentar suas experiências profissionais em um outro país.

Essas experiências podem ou não ser em suas áreas de formação, e a maioria delas busca também melhorar suas habilidades no idioma do país escolhido.

Reunimos, em uma lista de perguntas e respostas, as principais dúvidas sobre esse tipo de intercâmbio:

1- Qualquer pessoa pode fazer um intercâmbio profissional?

Na teoria, podemos dizer que sim. Porém, na prática, a verdade é que é preciso ter alguns tipos de conhecimento, principalmente da língua do país no qual vai morar, para poder realizar o intercâmbio.

2-Quanto custa esse tipo de intercâmbio?

O valor varia muito e depende de aspectos como qual país, quanto tempo e qual agência a ser contratada.

É bastante importante buscar uma agência que seja conhecida no mercado e conversar com pessoas que já utilizaram o serviço.

Além de ser um valor alto investido, deve-se ter em mente que viver num país diferente, sem nenhum tipo de respaldo, pode ser muito difícil.

intercambio-profissional

3-Quais são os principais tipos?

Existem vários tipos e vamos dar 4 como exemplo.

Se você se interessa pela ideia, é importante buscar maiores informações, principalmente com quem viveu a experiência, além de se informar em agências especializadas. Aqueles que já vivenciaram esse tipo de intercâmbio certamente darão informações muito preciosas e práticas que farão muita diferença, tanto na escolha a ser feita, como também na vivência propriamente dita.

  • Estágio

É uma boa opção para quem busca trabalhar na sua área de formação, porém não é o tipo de intercâmbio mais fácil de conseguir.

Algumas áreas possuem mais oportunidades do que outras, como as de gastronomia e hotelaria.

Alguns países têm mais facilidade em receber estagiários e outros nem tanto, porém cada país tem suas regras e é essencial conhecê-las.

  • Work and travel

Esse tipo se encaixa bem para os estudantes universitários com idade entre 18 e 28 anos, pois ocorre principalmente entre os meses de novembro e fevereiro. É possível ficar de 3 a 4 meses, sendo  quee um deles é para passear e conhecer o país.

É uma experiência profissional nos Estados Unidos, para trabalhar durante as férias. São funções normalmente operacionais, como caixas de restaurantes ou garçom, por exemplo.

  • Talentos globais

Esse é um programa de uma organização sem fins lucrativos, chamada AIESEC.

Ele oferece oportunidades de trabalho no exterior, de 3 a 12 meses, de forma remunerada, em empresas de diferentes áreas.

  • Trabalho voluntário

Essa é a forma escolhida por muitos profissionais das mais diferentes áreas e que alia a experiência profissional com a humanitária.

Para aqueles que conseguem realizar esse tipo de intercâmbio, sem precisar receber pagamento durante esse tempo, ele é considerado um dos mais enriquecedores. Tanto para o currículo quanto para o lado pessoal.

Existem outros tipos de intercâmbios profissionais e, como já dissemos, o ideal é buscar empresas de confiança. Com as informações obtidas é possível entender bem qual deles é o mais adequado para cada tipo de estudante ou profissional.

Você já fez algum tipo de intercâmbio? Conta nos comentários como foi essa experiência  e continue acompanhando o Blog.