Já ouviu falar de power skills?

Avatar

power-skills

No mercado de trabalho, desde há muito tempo, se escuta sobre as skills. Ou seja, habilidades. Se usavam os termos soft skills e hard skills, porém, nesses últimos anos, o termo soft skills tem sido substituído pelo power skills.

É sobre isso que trataremos neste artigo.

Recapitulando…

…as soft skills seriam as comportamentais e as hard skills as técnicas.

As técnicas são as habilidades comprovadas pelos diplomas, cursos e podem ser medidas por avaliações e testes.

São habilidades que podem ser aprimoradas por meio dos estudos e não necessariamente de graduação, porém, para ser habilitado para algumas carreiras, existe a necessidade.

As habilidades comportamentais também podem ser aprimoradas. Normalmente os indivíduos possuem algumas delas mais intrínsecas, porém é possível aprimorar qualquer tipo dessas habilidades.

Esse aprimoramento ocorre também por meio de estudos, mas muito mais pela prática.

Alguns exemplos de soft skills são: persuasão, comunicação, empatia, resiliência, autocrítica, criatividade e inteligência emocional.

Por que da mudança de soft para power?

A mudança surgiu exatamente pelo significado de cada termo. Soft em inglês quer dizer suave e com isso trazia uma conotação de que essas habilidades não seriam tão importantes e até por assim dizer, fracas.

E o que o mercado tem sentido é, na verdade, o oposto disso. Que as hard skills, ou habilidades técnicas, acabam tendo um peso até menor no momento das contratações, pois elas podem ser ensinadas pelas empresas. Aliás, muitas delas até preferem fazer isso e contar com profissionais que não possuem vícios profissionais, por exemplo.

Já as agora chamadas power skills (escolhido power, que em inglês significa poder, potência), podem, obviamente, ser ensinadas. No entanto, exatamente pelo fato de se tratar de comportamento, é um processo muito diferente.

Além do processo de construção ser diferente, o próprio processo de identificação dessas habilidades nos processos seletivos, por exemplo, ainda é, para muitas empresas, uma questão a ser resolvida.

power-skills

Quais seriam as power skills mais buscadas pelo mercado?

Diferentes nichos de mercado buscam algumas habilidades diferentes de outros, porém, de forma geral, algumas habilidades são as principais requeridas do chamado “profissional atual”.

  • Comunicação
  • Organização
  • Autogestão
  • Trabalho em equipe
  • Pensamento crítico
  • Criatividade
  • Proatividade
  • Empatia
  • Resolução de problemas
  • Adaptabilidade

Como você adquire e lapida suas power skills? Escreva nos comentários e continue acompanhando o blog e as redes do UniDomBosco.