Importância de aprender gestão financeira

Avatar

gestao-financeira

Já não vivemos mais num mundo e numa sociedade em que somente alguns ligados às finanças aprendiam e utilizavam a gestão financeira de forma efetiva e, principalmente, somente na vida profissional.

Vivemos num mundo globalizado, em que o conhecimento sobre todos os assuntos está acessível a todos e não buscá-lo e utilizá-lo para ter uma vida melhor e mais plena não é nada inteligente.

Falando especificamente sobre gestão financeira, em um país onde o endividamento em 2021 chegou aos 70%, buscar conhecimento e ter uma gestão financeira inteligente é mais do que necessário.

Como, infelizmente, no nosso país o tema não é abordado na maioria das escolas, assim como nas famílias, buscar ajudar aqueles que estão iniciando a vida profissional com dicas importantes é o objetivo deste artigo.

O que seria gestão financeira?

De forma simples, nada mais é do que aprender a gerir (administrar) a vida financeira. Como entender as suas finanças de forma a manter uma vida financeira saudável e organizada.

Uma boa gestão financeira permite equilibrar o que se ganha com o que se gasta, e o que se sonha.

Quais as vantagens de uma boa gestão financeira pessoal?

Além da óbvia vantagem de ter uma vida financeira organizada, podemos citar outras como:

  • Colabora no alcance de objetivos;
  • Evita dívidas e juros;
  • Ensina e auxilia a cortar custos desnecessários;
  • Ensina e ajuda na obtenção de recursos para investimento;
  • Reduz estresses e problemas causados pela má gestão financeira.

Como colocar em prática?

Como todo e qualquer conhecimento novo, para colocar em prática é preciso primeiro buscar esse conhecimento.

Hoje em dia é possível ler diversos livros, artigos, acompanhar canais nas redes sociais, enfim a aquisição do conhecimento é simples.

Porém é essencial que se escolha, a princípio, alguns conhecimentos de acordo com o seu nível de entendimento inicial sobre o assunto.

Se encher de conhecimento e não colocar em prática, não é o caminho.

Depois de se munir de conhecimento para colocar em prática, os especialistas indicam alguns caminhos como:

  • Montar uma planilha de entradas (o que você ganha) e saídas (o que você gasta). Essa planilha pode ser feita no papel, no Excel, em aplicativos. Entretanto, por mais básico que pareça, a grande maioria das pessoas não possui uma planilha e com ela já é possível enxergar sua vida financeira de forma clara.
  • Gastar menos do que ganha é a frase que parece também simples, mas que não é tão simples de acontecer na prática. Com a planilha feita, é possível enxergar com clareza essa diferença e partir para ganhar mais e gastar menos, de acordo com a necessidade.
  • Criar uma reserva de emergência é mais do que essencial em um país como o Brasil, onde a cada dia os preços dos produtos e serviços aumenta. Com a planilha organizada e gastando menos do que se ganha, já é possível criar essa reserva.
  • Traçar objetivos ajuda bastante a fazer com que a boa gestão financeira se mantenha. Quando sabemos para que estamos economizando ou guardando determinado valor, fica mais difícil ceder às tentações dos gastos desnecessários.                                 

Lendo tudo isso, parece até mais simples do que se pensava ter uma boa gestão financeira. E, na verdade, é.

Busque conhecimento, coloque em prática e escreva nos comentários outras dicas que te ajudaram na construção da sua boa gestão financeira.

E para se manter sempre atualizado continue acompanhando o blog UniDomBosco.