Crédito recorrente
Odontologia
Campanha Março
Ed. Física
Transferência Presencial
Graduação Presencial
Graduação Pres
Crédito recorrente
Odontologia
Campanha Março
Ed. Física
Transferência Presencial
Graduação Presencial
Graduação Pres
previous arrow
next arrow


habilidades-profissionais

As habilidades profissionais são compostas das chamadas soft skills e hard skills.

Temos as hard que são as conquistadas por meio de formações e por isso é possível mensurá-las de alguma forma. E as softs são as comportamentais e, por isso, mais difíceis de serem medidas, porém podem ser bem analisadas na prática.

Vamos falar das habilidades profissionais “softs”, que apesar de, como falamos, serem comportamentais, podem ser adquiridas.

Todo profissional deve buscar entender quais são seus pontos fortes e fracos e, com isso, entender quais suas principais habilidades já estabelecidas e quais precisam ser melhor trabalhadas ou, até mesmo, adquiridas.

Montamos uma lista com as principais habilidades profissionais que o mercado, de modo geral, busca nos profissionais

É a primeira da lista pois é uma das mais essenciais, mas que nem sempre é valorizada. Uma boa comunicação, ou seja, uma comunicação assertiva, seja de forma escrita, visual ou falada, é o que gera bons resultados e evita muitos problemas.

Saber se comunicar bem é uma habilidade importante e que pode ser treinada de diferentes formas.

Inteligência emocional, aquela que é a inteligência relacionada às emoções e à maneira como usá-las, ou não, é essencial.

A capacidade de se colocar no lugar do outro, de separar as questões pessoais das profissionais e da escuta atenta são aprimoradas quando a inteligência emocional é uma habilidade forte.

Liderança não é uma característica somente de quem tem um cargo de líder. Ela tem a ver com saber tomar atitudes quando o momento pede, saber delegar, entre outros aspectos.

No mercado de trabalho, a resiliência é uma habilidade muito importante pois permite que, nos momentos difíceis, o barco continue andando e as coisas continuem sendo feitas.

Flexibilidade torna o profissional versátil. Além de poder exercer diferentes funções, em alguns casos, o profissional com essa habilidade se adaptou muito bem, por exemplo, ao home office, assim como está fazendo a transição para um modelo híbrido sem queda de produção e entrega.

Essa é uma habilidade essencial no mundo moderno. Nos dias de hoje, é cada vez mais comum modelos de trabalho no quais o profissional é quem faz o gerenciamento de seus trabalhos e horários. Quem não tem essa habilidade bem trabalhada não se encaixa em muitos modelos de empresas atuais.

Boas relações são essenciais no mercado de trabalho. Tanto internamente quanto externamente e, por isso, hoje em dia se fala tanto da importância do networking.

Ambientes de trabalho onde as relações ocorrem de forma saudável tendem a ter melhores resultados em todos os sentidos.

Enxergar além do óbvio, ao pensar estrategicamente de forma analítica, se torna um dos principais diferenciais profissionais no mercado atual

O famoso “pensar fora da caixa” é mais do que essencial no mercado de trabalho. Aqueles que são e propõem ações criativas se destacam.

Nem todo profissional que é ávido por conhecimento e compreende o quanto isso é essencial. Não é preciso ser o mais estudioso, porém é necessário estar sempre buscando conhecimento das mais diversas formas, pois é ele que traz a base necessária para a maior parte do que se é construído profissionalmente.

Faltou alguma habilidade que você acha que é essencial? Escreva nos comentários e, se ainda não acompanha o Linkedin do UniDomBosco, comece a seguir e ficar por dentro dos principais assuntos sobre mercado de trabalho.

 

 

última atualização em: 6 de abril de 2022