Graduação EAD
Mega vestibular
Prorrogação de Matrícula EAD
Crédito recorrente
Campanha Março
Ed. Física
Graduação EAD
Mega vestibular
Enfermagem presencial
Crédito recorrente
Campanha Março
Pós EAD
previous arrow
next arrow


faco-uma-segunda-graduacao-ou-pos

A dúvida sobre optar por uma segunda graduação ou pós-graduação é mais comum do que pensa a maioria.

Hoje em dia, o mercado de trabalho é cada vez mais competitivo e se manter atualizado é mais do que obrigatório.

Com isso, a busca por uma segunda graduação ou pós-graduação aumenta a cada ano. Mas saber qual é a melhor opção depende de muitos fatores.

Quais são esses fatores?

Primeiro, é preciso entender que a graduação é mais ampla, generalista, porém necessária para alguns tipos de atuação específicas. Se você quer atuar na área do Direito ou exercer profissões na área da saúde, a graduação é necessária, por exemplo. A pós-graduação é mais específica, abordando temas com enfoque em determinada parcela, de determinada área.

Tendo isso como ponto de partida, a escolha inicial é até simples.

Quero mudar de carreira radicalmente e somente a graduação me dará essa formação? Então sua escolha é pela segunda graduação.

Se esse não for o caso, e o que você busca é mudar de área dentro da sua formação, ou até mesmo mudar radicalmente, mas com um conhecimento específico, é possível então optar pela pós-graduação.

A graduação leva mais tempo de curso, assim como toma mais tempo diário e semanal, tem maiores custos (principalmente a segunda, pois o estudante não consegue subsídios do governo, por exemplo). Porém, como já falamos, pode se fazer necessária.

A pós-graduação é mais curta de período total, diário e semanal e tem valores mais acessíveis.

Esses quesitos devem ser colocados na balança, pois quem tem essa dúvida já está no mercado de trabalho e tempo e dinheiro são fatores essenciais nessa etapa da vida.

Saber também qual é o objetivo de carreira com o curso escolhido é essencial.

Se você pretende ingressar na área da docência e pesquisa, a pós-graduação é a sua escolha, pois é por meio dela que poderá realizar mestrado e doutorado.

Se a intenção é ocupar um melhor cargo na empresa, ou buscar no mercado cargos de liderança, a opção também é pela pós-graduação, pois o mercado tende a enxergar esse diploma como um passo a mais na carreira profissional.

Diante disso, é essencial ter em mente os objetivos de carreira para então pensar sobre qual caminho seguir nos estudos. 

Dentre as opções de segunda graduação, temos também os cursos tecnólogos (colocar link do texto), que trazem uma formação de graduação, porém mais específica e voltada para o mercado de trabalho e com uma duração menor que as graduações tradicionais. É uma opção interessante para aqueles que querem mudar radicalmente de carreira, porém desejam fazer num tempo menor e ter uma colocação no mercado mais imediata.

Não existe uma resposta correta para a pergunta “faço uma segunda graduação ou pós-graduação?”. É importante avaliar todas as opções, seus objetivos pessoais e profissionais, suas condições financeiras e de tempo, para então fazer a escolha mais assertiva.

A unanimidade, nesse caso, é que se manter atualizado no mercado de trabalho nos dias de hoje é mais que essencial.

E para ajudar nisso o Blog UniDomBosco traz sempre os melhores e mais atualizados conteúdos. Continue seguindo e nos acompanhe também nas redes sociais.

última atualização em: 1 de fevereiro de 2022