Graduação EAD
Graduação EAD

enem-2024

Em março deste ano de 2022, o governo anunciou as mudanças para o ENEM 2024, baseadas no novo Ensino Médio.

Como o novo Ensino Médio entrou em vigor no início de 2022, os primeiros alunos desse novo formato finalizarão o ciclo em 2024. Devido a isso é que as mudanças no ENEM ocorrerão neste ano.

Porém, elas já foram anunciadas e essas informações colaboram com escolas e alunos no preparo para os estudos.

Mas antes de falar sobre as mudanças no ENEM 2024, é importante relembrar um pouco do que se trata o novo Ensino Médio.

Novo Ensino Médio

A ideia principal é a de que os estudantes comecem em um ponto comum e adquiram uma base comum, porém, no decorrer do Ensino Médio, podem percorrer diferentes caminhos.

Para isso, 60% do total de horas letivas é preenchido com a base curricular nacional e 40% pelos chamados itinerários formativos.

Dentro dos 60%, estão as áreas de conhecimento (não se divide mais em disciplinas isoladas, sendo elas: Linguagens e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Inglês, Artes e Educação Física); Matemática e suas Tecnologias (Matemática); Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Química e Física); Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia).

Os eixos estruturantes, que são Investigação científica, Processos criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural e Empreendedorismo, é que dão base para os itinerários formativos e dentro deles existe um que contempla uma formação técnica e profissional para os alunos que se interessem.

Os itinerários podem sofrer variações de acordo com contexto escolar e necessidade dos estudantes. Os Estados têm papel importante também nessas adaptações e, por isso, é essencial entender como cada um deles está se adaptando.

Para contemplar as mudanças trazidas com o novo Ensino Médio, o ENEM teve também que se adaptar.

Ainda há muita controvérsia sobre a mudança, mas somente o tempo mostrará os resultados. O que se sabe, e que também serviu como um dos embasamentos, são os números que mostram que o Ensino Médio é uma das etapas de ensino com maior evasão escolar.

No decorrer dos próximos anos e, também, com os resultados e análises do ENEM de 2024, será possível entender melhor, principalmente, como, na prática, as mudanças se desenvolveram.

enem-2024

Como será o ENEM 2024?

Se manterá dois dias de provas, porém eles ocorrem da seguinte maneira:

Os blocos são: Primeiro bloco: Linguagens, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Segundo bloco: Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Terceiro bloco: Matemática, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Quarto bloco: Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

A língua estrangeira, no caso o Inglês, não será avaliada com uma prova específica, mas sim durante as outras questões, como em enunciados, por exemplo.

Uma mudança importante é que 25% da pontuação da prova será de questões discursivas. No modelo atual, a prova é toda de múltipla escolha e uma redação. No novo modelo, algumas questões no decorrer da prova exigirão respostas escritas por extenso.

Os alunos que optarem por realizar o curso técnico profissionalizante durante o Ensino Médio receberão uma pontuação extra. O peso dessa pontuação será definido pela Universidade.

Estar a par e atento a tudo isso é essencial para os estudantes do ensino médio, como também para os profissionais da educação, tanto os que já atuam quanto aos que se formam nos diferentes cursos da área.

O que achou das mudanças? Conte nos comentários e continue acompanhando o blog da UniDomBosco.

última atualização em: 30 de agosto de 2022