Graduação EAD
Mega vestibular
Prorrogação de Matrícula EAD
Crédito recorrente
Campanha Março
Ed. Física
Graduação EAD
Mega vestibular
Enfermagem presencial
Crédito recorrente
Campanha Março
Pós EAD
previous arrow
next arrow


enem-2024

Em março deste ano de 2022, o governo anunciou as mudanças para o ENEM 2024, baseadas no novo Ensino Médio.

Como o novo Ensino Médio entrou em vigor no início de 2022, os primeiros alunos desse novo formato finalizarão o ciclo em 2024. Devido a isso é que as mudanças no ENEM ocorrerão neste ano.

Porém, elas já foram anunciadas e essas informações colaboram com escolas e alunos no preparo para os estudos.

Mas antes de falar sobre as mudanças no ENEM 2024, é importante relembrar um pouco do que se trata o novo Ensino Médio.

Novo Ensino Médio

A ideia principal é a de que os estudantes comecem em um ponto comum e adquiram uma base comum, porém, no decorrer do Ensino Médio, podem percorrer diferentes caminhos.

Para isso, 60% do total de horas letivas é preenchido com a base curricular nacional e 40% pelos chamados itinerários formativos.

Dentro dos 60%, estão as áreas de conhecimento (não se divide mais em disciplinas isoladas, sendo elas: Linguagens e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Inglês, Artes e Educação Física); Matemática e suas Tecnologias (Matemática); Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Química e Física); Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia).

Os eixos estruturantes, que são Investigação científica, Processos criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural e Empreendedorismo, é que dão base para os itinerários formativos e dentro deles existe um que contempla uma formação técnica e profissional para os alunos que se interessem.

Os itinerários podem sofrer variações de acordo com contexto escolar e necessidade dos estudantes. Os Estados têm papel importante também nessas adaptações e, por isso, é essencial entender como cada um deles está se adaptando.

Para contemplar as mudanças trazidas com o novo Ensino Médio, o ENEM teve também que se adaptar.

Ainda há muita controvérsia sobre a mudança, mas somente o tempo mostrará os resultados. O que se sabe, e que também serviu como um dos embasamentos, são os números que mostram que o Ensino Médio é uma das etapas de ensino com maior evasão escolar.

No decorrer dos próximos anos e, também, com os resultados e análises do ENEM de 2024, será possível entender melhor, principalmente, como, na prática, as mudanças se desenvolveram.

enem-2024

Como será o ENEM 2024?

Se manterá dois dias de provas, porém eles ocorrem da seguinte maneira:

Os blocos são: Primeiro bloco: Linguagens, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Segundo bloco: Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Terceiro bloco: Matemática, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Quarto bloco: Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

A língua estrangeira, no caso o Inglês, não será avaliada com uma prova específica, mas sim durante as outras questões, como em enunciados, por exemplo.

Uma mudança importante é que 25% da pontuação da prova será de questões discursivas. No modelo atual, a prova é toda de múltipla escolha e uma redação. No novo modelo, algumas questões no decorrer da prova exigirão respostas escritas por extenso.

Os alunos que optarem por realizar o curso técnico profissionalizante durante o Ensino Médio receberão uma pontuação extra. O peso dessa pontuação será definido pela Universidade.

Estar a par e atento a tudo isso é essencial para os estudantes do ensino médio, como também para os profissionais da educação, tanto os que já atuam quanto aos que se formam nos diferentes cursos da área.

O que achou das mudanças? Conte nos comentários e continue acompanhando o blog da UniDomBosco.

 

 

última atualização em: 30 de agosto de 2022