Araia Unidombosco

propósito-de-vida

Nos últimos anos, passamos a escutar com mais frequência o termo propósito de vida. Isso porque cada vez mais as pessoas estão em busca de se encontrarem, de se conectarem com algo maior e de buscarem fazer a diferença no mundo em que vivemos.

Essa busca cada vez mais comum atinge, inicialmente, a vida pessoal, mas, como até um caminho óbvio, ela chega à vida profissional.

E a dúvida sobre como aliar propósito de vida e carreira surge de forma mais branda para alguns e de forma bem tipo tempestade para outros.

Isso porque alguns já vivem uma carreira quase que muito condizente com suas escolhas de vida e outros acabam se enxergando no meio de uma carreira profissional que passa a não refletir aquilo em que acreditem.

O que seria propósito de vida?

Para entender esse tipo de questionamento que as pessoas estão fazendo, é preciso compreender o que é propósito de vida.

De forma bem simples, seria o motivo pelo qual você acorda todos os dias. E claro que não é porque você tem que acordar para pagar os boletos, mas sim o motivo maior e mais profundo.

Seria o que te move e te leva a tomar as decisões para ter uma vida melhor. O propósito de vida é algo muito pessoal, porém ele pode ter relação com causas maiores e coletivas.

A pandemia, por exemplo, fez muitas pessoas reverem suas formas de viver e, por consequência, seus propósitos. Perceber de forma concreta a efemeridade fez com que muitos parassem e fizessem uma autoanálise.

O que estou fazendo nesse mundo? Qual meu objetivo de vida? Como posso agir de forma melhor e melhorar a comunidade em que vivo? O que deixarei de legado quando morrer? Enfim, muitos questionamentos que levaram muitas pessoas a pararem e se conectarem com os seus desejos e sonhos.

E propósito de vida é isso, é a chama que acende. São as coisas em que se acredita e que te levam a fazer o quê e como faz.

E é então possível aliar propósito a carreira?

Impossível não é. Partamos desse pressuposto.

Pode ser mais difícil para alguns. Principalmente para aqueles que pararam e enxergaram um propósito muito distante da vida atual que leva.

Imagine alguém que percebeu que, para seguir o que acredita, opta por levar uma vida mais saudável, com uma alimentação vegana, e o seu trabalho é em uma empresa de fast food tradicional. Possivelmente essa pessoa vai ter dificuldade de aliar as duas coisas. Esse é um exemplo bem simples, somente para ilustrar o assunto.

Mas ele mostra bem como para alguns pode ser mais complicado e que grandes mudanças precisarão ser feitas. Uma transição de carreira ou uma recolocação em uma nova empresa podem ser o caminho.

Não existe uma fórmula e, muito menos, um jeito certo ou errado. É uma análise muito pessoal sobre como as duas coisas se equilibram na balança e como cada um escolhe viver, tanto seu propósito como sua carreira.

Existem, com certeza, aqueles que não acreditam que as coisas devam ser alinhadas e que é possível viver de forma plena tendo isso desassociado.

Antes de buscar entender se é possível aliar, é preciso descobrir o seu propósito de vida e o peso que ele possui para você. Depois é preciso avaliar sua carreira e o peso que ela também possui. Se, ao final desse processo, você entender que é preciso que tudo esteja alinhado, faça as escolhas necessárias e siga o caminho que te leve a isso.

Já tinha pensado sobre propósito de vida e carreira?

Para estar sempre por dentro dos principais assuntos sobre carreira e mercado de trabalho, continue acompanhando o blog e as redes sociais do UniDomBosco.

última atualização em: 7 de junho de 2022