Crédito recorrente
Odontologia
Campanha Março
Ed. Física
Transferência Presencial
Graduação Presencial
Graduação Pres
Crédito recorrente
Odontologia
Campanha Março
Ed. Física
Transferência Presencial
Graduação Presencial
Graduação Pres
previous arrow
next arrow


dicas-para-vencer-a-procrastinacao

Procrastinação, de acordo com a Wikipédia, “é o diferimento ou adiamento de uma ação”. Ou seja, procrastinar é o contrário do antigo ditado popular: “Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje”.

A procrastinação é exatamente o hábito de deixar para amanhã. E nem é preciso dizer o quanto esse hábito atrapalha os estudos e a vida como um todo. Quem está sempre deixando algo para amanhã não consegue ter uma boa rotina, não apresenta bons resultados e está sempre correndo contra o tempo.

Por isso, resolvemos dar dicas de como vencer a procrastinação.

Se você tende a ser um procrastinador, já anote as dicas e as coloque em prática hoje mesmo. Não deixe para amanhã.

Dica simples, mas que a maioria dos procrastinadores não faz. Tenha uma agenda, seja física ou virtual, e anote, na noite anterior, todas as tarefas que precisam ser realizadas no próximo dia.

Feita a anotação das tarefas, divida-as em tempo, em pequenos períodos em que você saiba que terá 100% do seu foco e atenção.

Por exemplo, se a tarefa é estudar para uma avaliação, divida o horário de estudos por capítulos ou unidades, dando intervalos para realizar outras das tarefas da lista. Dessa forma, a atenção e a concentração não serão perdidas com facilidade.

Essa é das dicas mais importantes. É essencial saber estabelecer prioridades. Saber, entre as tarefas, quais devem ser colocadas no cronograma primeiro faz toda a diferença.

Leia sobre Matriz de Eisenhower que pode ajudar bastante nessa definição.

Estímulos externos são os grandes problemas dos procrastinadores. Tudo é sempre um bom motivo para fazer outra coisa que não a que deveria ser feita.

Estabelecido o tempo para realizar aquela tarefa, desligue aparelhos eletrônicos e não se deixe ser perturbado até finalizar.

Essa também parece ser das dicas simples e óbvias, contudo é muito comum as pessoas fazerem mais de uma coisa por vez e isso colabora para que nenhuma seja feita bem.

Mesmo que sejam tarefas similares ou relacionadas, elas devem ter horários específicos e individuais no cronograma.

Última, porém não menos importante, das dicas é se recompensar pelo cumprimento.

Pode parecer bobagem, mas o hábito da procrastinação não é algo fácil de ser modificado e as recompensas, além do fato de ter uma vida mais organizada, fazem com que o processo ocorra de forma mais leve.

Pode ser um momento de lazer, ou o que você definir que vale, mas se recompense. Não talvez para sempre, mas pelo menos pelo tempo necessário para trocar o hábito da procrastinação pelo da produtividade.

Vai começar a mudar os seus hábitos hoje mesmo?

Gosta dos nossos conteúdos?

Continue seguindo o Blog UniDombosco.

 

última atualização em: 19 de janeiro de 2022