Dicas para se destacar e ser promovido

Avatar

ser-promovido

É difícil achar um profissional no mercado de trabalho que não queira se destacar e ser promovido.

Nem sempre a motivação é somente financeira. Muitos profissionais buscam a valorização profissional.

Seja por qual ou quais motivos forem, ser promovido está na lista de objetivos da maioria dos profissionais e, por isso, separamos algumas dicas que podem ajudar.

A dica número 1 pode ser considerada um bônus e é a principal de todas. Não se deve buscar ser um bom profissional para ganhar mais ou ter reconhecimento. Esses devem ser a consequência de uma boa atuação profissional.

Partindo desse pressuposto, vamos às dicas:

  • Busque conhecimento

Um profissional que está sempre ávido por conhecimento, além de aprender mais e com isso ser mais útil e essencial na empresa, demonstra interesse na sua carreira.

É essencial ter em mente que a sua carreira profissional deve ser moldada e pensada para não se encaixar nas necessidades específicas de determinada empresa e cargo, e, sim, nos seus objetivos.

  • Se diferencie

Muitas são as formas de se diferenciar e buscar conhecimento, como foi dito anteriormente, é uma delas. Porém, existem diversas outras formas.

Para se diferenciar é preciso, inicialmente, ser autêntico, pois aquele que toma atitudes que não condizem com suas características, somente com o intuito de se destacar, acabam logo tendo problemas.

  • Não seja “maria vai com as outras”

Sabe aquele que faz tudo o que os outros fazem? Seja bom ou não? Isso é ser “maria vai com as outras” e esse tipo de atitude, além de demonstrar imaturidade, costuma colocar os profissionais em situações ruins e bem distantes da promoção.

  • Seja paciente

Paciência é uma virtude importante e na vida profissional deve-se saber usar. Não é esperar anos por um reconhecimento e uma promoção que nunca virão, mas é saber entender que existem os momentos certos, tanto de aguardar, quanto de tomar novos rumos.

  • Vista a camisa

Nenhum profissional que não vista a camisa, ou seja, que não acredite e compartilhe dos valores da empresa em que trabalha, vai se destacar ou ser promovido.

Então, se você está em uma empresa na qual não acredita, é melhor mudar de lugar.

  • Saiba quais são seus objetivos profissionais

Muitos profissionais vivem suas carreiras sem saber quais são seus objetivos e essa falta de foco pode ser um grande motivo para nunca receber uma promoção.

  • Faça networking

Conhecer pessoas e ter boas relações com elas, além de trazer benefícios pessoais e profissionais, demonstram uma boa capacidade interpessoal, o que é muito bem-visto na maior parte das empresas e requerido nos principais cargos de liderança.

  • Não ocupe seu tempo com o que não agrega

Essa lista do que não agrega pode ser bem grande e, para cada profissional, os itens podem ser diferentes.

Cada um sabe o que, no seu ambiente de trabalho, não agrega e, além da perda de tempo, traz a percepção de que você não é tão dedicado e focado quanto deveria.

Um exemplo clássico são as rodinhas de fofocas que existem em todos os ambientes profissionais.

Obviamente que seguir essas dicas não é garantia de que você vai se destacar e ser promovido, mas, com certeza, você se tornará um profissional melhor e, com isso, encontrará oportunidades mais adequadas aos seus objetivos.

Qual dessas dicas você gostou mais? Escreva nos comentários e continue acompanhando o blog e as redes sociais do UniDomBosco.