Dicas para recolocação profissional

recolocacao-profissional

A recolocação profissional pode parecer um “bicho de sete cabeças” para grande parte das pessoas, por muitos motivos. Mas isso não pode fazer com que as atitudes que precisam ser tomadas não sejam, pois isso só dificulta e atrasa o processo.

Normalmente, as situações que levam as pessoas a buscarem uma recolocação não são simples, como desemprego, doença, maternidade. Contudo, ainda mais nos dias de hoje, em que a tecnologia tem colaborado para literalmente abrir os horizontes profissionais, encontrar um novo emprego é uma tarefa possível.

Como falamos, os motivos de alguém buscar uma recolocação variam e a forma que ela é feita também. Alguns estão em busca de uma nova vaga em uma ocupação que já atuavam devido a uma demissão, ou um afastamento por outros motivos, ou até porque querem sair do local atual de trabalho. Outros buscam uma vaga distinta daquelas em que estavam habituados e, nesse caso, a recolocação se mistura com a transição de carreira.

As dicas que serão dadas independem do motivo pelo qual ela está sendo feita e ajudarão bastante nesse processo.

Anote as dicas e boa sorte!

• Reveja seus objetivos de carreira

E se não os tem, crie objetivos. Ter objetivos de carreira é mais do que essencial para saber como e quando tomar certas atitudes, inclusive o de uma recolocação profissional.

Os objetivos, além de nortearem, fazem o caminho ficar mais coerente. Nesse momento de busca por novas oportunidades, objetivos bem traçados vão ajudar a saber exatamente em que investir tempo, para quem enviar currículos.

• Atualize seu currículo

Com os objetivos traçados, é hora de atualizar o currículo. Coloque as informações que são relevantes para o que você busca e não se esqueça de colocar os novos cursos e as últimas experiências.

Neste artigo você verá dicas de como fazer um bom currículo.

• Atualize-se

Manter-se atualizado é uma dica essencial, e não só para quem está buscando recolocação profissional. Todas as profissões passam por transformações e mudanças, e estar a par delas é um diferencial profissional.

Ainda mais para quem está em busca de uma nova chance no mercado de trabalho. Portanto, use o tempo a seu favor e busque muito conhecimento dentro da sua área.

• Avalie oportunidades temporárias

Não enxergue algumas oportunidades temporárias como demérito e sim como chances de aprendizado e de conhecimento de novas empresas e pessoas.

Avalie seus objetivos de carreira e as oportunidades de forma estratégica e aceite as que possam, de alguma forma, fazer sentido e contribuir com sua futura recolocação.

• Faça networking

Networking é outra dica importante para todo profissional e essencial para quem busca se recolocar no mercado de trabalho.

Os contatos com pessoas do mesmo meio profissional, e de outros, é uma verdadeira mina de ouro. E hoje essas conexões podem ser feitas por meio das redes sociais, o que colabora e muito.

• Busque ajuda se achar necessário

Empresas de recolocação profissional e headhunters existem também para isso. Não é só um serviço para empresas que buscam profissionais, mas também para o contrário. Dependendo do cargo que você exercia, em que a demanda é baixa e muito específica, por exemplo, essa ajuda é de grande valia.

Mas também ela serve para aqueles que estão se sentindo inseguros, tentando entender melhor o mercado. Enfim, pedir ajuda nunca é e nem pode ser visto como falha e, sim, como mais uma forma de conseguir o que se deseja.

A recolocação profissional deve ser vista como mais um degrau ou uma etapa na carreira. Se você está nesse momento, coloque em prática essas dicas e mantenha o foco.

Para ajudar vocês a se manterem sempre atualizados, o blog e as redes sociais do UniDomBosco trazem diariamente conteúdos relevantes. Acompanhe e siga.