Dicas para ir bem na redação do ENEM 2022

redação-do-enem-2022

A redação do ENEM 2022 costuma ser uma das partes da prova que mais deixam os estudantes nervosos.

Primeiro devido ao tema só ser descoberto no momento da prova e, segundo, porque infelizmente a maioria dos estudantes possui bastante dificuldade em se expressar de forma escrita.

Mas é possível aproveitar os meses que ainda faltam para a prova e começar a treinar.

Para ajudar, separamos algumas dicas para melhorar o desempenho.

Anote as dicas e boa redação no ENEM 2022

• Leia

Essa é a primeira dica e, provavelmente, todos já escutaram em algum momento da vida de estudante, entretanto é sempre importante lembrar que aquele que lê mais adquire maior repertório.

A leitura colabora não só na aquisição de novos conhecimentos e de novas palavras, como alimenta a imaginação, o que é um bom combustível da escrita.

• Mantenha-se informado

Os temas escolhidos para a redação do ENEM sempre têm relação com a atualidade. Ou seja, temas que durante aquele ano tiveram relevância mundial ou nacional.

Mas estar atento a essas informações não tem o objetivo de tentar descobrir aquela que será o tema, mas sim de trazer mais bagagem cultural, de informação e de mundo.

Tudo isso, assim como a leitura, aumenta seu repertório e facilita a escrita de qualquer tipo de texto.

• Estude as provas anteriores

Observar as provas anteriores ajudam a entender os tipos de temas e textos de apoio apresentados.

A redação do ENEM é do tipo dissertativo-argumentativo, com uma estrutura simples de introdução, desenvolvimento e conclusão. Possui uma frase-tema e, em 30 linhas, com ajuda de textos de apoio, se discorre sobre ele.

• Conheça os critérios de avaliação e correção

Buscar conhecer esses critérios ajuda a saber a melhor forma de escrever para esse tipo de prova.

No ENEM, a avaliação é corrigida por dois examinadores e a avaliação é feita pensando na coerência do pensamento, na forma de argumentação, assim como no uso correto da língua.

• Treine

O treino, ou seja, o sentar e escrever textos com constância é essencial. Busque ler uma notícia e escrever sobre o assunto, pegue um dos temas de estudo das provas objetivas e também escreva sobre. A quantidade de temas é infinita, é só sentar e fazer.

Tudo que se treina com foco e constância se torna, amanhã, melhor do que hoje.

• Faça autoavaliação

Leia seus textos de forma crítica. Autoavaliação não é algo simples, mas essencial.

Busque ler e avaliar todos os itens, refazendo os necessários.

• Busque feedbacks

Mostrar os textos para terceiros é uma das melhores formas de avaliar a sua escrita. Muitos alunos fazem cursos preparatórios no quais os professores fazem esse tipo de trabalho, porém aqueles que não fazem podem buscar esse serviço na internet ou até mesmo pedir para parentes.

O importante é que outros leiam o que foi escrito e pontuem pontos como coerência, estrutura de texto, erros gramaticais. Os feedbacks devem sempre ser entendidos como formas de aperfeiçoar o texto.

A dica “plus” é manter uma rotina de estudos organizada, para que seja o mais produtiva possível.

Gostou das dicas? Conte nos comentários se você vai colocar em prática o treino para a redação do ENEM 2022 o quanto antes.