Dicas para fazer um bom trabalho em grupo

trabalho-em-grupo

Fazer um trabalho em grupo pode ser muito mais complexo do que se imagina.

Porque, ao contrário do que muitos pensam, de que quanto mais gente, melhor, mais gente pode e costuma significar mais problemas.

Isso porque, normalmente, cada pessoa tem um modo de estudar, de colocar suas ideias, de definir prazos, de formatar a apresentação e, diante disso, fazer um trabalho em grupo pode ser, sim, um desafio.

Mas é possível fazer com que um trabalho em grupo seja, além de organizado e com bons resultados, muito benéfico aos envolvidos. Isso porque a troca de ideias, um dos principais pontos fortes desse tipo de trabalho, pode contribuir positivamente, não só nesse momento específico do trabalho como para a formação de cada um dos envolvidos.

Saber ouvir, discutir ideias, absorver e pensar sobre outras formas e pontos de vista é, certamente, muito importante na vida pessoal e profissional de todos.

Devido a esses muitos desafios que um trabalho em grupo pode trazer, separamos algumas dicas que podem ajudar bastante.

• Escolha dos participantes

Se for possível escolher os participantes, busque procurar pessoas com quem se tem afinidade, porém que tenham habilidades diferentes. Um dos pontos mais benéficos de um trabalho em equipe é o fato de podermos contar com diferentes habilidades e as vantagens que cada uma traz.

Portanto, não foque nas amizades e sim nas habilidades.

Caso a escolha do grupo seja feita por um professor, por exemplo, ao conhecer cada integrante busque descobrir os pontos mais fortes de cada um, mapeando então as habilidades para, a partir daí, dar início ao trabalho.

• Não se intitule líder

Esse é um erro clássico e deve ser evitado. Identificar as habilidades de cada integrante do grupo tem como objetivo saber no que cada um é melhor ou se destaca e, dessa forma, poder estabelecer cada papel de forma mais inteligente e democrática.

Quando um dos integrantes chega, já no início, querendo ser o líder e tomando conta de tudo, pode criar conflitos e indisposições que prejudicam não só a convivência entre os participantes, como o resultado final do trabalho.

• Definam juntos papéis, objetivos e regras de convivência

Esse é um passo importante e que colabora muito com a boa execução do trabalho. Pode parecer desnecessário quando tudo está correndo bem, porém, quando os problemas surgem, principalmente, as regras de convivência são bem úteis.

Todos saberem as regras do jogo, facilita o processo.

• Definam uma agenda de encontros e prazos

Esse é outro passo que deve ser feito logo no início e que ajuda em todo o processo e nos resultados de um bom trabalho em grupo.

Como envolve muitas pessoas, é preciso pensar ao organizar os prazos, todos os encontros, entregas e o tempo para que cada etapa seja concluída.

• Tenha a tecnologia como aliada

Atualmente, existem muitas ferramentas digitais que colaboram com trabalhos em equipe. Nelas, todos os envolvidos podem se comunicar e, em algumas, é possível acessar conteúdos e acompanhar os passos.

Dentre elas podemos citar: WhatsApp, Telegram, Google agenda, Dropbox, Evernote.

• Conheça o resultado como um todo

Um dos grandes problemas dos trabalhos em grupo é que muitos não possuem uma unidade e, ao final, ficam parecendo um “Frankenstein”, ou seja, um monstro de pedaços encaixados.

Isso é um problema, pois fica nítido para quem lê ou vê a apresentação do trabalho. Essa “desconexão” prejudica o resultado.

Por isso, é essencial que os integrantes conheçam e estudem todas as partes do trabalho e que um seja responsável por fazer a integração das partes, dando harmonia ao projeto.

• Evite conflitos

Pode parecer óbvio, mas tentar manter um bom ambiente de trabalho em grupo é essencial e para isso, às vezes, será preciso, literalmente, respirar mais fundo e evitar os conflitos.

Gostou dessas dicas? Acha que elas vão te ajudar a ter resultados melhores nos trabalhos em grupo?

Escreva nos comentários outras dicas que acha importante e continue acompanhando o blog e as redes sociais do UniDomBosco para se manter sempre informado.