Dicas de organização dos estudos

mulher-fazendo-sua-organizacao-dos-estudos

Uma boa organização dos estudos é importante em qualquer nível, porém para quem está iniciando a graduação é essencial para obter bons resultados.

A graduação é muito diferente dos estudos escolares e, só por esse motivo, o início já traz dificuldades para os estudantes. Soma-se a isso o fato de muitos estarem pela primeira vez fora de casa e de outros tantos terem que conciliar estudo e trabalho. Enfim, ter uma boa organização dos estudos colabora para minimizar todas essas questões e ajuda nos bons resultados.

Para quem nunca teve uma boa organização dos estudos nas fases anteriores à graduação, esse texto pode ajudar.

Aproveitando que o ano letivo ainda não iniciou, anote essas dicas e comece a colocar em prática sua organização dos estudos.

• Entenda de que forma aprende melhor

Entender qual a forma de aprendizado que gera melhor entendimento é fundamental para os bons resultados. Algumas pessoas aprendem melhor ouvindo, outras anotando, outras criando esquemas. Enfim, no início da graduação, provavelmente o estudante já sabe qual é sua forma de aprendizado e utilizá-la certamente faz diferença.

Se você ainda não sabe, busque descobrir usando várias formas, inicialmente, e avaliando os resultados.

• Crie um sistema de anotação das aulas

Anotar as aulas, seja da forma tradicional escrevendo em um caderno, ou usando blocos de notas em computadores ou celulares, ou até mesmo gravando, é muito importante.

Essas anotações serão usadas nos momentos de estudos e fazem diferença. Durante as aulas, os professores dão exemplos, citam outros autores que colaboram nos estudos, conjuntamente com a bibliografia indicada.

• Não acumule

A premissa da “aula dada, aula estudada” tem que valer na graduação. Se todos os dias, ao final das aulas, o estudante revisar o que foi dado em sala de aula, é possível anotar as dúvidas para tirá-las na aula seguinte, além de ter o embasamento necessário para compreender o que vem a seguir da melhor forma.

• Faça um planejamento semanal

Além dos estudos diários, é importante organizar um planejamento semanal para realização de trabalhos, estudos mais aprofundados e até mesmo para as provas.

Outras dicas importantes

Os estudos em grupos também são uma boa forma de aprendizado na graduação. Discutir ideias e ouvir outros pontos de vista colaboram positivamente nos estudos.

Buscar bibliografias alternativas, além das indicadas nos cursos, é uma boa forma de ampliar o conhecimento sobre diferentes assuntos. É uma prática que aumenta seu repertório e faz muita diferença na vida de estudante e de profissional.

Para os estudantes adeptos da tecnologia, existem diferentes aplicativos que ajudam na organização de rotinas e, principalmente para quem não está acostumado com uma rotina de estudos, pode ser de grande ajuda.

Seja qual for o seu perfil de estudante, ter uma boa organização de estudos faz muita diferença na produtividade e nos resultados alcançados.

Quer mais dicas? Continue acompanhando o Blog UniDomBosco.